Orientação solar na arquitetura

Pensando em construir? Um arquiteto é imprescindível nessa hora, ele vai elaborar e executar o projeto da melhor maneira, principalmente se tratando de conforto.
A posição solar em relação ao local da construção é preciso ser bem analisada e estudada para um melhor conforto térmico nos cômodos internos.
Durante o ano há uma variação de ângulo solar em relação à superfície terrestre. No inverno o ângulo solar que se forma na superfície da terra é pequeno e no verão esse ângulo é maior.
Fachadas voltadas para a face norte ficam banhadas de sol durante praticamente todo o dia, entre as 9h às 15h aproximadamente, posição esta importante também pensando em eficiência energética, sendo a de maior captação. Em relação aos cômodos, proporciona maior conforto térmico a noite, pois não recebe o sol de fim de tarde.
A face sul costuma ter o problema de não receber sol durante o inverno e no verão os raios incidem apenas no começo da manhã e no final da tarde, sendo então posicionados os cômodos de menor permanência e transito. Tomar cuidado com essa posição, pois a falta de luminosidade pode trazer problemas como umidade e mofo.
As faces leste e oeste apresentam características semelhante, mas em horários diferentes. Face leste recebe sol pela manhã, ambientes posicionados nessa posição tem maior conforto térmico também. E a face oeste recebe o sol da tarde, sendo assim ambientes mais quentes, principalmente à noite.
Hoje em dia com muitos recursos tecnológicos e muitos materiais, é possível amenizar e criar soluções para as maiores incidências de radiação. O brise por exemplo, é uma ótima solução térmica quando bem calculado, e bem trabalhado se torna um elemento estético e de destaque na fachada.
Portanto tenha sempre um bom profissional para te ajudar e dar as melhores opções de projetos.sem-titulo-43

sem-titulo-42

Fachada com brise de madeira
Fachada com brise de madeira