Espaço Corporativo – Para você, como está a habilidade de relacionamento?

Quando falamos de carreira e ter uma posição bem-sucedida, pensamos em boa formação, ter inteligência, se sair bem das diversas situações, ter bons e saudáveis relacionamentos e ter argumentos para conseguir influenciar em diversos assuntos.
Dessa forma, uma das habilidades exigidas não se aprende ainda na universidade ou em cursos formais e técnicos que é saber transitar nas estruturas do poder.
E porque isso?
Para cada escalão, ou seja, para cada nível estrutural, seja familiar, social ou profissional que transitamos há uma linguagem, uma abordagem, uma temática específica para desenvolver.
O profissional precisa entender o cenário, mapear e estabelecer relacionamentos dentro dos ambientes para depois construir os relacionamentos, pois sem entender essa dinâmica, o relacionamento sozinho não funciona.
Precisamos nos aperfeiçoar nos relacionamentos, pois esse é o óleo da engrenagem, muitas coisas são resolvidas nas agendas sociais.
Para isso, o profissional precisa ser comunicativo, conhecer bem os processos que atua e ser versátil para aprender assuntos diversos.
Além dessas competências, uma atuação impecável também está no rol de exigências, o comportamento ético deve estar acima de qualquer suspeita.
O profissional deve ter não só comportamento perfeito, mas também ser reconhecido por isso.
Um bom profissional é aquele que é bombardeado de informações e que consegue construir para si pontos de vistas sobre os acontecimentos.
A curiosidade intelectual é ponto de fundamental atenção das empresas, pois o profissional que demonstra grande curiosidade intelectual, também demonstra proatividade para novos conhecimentos.
Essa relação para ser bem-sucedida inicia-se, por exemplo, na contratação do profissional, de um serviço ou de qualquer relação de parceria que possa acontecer.
Para que isso aconteça é muito importante que os ponteiros sejam ajustados desde o início, da relação de ambos os lados, para haver uma relação saudável e com o tempo não ocorram dúvidas e desgastes.
Muitas vezes, um dos pontos onde ocorre desgaste é a falta de transparência na relação e, para evitar isso, é importante começar corretamente os dois lados têm que ser claros em suas intenções.
Para ter um relacionamento claro desde o início é importante ter regras e procedimentos para determinar o que pode e o que não pode ser feito.
É importante também que o que precisa ser feito seja bem entendido e checado porque os entendimentos sobre a mesma coisa podem ser de forma diferente.
Muitas vezes não chegamos até o fim da conversa por achar que o outro já entendeu ou porque muitas vezes pela falta de tempo ou pela pressa do dia a dia achamos desnecessário e às situações ficam subentendidas e podem gerar problemas de comunicação.
A comunicação somente acontece se o outro entendeu e não somente quando falamos.
O fato de termos falado, não significa que o outro entendeu, por isso é muito importante checar o entendimento para ocorrer a garantia da efetiva comunicação.
E você, tem cuidado de seus relacionamentos?