Prefeitura de Capivari encerra “Operação Verão”

sem-titulo-73A Prefeitura de Capivari, por meio da Defesa Civil, encerrou as ações da “Operação Verão 2017/2018” na sexta-feira, dia 06.
Inicialmente, a Operação seria finalizada no dia 31 de março, porém, foi prorrogada por conta dos acumulados de chuvas dos últimos dias. A iniciativa estava ativa desde o dia 1º de dezembro.
Capivari possui o Plano de Ação de Imediata (PAI), que traz diretrizes para evitar e minimizar os riscos de enchentes na cidade. De dezembro até o momento, não foram registrados pontos de alagamentos e nenhuma residência foi atingida pelas águas do Rio Capivari, que registrou maior nível no dia 14 de janeiro, chegando a 1,70 metros. É importante ressaltar que o transbordamento só ocorre a partir de 2 metros.
O município registrou um acumulado de 610,80 milímetros de chuva durante a realização do Plano, sendo 197,90mm em dezembro, 223,00mm em janeiro, 58,00mm em fevereiro, 131,90mm em março e 45,80mm em abril – no período de 1 a 6 do mesmo mês.
O diretor da Defesa Civil, Júlio Capóssoli Neto, explica que “a implantação do PAI foi fundamental para reduzir os danos causados pelas chuvas de verão”. “E além da criação do Plano, houveram outras iniciativas, coordenadas pelo prefeito, que permitiram a agilidade do trabalho de monitoramento e prevenção”, diz.
As medidas preventivas do PAI consistem no acompanhamento de índices pluviométricos, previsão meteorológica e vistorias de campo, entre as ações de prevenção estão a abertura de maneira antecipada das comportas da Represa Leopoldina e o acompanhamento em tempo real de toda a rede telemétrica do rio nas cidades de Campinas e Monte Mor.
O prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, ressalta que “além de todas as medidas adotadas, a parceria com a empresa Raízen de Rafard contribuiu muito para os resultados positivos”. “Quero parabenizar o Júlio pelo excelente trabalho que realizou à frente da Defesa Civil. Agradeço também a Usina Raízen pela parceria e pelo atendimento imediato, concedido à nós durante o período das chuvas”, comenta.

Melhorias na Leopoldina
Para atender ao Plano de Ação Imediata, a Prefeitura de Capivari, por meio da Defesa Civil, recebeu o apoio da empresa Raízen, que realizou uma modernização no sistema de abertura e fechamento da comporta da Barragem Leopoldina. A melhoria garantiu mais facilidade no escoamento da água, auxiliando na diminuição do risco de enchentes e alagamentos.
Um processo que levava cerca de três a quatro horas para ser realizado com o apoio de oito pessoas que revezavam entre si, agora é feito em uma hora por meio de duas pessoas, garantindo dessa maneira a rapidez na abertura.