Estorninho: pássaro que imita voz humana

Também conhecido por estorninho-comum ou estorninho-europeu, está espécie curiosa, capaz de imitar diversos tipos de sons, é habitualmente encontrada no hemisfério norte do planeta.
Devido à sua fácil adaptação, ela tem migrado e se espalhando pelo mundo todo. Introduzida no Uruguai, rapidamente se espalhou pelo país, que por ter uma fronteira seca com o Brasil, a ave já foi encontrada no sul do país, vista em pequenos bandos em áreas naturais e urbanas.
A inteligência dessas aves é notável. Possuem capacidade incrível de imitar diversos sons, como alarmes de carros, uivos de coiote, outros pássaros e até a fala humana.
São capazes disso, devido à um órgão em formato de “Y” presente nas aves, que se chama siringe. As aves que emitem sons provocados pela siringe são chamadas de aves canoras.
Por andarem em pequenos bandos, muitos estorninhos acabam ficando órfãos e são adotados por humanos. Se tornam animais de estimação extremamente dóceis, devotados aos humanos e capazes de aprender a falar.
Porém, estes animais não devem ser comercializados e vale ressaltar, que por não serem espécies nativas do país, podem ser um risco e causar grave desequilíbrio ecológico ocasionando danos a outras espécies da fauna e da flora nativas.
Já existem registros de danos causados por estes pássaros em lavouras. Se alimentam de pequenos invertebrados nativos que funcionam como controle biológico de algumas pragas agrícolas.