INFELICIDADE É SE INTROMETER NA VIDA ALHEIA

Se você não quer ser infeliz ou adoecer, não se envolva na vida alheia nem queira controlar a vida dos outros.
No bairro Santa Rita (Elias Fausto-SP), uma senhora que saiu de casa para ver o que estava acontecendo na rua – tinha ouvido barulho – levou um tiro na perna, de assaltantes.
No Rio de Janeiro, em Macaé, um jovem de 23 anos colocou o pé na frente para tentar derrubar suspeito de assalto e foi baleado no peito (Globo fev./2018).
Já na Bíblia tínhamos exemplos desse tipo, como o relatado pelo evangelista Mateus 14:10: “E mandou degolar João no cárcere”. É que o profeta João, o Batista, foi se ocupar da vida do tetrarca Herodes Antipas, que estava tendo um caso amoroso com a cunhada. Há duas versões para o crime, e só os evangelhos de Mateus e Marcos a narram. Lucas e João omitem-na.
Aqui a descrição do evangelista Mateus 14:3-10:
“Porque Herodes tinha prendido João, e tinha-o maniatado e encerrado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe. Porque João lhe dissera: ‘Não te é lícito possuí-la’. E, [Herodes] querendo matá-lo, temia o povo; porque o tinham como profeta. Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele, e agradou a Herodes. Por isso prometeu, com juramento, dar-lhe tudo o que pedisse; e ela, instruída previamente por sua mãe, disse: ‘Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João, o Batista’. E o rei afligiu-se, mas, por causa do juramento, e dos que estavam à mesa com ele, ordenou que se lhe desse. E mandou degolar João no cárcere.”
Jesus fala o seguinte, sobre a superioridade desse profeta João, seu primo, que ganhara a alcunha de Batista por batizar as pessoas no rio Jordão: “Depois que os mensageiros de João foram embora, Jesus começou a falar à multidão a respeito de João: … ‘O que foram ver? Um homem vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas esplêndidas e se entregam ao luxo estão nos palácios. Afinal, o que foram ver? Um profeta? Sim, eu lhes digo, e mais que profeta. Este é aquele a respeito de quem está escrito: Enviarei o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti. Eu lhes digo que entre os que nasceram de mulher não há ninguém maior do que João; todavia, o menor no Reino de Deus é maior do que ele” (Lucas 7:24-28).
João era grande na Terra, tinha conhecimento, mas não tinha amor, ainda se achava no direito de julgar o próximo. E pelo julgamento do relacionamento de Herodes, foi condenado com a pena de morte.
A vida do próximo é realmente do outro, um mundo à parte do nosso, não nos cabe julgar. Fica mais uma lição de Jesus, quando disse “perdoai”: faça o bem, auxilie o seu semelhante, especialmente quando solicitado, mas não se ocupe da vida alheia – que não nos pertence.