Semana da Água é marcada pela educação ambiental com crianças

sem-titulo-85A abertura da Semana da Água ocorreu na manhã de segunda-feira, dia 20, e contou com a palestra do assessor Técnico da Secretaria Executiva do Consórcio PCJ, o engenheiro Flávio Forti Stenico.
Participaram do evento as crianças do Cies (Centro de Integração Esportivo Social), Casa da Sopa e Casa da Criança.
Para o prefeito, Rodrigo Proença, apresentar às crianças todo o seu processo para que o líquido chegue às residências é de extrema importância para que elas saibam o valor da água e o seu uso consciente.
Para explicar às crianças que a água é um recurso limitado, Flávio informou que 97,5% do líquido se encontram nos oceanos e é salgado.
Apenas 2,5% são água doce, destes 1,75% estão nas calotas ou geleiras polares.
Sendo assim, apenas 0,75% de água doce pode ser considerada como aproveitável para o abastecimento humano.
“Um estudo da Unesco diz que até metade do século a escassez de água atingirá de 2 a 7 bilhões de pessoas em 40 países”, explicou o engenheiro Flávio Forti Stenico.
De acordo com ele, um dos meios para melhorar a qualidade da água e garantir que não seja realizado o consumo inconsciente é a educação ambiental, o que está sendo realizado durante esta semana com as crianças.
Os alunos do Cies também participarão ao longo da semana da visita a ETA (Estação de Tratamento de Esgoto e do plantio de mudas em APP (Área de Preservação Permanente).
A ideia foi primeiro apresentar o tema às crianças para que nos dias seguintes elas pudessem colocar em prática.