O Dom de Perseverar

Na caminhada da vida um dos maiores desafios é a perseverança, temos a ansiedade de querer tudo no exato momento em que desejamos, é a famosa frase “querer plantar e colher ao mesmo tempo”, agir assim é ir na contramão daquilo que aprendemos no caminho da fé. Uma vez que, ter fé é muitas vezes crer sem ao menos ter visto ou ter-se realizado, é saber esperar e aceitar o tempo do Senhor para tudo e em tudo.
Em tudo na vida necessitamos ter perseverança, pois bem, vejamos o significado de perseverança: “A perseverança é uma qualidade daquele que persiste, que tem constância nas suas ações e não desiste diante das dificuldades. Perseverar é conquistar seus objetivos devido ao fato de manter-se firme e fiel a seus ideais e propósitos”. Recentemente e por que não dizer que ainda estamos vivendo um tempo de pandemia, onde o que mais foi testado no cristão, foi sua perseverança, já que em seu significado é uma qualidade aquele que persiste e é constante, ou seja, como foi a sua busca por Deus e como têm sido? Quantas comunidades viram seus números de fiéis diminuírem, seria então falta de persistência e constância?
O inimigo gosta que o ser humano seja taxado como fraco, se alegra em ver desistência, falta de fé e de persistência, gosta de ver as pessoas entregues e tristes, dessa maneira, o que o inimigo mais abomina é a perseverança, e não estou apenas dizendo perseverança na Igreja, mas em tudo que fazemos na vida, nas primeiras dificuldades que surgem em um relacionamento, pronto, chega-se ao fim, nos primeiros obstáculos da vida profissional, joga-se tudo para o alto e passa a viver no ritmo do samba “deixando a vida me levar”, voltando a temática da vida cristã, basta o Padre ou algum membro da Igreja dizer algo que não agrada, já não se frequenta mais, e quem “sempre sofre” as consequências desse atos? Somos nós mesmos, pois dessa maneira, sem ter o gosto e o objetivo de lutar pelo que temos e pelo que queremos, vamos definhando, na vida e na fé, e culpamos a Deus por estar assim, mas tudo foi originado pelas nossas escolhas.
Eu, escolho ser perseverante, mesmo em meio a atos e ações que me fazem querer desistir, mesmo a sociedade em uma pequena parcela querendo impor escolhas e métodos de se viver em sociedade, mesmo o inimigo querendo me convencer de que o mundo é melhor sem ter dificuldades, escolho tudo isso, por crer, que o verdadeiro cristão é aquele que não para de lutar e reconhecer que é através dessas lutas, dessa perseverança, que alcançaremos a verdadeira alegria e o verdadeiro sentido da vida.
Eu, escolho Deus, pois foi por mim, por você, por todos, que Ele deu a vida, Ele persistiu, e mesmo muitas vezes nos vendo escolher o caminho contrário, nunca desiste de perseverar por nós.

Guilherme Rego