Ave Maria

Quantas vezes esta prece saiu dos nossos lábios,ora por costume, ora por pura necessidade espiritual. Sempre o cristão deve procurar Maria, como Jesus sempre procurou por ela. No mundo inteiro repete-se a Ave Maria em tantos idiomas quantas raças há nesta humanidade.
Ave Maria da criança, repetindo sílaba por sílaba, a prece da mãe, e a Ave Maria da velhinha única consolação na sua solidão.
Ave Maria no lar, que beleza, e oração do monge na sua cela.
Ave Maria das comunidades religiosas e do povo inteiro aglomerado na praça de São Pedro em Roma.
Ave Maria em voz baixa, do enfermo em seu leito, e Ave Maria com a voz festiva na peregrinação.
Ave Maria do papa recolhido na capela do Vaticano, a Ave Maria na capelinha rural.
Ave Maria na alegria, e nas lágrimas do enterro de um parente. Sempre a mesma prece, sempre a mesma presença de Maria em nossa vida para nos animar ou consolar.
A Ave Maria é composta de três partes: a saudação do anjo, a profissão de fé de Isabel declarando-a Mãe de Deus, e a invocação da Igreja: “rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte!” Breve, mas cheia de conteúdo e de profunda significação.
A saudação do anjo, relembrando o pedido do Senhor para que ela aceitasse ser a mãe de Cristo. Naquele momento a história do mundo teve outro rumo.
“Cheia de graça”- Maria dotada de todas as maravilhas de Deus, imaculada desde a origem de sua existência, superando Eva na sua formosura.
“O Senhor está convosco”- Maria e Jesus unidos em vida e na eternidade; Jesus dependendo materialmente de Maria e Maria obra-prima do Criador.
“Bendita sois vós entre as mulheres”- a maternidade, tão sublime em si mesma, teve a expressão total na fecundidade de Maria. Qualquer criança que nasce é obra grandiosa de Deus, mas a criança de Maria é fruto do Espírito Santo que a fecundou, acontecimento único em toda a criação.
“Bendito é o fruto do vosso ventre”- bendito Jesus que nasceu de Maria que abençoará toda a humanidade.
A Igreja se ajoelha a seus pés: “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós”- precisamos de vós, sempre, mas sobretudo na hora de nossa morte; somos os desterrados da pátria e necessitados de vosso amparo para lá chegarmos. Rogai por nós, Maria em nossa caminhada pela vida tão cheia de dificuldades para que cheguemos à pátria por vossa intercessão. Rogai por nós todos, Maria, pelo Papa, o bispo, os sacerdotes, ao longo da nossa peregrinação terrestre, rogai pelas autoridades, pelas famílias, pela criançada e pelos velhinhos, pois todos nós temos uma meta, uma finalidade na vida: cantar eternamente a Ave Maria nas paragens celestes.
Ave Maria, com todos os anjos e santos.

Padre Eusébio
(Livro – Maria, Mãe-Tudo no Coração, 1993)