Nos Bastidores…

VACINAÇÃO EM QUEDA PODE TRAZER SURTOS DE DOENÇAS FATAIS
Desde 2013, a cobertura de vacinação para doenças como caxumba, sarampo e rubéola vem caindo ano a ano em todo o país e ameaça criar bolsões de pessoas suscetíveis a doenças antigas, mas fatais. O desabastecimento de vacinas essenciais, municípios com menos recursos para gerir programas de imunização e pais que se recusam a vacinar seus filhos são alguns dos fatores que podem estar por trás da drástica queda nas taxas de vacinação do país.

QUEDA
Em 2016, no entanto, o país registrou a pior taxa de imunização dos últimos doze anos: 84% no total, contra meta de 95%, recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os dados de 2016 são parciais até outubro, mas emitidos após a campanha nacional de multivacinação, finalizada em setembro.

OS RISCOS
O que o governo mais teme é que a redução de pessoas vacinadas crie bolsões de indivíduos suscetíveis a doenças antigas e controladas no país. Em um grupo como esse, a presença de apenas uma pessoa infectada poderia causar um surto de grandes proporções.

DEZENAS DE MORTOS
Em 1997, antes desse surto, a chegada em São Paulo de um único bebê infectado com sarampo, vindo do Japão, causou uma epidemia de proporções subcontinentais.
O vírus infectou 53.664 pessoas no Brasil e se alastrou para países da América do Sul, deixando dezenas de mortos. Dois anos antes, uma extensa campanha de vacinação contra o sarampo havia ficado abaixo da meta de 95% em todo o país – no Sudeste, atingiu apenas 76,91%.

NO SUS
O Brasil é reconhecido internacionalmente por seu amplo programa de imunização, que disponibiliza vacinas gratuitamente à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Criado em 1973, o Programa Nacional de Imunização (PNI) teve início com quatro tipos de vacina e hoje oferece 27 à população, sem qualquer custo. Mas o número de pessoas que não tomam vacina está colocando em alerta o setor médico. A preocupação é um surto de doenças que podem levar a morte milhares de pessoas.

CARGA ROUBADA É ENCONTRADA EM MOMBUCA
A polícia recuperou nesta terça-feira (29) em Mombuca (SP) uma carga de desodorantes avaliada em R$ 400 mil. Os produtos estavam em uma carreta que foi levada pela quadrilha de Vinhedo (SP). O motorista chegou a ser feito refém. Duas pessoas foram presas.
Segundo a Polícia Civil, a carga de desodorante saía da fábrica em Vinhedo e seria levada para um centro de distribuição em Louveira (SP), um percurso de menos de 8 km.
O motorista foi rendido por três criminosos antes de chegar à Rodovia Anhanguera.
O delegado de Polícia Civil, Gabriel Fagundes de Toledo Netto, que investiga o caso, disse que os policiais chegaram à carga pelo rastreador da carreta. “Havia cinco indivíduos nesse barracão [em Mombuca], dois foram detidos num canavial próximo.”

O CASO
A carga e o caminhão foram levados pelos criminosos e o motorista foi mantido refém por cerca de cinco horas. Segundo depoimento, ele ficou rodando com os criminosos na região de Campinas (SP) e só foi libertado depois que a polícia localizou o caminhão e a carga.
“O motorista foi abordado por três indivíduos em um veículo escuro, ele foi levado até o município de Jaguariúna, onde foi abandonado próximo ao pedágio, e a carga seguiu até o município de Mombuca”, completa o delegado.

TORNEIO DE PIPAS
O céu da Arena Capivari ficou mais colorido na manhã do domingo, dia 27. O Torneio de Pipas reuniu participantes da cidade e região que levaram os mais diversos estilos de pipas. Teve grande, pequena, barco, estrela, entre tantas outras. A competição contou com crianças, adolescentes e adultos.

PREMIADOS
No final da manhã foi realizada a entrega de troféus e os ganhadores foram: Cristiano, de Rio Claro, como Maior Pipa, Tiago de Godoy, de Capivari, como Menor Pipa, Henrique, de Rio Claro, como Mais Exótica, Vinícius, de Capivari, como a pipa de Maior Alcance, Thiago de Capivari, como Destaque, e Edson, de Santa Gertrudes, como Mais Original.
O evento era uma tradição no município de Capivari e voltou a ser realizado neste final de semana no município. Com a coordenação de José Grillo, Prof. Samuel Villares e demais colaboradores.

PRESIDENTE BRUNO BARNABÉ FALA SOBRE SAÚDE PÚBLICA
O Presidente da Câmara Bruno Barnabé, contou sobre sua estada na Secretaria de Estado da Saúde, na capital paulista.
“Estive com o vereador Dr. Guacyro em São Paulo, onde nos reunimos com o subsecretário Paulo Mello. Ele ficou empolgado com o novo programa de saúde do município de Capivari – o Humaniza, que está sendo intermediado pelo Dr. Guacyro”,

SEGUNDO O PRESIDENTE
Bruno Barnabé ressalta o trabalho do médico e vereador Dr. Guacyro. “Parabenizo o Dr. Guacyro por este trabalho de conselheiro na Secretaria de Saúde, trabalho totalmente voluntário, no qual o senhor se dedica a compartilhar todo o seu conhecimento na área da saúde, dando dicas que muitos secretários e diretores não têm, que é a prática na área da saúde”, diz.
O presidente comenta sobre as mudanças na pasta. “Parabenizo ao Vitão e ao Ivan Rosatto, sei dos desafios, e estou muito contente com as informações que tenho recebido, com a otimização no atendimento da saúde, utilizando os recursos que tem, fazendo corte de gastos e aplicando esses recursos no setor”.

FALOU SOBRE SUA CONQUISTA PARA SAÚDE
Ao final de seu pronunciamento sobre a saúde, o presidente ressalta sua conquista na área. “Temos já disponível o recurso de R$ 200 mil que consegui com o deputado federal Vanderlei Macris, com o qual já está sendo licitada a compra de equipamentos para o setor, e isto contribuirá com o atendimento. Da forma que estamos vendo, alcançaremos os objetivos e a Secretaria de Saúde de Capivari pode contar com todos os vereadores da Câmara Municipal de Capivari”

CONSÓRCIO DE SAÚDE
A reunião dos integrantes do Consórcio Intermunicipal da Saúde realizada na segunda-feira, dia 28, na Câmara Municipal, contou com a participação demais cidades da região, além da imprensa local.
Os municípios de Tietê e Rio das Pedras apresentaram interesse em se inserirem no consórcio. O prefeito, Rodrigo Proença, se mostrou empolgado com a sugestão e ressaltou que: “O momento é de estar juntos para garantir uma saúde de qualidade à população. Em meio a tantas dificuldades pelos quais esta área passa em todo o País, nada melhor do que nos unirmos”.

CAPIVARI REALIZA MULTIVACINAÇÃO
A Campanha Nacional de Multivacinação Seletiva será realizada do dia 11 a 22 de setembro nos postos de saúde e no Ceamc (Centro Especializado em Atendimento à Mulher e à Criança), das 7h às 16h.
Excepcionalmente no sábado, dia 16 de setembro, considerado Dia D, os postos de saúde atenderão das 8h às 17h.
O alvo da Campanha Nacional de Multivacinação Seletiva são crianças menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), bem como crianças e adolescentes de 9 a 13 anos.