Nos bastidores…

XÔ DENGUE
O ano de 2017 iniciou com um sentimento de medo por todo o País devido ao mosquito da Aedes Aegypti que agora transmite três doenças: dengue, chikungunya e zika vírus. Para conscientizar a população e prevenir a proliferação do inseto na cidade, a Prefeitura de Capivari lançou a campanha “Xô Dengue” em 2016 com o slogan “Capivari não pode ficar parada, nem a água”.
Para este ano, a ideia continuou e o grupo esta indo além, fora a prevenção maciça, com divulgação por todos os meios de comunicação para que as medidas de combate à dengue e a sua importância chegue à população, eles inovaram e em forma de mutirão revitalizaram todo o prédio do CCZ

FEBRE AMARELA PREOCUPA
A procura pela vacina contra a Febre Amarela tem aumentado no município devido ao surto em algumas regiões do País. Vale lembrar que duas doses da vacina são suficientes para proteger durante toda a vida.

LOCAIS DA VACINA
Podem tomar a vacina quem vai viajar para regiões endêmicas ou moradores de área rural. As doses também fazem parte do calendário de vacinação e são realizadas aos 9 meses e 4 anos de idade.
A Secretaria da Saúde informou os dias e horários para vacinação com o intuito de que os munícipes busquem pelo serviço nos dias corretos. Acompanhe:
– Ceamc (Centro de Atendimento à Mulher e à Criança): quarta, quinta e sexta-feira, das 7h às 11h
– Posto de Saúde do Castelani: todas as quintas-feiras, das 8h às 14h;
– Posto de Saúde do Engenho Velho: todas as segundas-feiras, das 8h às 12h;
– Posto de Saúde do Padovani: todas as sextas-feiras, das 8h às 14h;
– Posto de Saúde do Porto Alegre: todas a quintas-feiras, das 8h às 11h;
– Posto de Saúde do São João: todas as sextas-feiras, das 8h30 às 11h30;
– Posto de Saúde do Santa Rita: todas as quartas-feiras, das 8h às 14h

PESSOAS SÃO PRESAS POR SUSPEITA DE TRÁFICO
Três pessoas foram detidas por suspeita de tráfico de drogas na noite da última segunda-feira, 06, na rua Luiz de Almeida Campos Sobrinho, no bairro Engenho Velho.
Durante ronda pelo local, os agentes foram acionados por um morador, que desconfiou da movimentação na casa dos fundos.
Os Guardas adentraram a residência com autorização do proprietário, e encontraram quatro indivíduos.
Um menor de 17 anos, um homem de 41 e um rapaz de 30, que foram encaminhados à Delegacia de Polícia Para registro do Boletim de Ocorrência. Um outro suspeito conseguiu fugir pelos fundos da casa.

GUARDA MUNICIPAL
Junto com detidos, os Guardas Silva, Jacques e Machado encontraram 119 pedras de Crack, 92 porções de maconha, 48 gramas de cocaína, conhecida popularmente como pedra, e 168 pinos vazios. Apenas o rapaz de 30 anos foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Piracicaba. Os outros dois foram qualificados e liberados. A ação contou com o apoio do Cd Monteiro e do GC Lopes.

MAIS ESSA AINDA
Duas pessoas tiveram reação à vacina contra a febre amarela em Novas Odessa (SP), segundo a Secretaria Municipal da Saúde. Os pacientes apresentaram febre, dores de cabeça, no corpo e atrás dos olhos, além de diarreia após receberem o medicamento, de acordo com a pasta. O governo federal, no entanto, diz que a dose é segura.

ALERTA
Após o registro dos casos, a pasta iniciou um alerta à população sobre ao risco de reação grave. “A vacina contra a febre amarela pode causar desde uma reação sistêmica que vai de sintomas da doença até uma reação mais grave que pode, inclusive, levar o paciente à morte”, disse a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Paula Mestriner.

MINISTÉRIO DA SAÚDE
O Ministério da Saúde afirmou, por meio de nota, que as vacinas contra a febre amarela são seguras e eficazes quando administradas de acordo com as normas do Programa Nacional de Imunizações O governo federal disse ainda que a vacina é altamente imunogênica, bem tolerada e raramente associada a eventos adversos graves. No entanto, o comunicado diz que como qualquer imunobiológico, “tem contraindicações e precauções para sua administração”.

Não podem tomar
O ministério afirma que a vacinação é contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade e mulheres que estão amamentando bebês menores de 6 meses de idade. Pacientes portadores de alguma imunossupressão, seja congênita ou adquirida, gestantes e pessoas acima de 60 anos devem ser avaliados individualmente antes de serem vacinados. Pessoas com reação alérgica grave à proteína do ovo ou gelatina deverão também passar por avaliação médica, conforme o governo.

Surto
Este ano, o Brasil já teve 234 casos confirmados de febre amarela e 80 mortes pela doença, de acordo com boletim divulgado nesta terça-feira (14) pelo Ministério da Saúde. Deste total de óbitos, 70 ocorreram em Minas Gerais, estado mais afetado desde o início do surto.
Transmitido pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, o vírus da febre amarela que causa o atual surto no Brasil circula nas áreas rurais, silvestres e de mata, diz o ministério.

PREFEITURA DE MONTE MOR INVESTIGA CASO DE FEBRE AMARELA
A Prefeitura de Monte Mor (SP) informou nesta terça-feira (14) que investiga um caso suspeito de febre amarela em um morador do bairro São Clemente. Segundo a administração, o paciente foi atendido em uma unidade de saúde da cidade e já está em casa aguardando o resultado do exame que confirmará ou não o diagnóstico para a doença.

OUTRO SUSPEITO
A Vigilância municipal também havia notificado um segundo caso suspeito, de um paciente que está internado em Campinas (SP), mas o caso foi descartado após resultado de exames.
Segundo a Prefeitura, no caso que está em investigação, o homem adulto teria viajado para Porto Alegre (RS) de carro e pode ter passado por alguma área de risco durante o trajeto.
O morador começou a apresentar sintomas da doença no dia 11 de janeiro e a suspeita foi notificada no dia 24 do mesmo mês.

LEI MUNICIPAL GEROU MAIS DE MIL EMPREGOS
A lei de incentivo fiscal, criada em 2013, já gerou cerca mil empregos diretos e indiretos, além de contribuir com o movimento na economia da cidade.
A lei oferece vantagens para empresas crescerem, com a exigência de que a contratação dos funcionários seja de pessoas que residam em Capivari.
As empresas que tiverem interesse em expandir, podem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego para saber mais sobre o funcionamento da lei.

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO NO CASTELANI
A obra da Estação de Tratamento de Esgoto do Castelani está 88% concluída.
Toda a parte de estrutura está pronta e a empresa responsável está preparando a instalação dos equipamentos.
O contrato assinado está orçado em R$ 4 milhões.
A estação terá capacidade para tratar 25% do esgoto coletado de aproximadamente 15 mil habitantes e atenderá os bairros, Bosque dos Pinheiros, Jardim do Bosque, Jardim Branyl, Alto Castelani, DIC Novo Tempo, Jardim São Pedro, Ribeirão e Parque Residencial Santa Rita.

ATENDIMENTO PELO SIAM
O levantamento apresentado na última semana aponta que o SIAM – Serviços Integrados da Administração Municipal – realizou no mês de janeiro de 2017 mais de 6 mil atendimentos.
São diversos serviços prestados no mesmo local como Emissão de RG, Seguro Desemprego, Banco do Povo, Procon, SEBRAE Aqui, Posto do Atendimento ao Trabalhador, entre outros.
O SIAM está localizado na avenida Piratininga, 797, Santa Terezinha e o horário de atendimento é das 8h às 17h.