Monte Mor ultrapassa meta estipulada na Campanha de Vacinação Antirrábica 2016

Sem título-2O município de Monte Mor ultrapassou a meta estipulada na Campanha de Vacinação Antirrábica 2016.
O balanço foi divulgado na sexta-feira, dia 06, pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde.
A estimativa é que existam no município 7.245 cães e 880 gatos, sendo necessário vacinar no mínimo 80% desses animais.
Durante a campanha realizada no mês de agosto do ano passado, foram vacinados no total 5.816 cães e 910 gatos, incluindo animais comunitários e de rua.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Simoni Pacheco, a vacinação foi realizada nos bairros do município por meio de um cronograma elaborado previamente.
“Também adicionamos alguns pontos extras de vacinação, conforme solicitação dos moradores, além de manter um ponto fixo na própria sede da Vigilância.
Dessa forma, conseguimos ultrapassar a meta estipulada”, explicou.
A raiva é uma doença infecciosa aguda e pode acometer todas as espécies de mamíferos, incluindo o homem, sendo seu prognóstico fatal em praticamente todos os casos.
“É uma zoonose e o animal transmite a doença aos humanos através da mordedura, arranhadura ou lambedura”, informou Simoni.
O método utilizado para controle da raiva urbana é a vacinação anual de cães e gatos, serviço realizado pela prefeitura, após disponibilização de vacinas pelo Governo do Estado.