Gestação na pandemia não diminui em Capivari

Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? E não estão aqui conosco suas irmãs? (Marcos 6:3)

Alguém de sua família está grávida – e agora?
A gestação em tempos de pandemia. Quais os cuidados e precauções necessárias para que tudo dê certo?
Nessa crise pandêmica que vai para o segundo ano, apesar dos medos e inseguranças somadas, como desenvolver certa imunidade que possa proteger o encanto da vida e a chegada de um novo ser, que deve ser muito esperado?
As recomendações para quem convive com gestantes na pandemia é para que todos se beneficiem, devendo os futuros pais cooperarem entre si, cuidando da casa e do bebê a caminho.
O que já é básico para todos, em casa de grávida é fundamental: respeitarem a necessidade de isolamento social e de evitar aglomeração.
Usar máscara, álcool em gel e lavar sempre as mãos.
E nesse começo de ano os nascimentos se mantiveram na média em Capivari.
Do mês de janeiro a abril de 2020 a média era de 237 nascimentos; agora em 2021, o número de crianças nascidas ficou em 232.
Interessante que de ano a ano tem diminuído os comprometimentos em cartórios: em 2017 foram 434 casamentos, no ano de 2018 se realizaram 358, em 2019 aconteceram 318 casamentos, já em 2020 foram registrados no Cartório Civil apenas 271 matrimônios, ocorrendo uma diminuição de 14,7% em relação ao ano anterior (2019), mas, em relação a 2017, foi de mais de um terço, ou seja, 37,5% a menos celebrados.
Voltando ao assunto da gestante, os nascimentos se mantêm na média e, se for considerado o ano de 2017, até aumentou.
Em 2017 nasceram 694 crianças; em 2018, 708 bebês; 2019 somou 716 nascimentos e no último ano de 2020 a quantidade de nascidos chegou a 711 crianças.
Durante a pandemia, em 2021, o Governo estabeleceu medidas protetivas para as gestantes que trabalham, ante a emergência de saúde pública provocada pelo coronavírus.
A empregada gestante deverá permanecer afastada das atividades de trabalho presencial, sem prejuízo de sua remuneração, havendo algumas regras na nova lei de maio de 2021, como ficar à disposição do empregador para exercer suas atividades laborais em seu domicílio, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de trabalho à distância. (1)
Eu confesso que gostei muito do texto que viralizou na internet, Tenham filhos (2), de Bruna Estrela, divulgado inicialmente pelo Facebook, onde ela defende o amor e a família: “Esqueça aquela história de que filhos são gastos. Filhos te tornam uma pessoa com consumo consciente e econômica…”.
E começa assim: “Se eu pudesse dar só um conselho para os meus amigos, seria esse: tenham filhos.
Pelo menos um. Mas se possível, tenham 2, 3, 4… Irmãos são a nossa ponte com o passado e o porto seguro para o futuro. Mas tenham filhos.
“Filhos nos fazem seres humanos melhores.
“O que um filho faz por você nenhuma outra experiência faz.
Viajar o mundo te transforma, uma carreira de sucesso é gratificante, independência é delicioso.
Ainda assim, nada te modificará de forma tão permanente como um filho.”
Eu escolhi ter filhos, são seis meus adorados companheiros dessa existência, e espero que eles também tenham alguns…

(1) https://www.correiocapivari.com.br/author/murilokerche/
(2) https://www.asomadetodosafetos.com