Por que??? – Inserir a Campanha da Fraternidade no Tempo Quaresmal

A Campanha da Fraternidade ilumina de modo particular os gestos fundamentais desse tempo litúrgico quaresmal. Quaresma é tempo favorável para a conversão do coração. Ao inserir uma campanha da fraternidade neste tempo favorável nos ajuda a penetrar no âmbito dos problemas sociais que vivemos e a partir deles converter o nosso modo olhar no olhar de Deus que nos chama a mudança de vida. São Paulo em Romanos 12,2 nos alerta: “ E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. ” Converter-se é também sair do individualismo, romper com a indiferença, vivendo a solidariedade em diálogo e como compromisso de amor. Um convite à transformação interior que tem incidências concretas no cotidiano.
Uma Campanha que contribui para uma mudança de vida profunda que nos leva, não somente a pedir a Deus perdão por nossos pecados, mas a unir forças na construção de uma sociedade nova que corresponda à mensagem do Evangelho (cf. Mc 1,15). A Campanha da Fraternidade tem como grande objetivo despertar a solidariedade do Ser Humano em relação a um problema concreto que envolve a sociedade como um todo, buscando caminhos de solução à luz do Evangelho. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação.
A Campanha da Fraternidade é um dos modos de viver a espiritualidade quaresmal. Ou seja, não se esgota a Quaresma na vivência da Campanha, mas a Campanha também não contradiz a vivência quaresmal, pelo contrário, a enriquece. A cada ano, um tema é destacado como sinal de que realmente necessitamos de conversão. Em cada um dos temas específicos tratados pela Campanha da Fraternidade há o convite para alargar o olhar e perceber que o pecado ameaça a vida como um todo.
As campanhas da Fraternidade de cada ano propõem um programa quaresmal
Escuta da Palavra que converte o coração;
Verdadeira atenção uns para com os outros;
Romper com a indiferença frente ao sofrimento;
Disponibilidade para o serviço.
Estamos vivendo o itinerário espiritual da Quaresma, a caminho da Páscoa da ressurreição do Senhor, pois o tempo da Campanha da Fraternidade é um tempo em que cada pessoa é convidada a refletir de modo particular sobre as várias situações sociais da sociedade brasileira que requerem a vivencia concreta da fraternidade.
Este ano de 2022, os bispos do Brasil nos fazem um convite de singular importância: à luz da fé, queremos refletir sobre a educação em nosso país, convictas/os de que ela é indispensável para a construção de um mundo mais justo, humano e fraterno.

Ir. Vera Lúcia Palermo
Irmãs do Divino Salvador