A Secretaria da Saúde conta com um novo setor, a Sala de Situação Municipal de Mobilização, Prevenção e Combate a Arbovirose do Município de Capivari.
O Decreto nº 6.513/2017 foi instituído com o objetivo de adotar medidas preventivas, sócio-educativas e de controle da Dengue, Febre Chikungunya, Febre Amarela e Zika Vírus, devido aos altos números registrados em cidades da região.
Mesmo que Capivari não tenha tido números altos para a Dengue neste ano, sendo oito casos confirmados, e nenhum para as demais doenças, a Prefeitura insere este setor para que o trabalho seja intensificado de modo com que estes números se mantenham ou diminuam.
A Sala de Situação também é responsável por assessorar, propor, supervisionar e avaliar a implementação e a execução das ações permanentes.
Compete ao setor ações como a elaboração de programas, campanhas, fortalecimento da Vigilância Epidemiológica e Entomológica para ampliar a detecção precoce de surtos da doença, acompanhar e avaliar formas de atendimento, diagnóstico dos casos, criar parcerias em laboratórios para resultados em curto prazo de exames, propor normas e regulamentos oportunos.
A estrutura administrativa contaria com diretoria, assessoria técnica e assembleia colegiada (composta por membros voluntários do setor público, autarquia, instituições e entidades).