Jovens estudantes indo ou vindo pela rua XV de Novembro, a escola Padre Fabiano está próxima… se bater uma “fominha”, podem contar com salgados ou doces do Bar de Dona Marina, bem ali na esquina, perto da delegacia de Polícia (hoje Loja Divina Tentação).
Moradores das usinas de açúcar e sitiantes vindo á cidade costumavam fazer pequenas refeições no bar, chegavam até deixar no seu quintal, suas charretes e animais enquanto realizavam as compras. O bar era familiar e acolhedor.
Marina Ustulin Rossi nasceu em Santa Bárbara D’Oeste no dia 6 de novembro de 1914. Casou-se com Antonio Rossi em 1935. Mudou-se para Capivari em 1944 onde se estabeleceu na rua XV.
O bar sempre foi frequentado por professores, estudantes e pessoas conhecidas. Seu bauru (lanche) e o croquete eram os mais pedidos. Suas filhas Maria da Glória e Zulmira também a ajudavam muito, sempre atentas ao comportamento dos frequentadores.
Após suas filhas estudarem e se formarem, Dona Marina vendeu o seu bar (1976). Sua missão foi cumprida. Faleceu em Capivari em 04/05/2004 sempre merecedora de nossa admiração e respeito.
Fonte e foto:
Zulmira Rossi (filha).
Anita Trindade
Movimento Capivari Solidário