Espaço Corporativo – Porque devemos considerar o Propósito

Além dos conceitos de geração de valor e de geração de valor ao acionista, existe um recurso ilimitado para criar um mundo melhor e um legado duradouro para empresários ao redor do mundo: chama-se propósito.
Embora o conceito de propósito não seja novo, é nova a aplicação que essa promessa representa nos negócios. A simples busca de lucro não pode ser mais a única razão para a criação dos negócios. O capitalismo precisa de uma redefinição e de propósito, ou de excelência emocional, pois o propósito é o catalisador que pode revigorar e empoderar o capitalismo.
A riqueza pode ser definida tanto por uma abundância de bens materiais como por uma vida plena e, não precisa escolher entre uma ou outra, mas sim como você consegue fazer uma história promissora com as duas.
Ao longo da história, o desejo por dinheiro só foi igualado pelo desejo por significado. As empresas estão se deparando pelo desejo por significado e os negócios estão trazendo isso à tona. Além da geração de valor para o acionista, existem recursos ilimitados criados pelas empresas que trabalham em prol de causas nobres.
As organizações que combinaram a alavanca (dinheiro) e o ponto de apoio (propósito), tem criado muito mais valor no sentido pleno que essa palavra pode ter, no sentido de sustentabilidade organizacional, no sentido de contribuição para os projetos de felicidade de seus colaboradores e dos segmentos da sociedade atendidos por elas.
Propósito é a resposta para a seguinte pergunta: o que o país perderia se sua empresa desaparecesse amanhã? Essa é uma pergunta transformadora.
A revelação do propósito é, sobretudo, uma projeção para o futuro. Ela é o que permite articular a razão de ser daquela marca com aquilo de que o mundo precisa. A melhor forma de dizer isso foi expressa há muito tempo por Aristóteles: “Onde as necessidades do mundo e os seus talentos se cruzam, aí está a sua vocação”.
Propósito não é algo como ”nós também protegemos o meio ambiente”, usar embalagens recicláveis ou apoiar causas sociais, essas práticas são louváveis e, são ações que também compõe, não como iniciativa isolada. Propósito é sim uma maneira única que a empresa escolhe para organizar sua contribuição para o mundo. Propósito é algo que todos os colaboradores da empresa respiram no seu dia a dia.
O propósito é uma força tanto financeira como humanitária. Organizações impulsionadas por propósito fazem o bem no mundo e com maior frequência. Isso gera mais lucro para essas organizações, o que, por sua vez, permite que elas façam ainda mais o bem ao mundo. É um ciclo virtuoso e inesgotável. Até agora, os objetivos dos negócios tem sido o de gerar mais negócios: melhorar resultados e enriquecer acionistas. Mas hoje há uma mudança em andamento, conduzida por alguns líderes empresariais que acreditam num propósito mais elevado para os negócios: fazer do mundo um lugar mais rico e significativo de se viver.