Vigilância em Saúde alerta: maioria dos criadouros do Aedes Aegypti está dentro das residências em Monte Mor

Sem título-7A Prefeitura de Monte Mor, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, alerta os moradores do município sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. De acordo com a Avaliação de Densidade Larvária (ADL) que está sendo finalizada nesta semana, a maioria dos criadouros com larvas do mosquito está dentro das residências.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Simoni Pacheco, a equipe de combate ao mosquito está encontrando muitas larvas nos quintais dos imóveis.
“Os criadouros estão mais próximos do que as pessoas imaginam. As larvas estão sendo encontradas em recipientes móveis nos quintais, como pneus, bebedouro de animais domésticos, vasos de plantas, garrafas plásticas e outros materiais recicláveis”, explicou Simoni. “É preciso eliminar com urgência esses criadouros, para isso precisamos da colaboração da população montemorense, que verifique o quintal da própria casa com frequência. Combater o mosquito é dever de todos”, completou.
Na Avaliação de Densidade Larvária, realizada nos meses de janeiro e de julho todos os anos, é feito um sorteio de aproximadamente 30 quadras, onde devem ser trabalhados, no mínimo, 600 imóveis para determinação de índices, dentre os quais o Índice de Breteau (IB). Esse sorteio de quadras é realizado aleatoriamente pelo sistema de informação SISAWEB, que é um sistema estadual. Todos os municípios do estado de São Paulo estão realizando essa ação durante este mês. O Índice de Breteau expressa a relação entre o número de recipientes positivos para larvas do Aedes Aegypti e o número de imóveis pesquisados, ou seja, expressa o grau de infestação das residências e, consequentemente, a presença ou ausência de risco de casos de dengue.
Em 2016, Monte Mor registrou 46 casos positivos de dengue, nenhum caso de febre chikungunya e dois casos suspeitos de zika vírus que estão aguardando resultados de exames.