Mudanças climáticas e o novo relatório do IPCC

O IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) emitiu um relatório baseado em um estudo realizado por centenas de cientistas, mostra que estamos diante de mudanças sem precedentes no clima e algumas delas irreversíveis.
Tal estudo analisou milhares de evidências coletadas ao redor do planeta, alerta para o aumento de ondas de calor, secas, alagamentos e outros eventos climáticos extremos nos próximos dez anos.
Dentre as principais conclusões do relatório, tem-se que as mudanças climáticas estão se intensificando e são resultados da ação humana.
Para quem vive no Ocidente, os perigos do aquecimento global não são mais algo distante, impactando pessoas em lugares distantes.
O que mais assusta, é que as mudanças climáticas não estão relacionadas a um problema que vamos enfrentar no futuro, ela está acontecendo agora, em todos os lugares do mundo.
A frase “muito provável” aparece 42 vezes nas 40 páginas do relatório, voltado para formulação de políticas públicas.
Em termos científicos, isso é equivalente a 90-100% de certeza daquele resultado.
Calor extremo, aumento do nível do mar, tempestades, secas recorrentes e outros fatores relacionados às mudanças no clima se tornarão cada vez mais frequentes e não importa o que façamos, algumas delas se tornaram irreversíveis.
Apesar das conclusões não serem positivas em sua maioria, ainda temos que dar continuidade nas ações voltadas aos cuidados com a natureza e adotar ações cada vez mais efetivas.
Mudar essa realidade deve ser parte da vida de cada cidadão, mas principalmente dos nossos governantes, para a implementação de políticas públicas favoráveis a preservação da natureza, assegurando a estabilidade do clima.