TODA SEMENTE PRODUZ

Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só;
mas, se morrer; dá muito fruto.
Jesus, em João 12:4

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho.
Em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.
Toda semente produz no seu tempo. E a vida nos ensina a esperar que as almas também germinem no bem e na justiça, e produzam no seu tempo os frutos da bondade e da sabedoria, sem exigência e sem atropelos, porque aquelas que são forçadas a gerar antes do tempo não produzem adequadamente.
A semente é o óvulo da flor desenvolvido após a fecundação.
É a semente quem abriga o embrião, a futura planta.
A semente é um ser vivo capaz de reproduzir vida.
Rabindranath Tagore, o mais novo de treze irmãos, poeta nascido em Calcutá, na Índia, assim se expressou em seus versos sobre a semente, sobre a morte e a vida: “Quando morre uma flor, nasce uma semente; quando uma semente morre, nasce uma planta. E a vida continua o seu caminho, mais forte do que a morte”.
Jesus Cristo foi um semeador de boas sementes na alma humana.
E quando decidimos aceitar seus ensinos (sementes) e multiplicá-los no exemplo e na vivência, os resultados, que são seus frutos, serão de vida, amor, harmonia, sensibilidade, perdão, fraternidade, amizade…
O mineiro Chico Xavier assinalou a importância do trabalho e da vivência para a colheita de frutos, dizendo assim: “Ninguém receberá as bênçãos da colheita sem o suor da sementeira”.
Existem pensamentos lindos e nobres que falam da semente; vejamos alguns deles:
“Toda semente produz. A escolha é nossa!” (Emmanuel/Chico Xavier).
“A floresta é um espetáculo imponente da natureza, mas não se agigantou sem o concurso de sementes pequeninas” (Emmanuel/Chico Xavier – Palavras de vida eterna, CEC).
“Feliz daquele que aprende a diferença que há entre uma derrota temporária e um fracasso; mais feliz ainda será se aprender que a semente do triunfo está adormecida em cada derrota que experimenta” (Napoleon Hill).
Este é o espírito da criança no ventre da mãe que dialoga: “Tenho tanta necessidade de ti (mãe querida), quanto a semente precisa da terra para germinar e viver.
Dá-me a tua bondade e dar-te-ei a mim mesmo.
De ti depende que eu possa estar amanhã, entre os homens, a fim de cooperar na construção do Mundo Melhor” (Emmanuel/Chico Xavier – Seara de fé, IDE).