Espaço Corporativo – A sublime arte de agir e reagir

Tive muitas oportunidades em observar as maneiras de agir e reagir, aprendendo em cada desafio a buscar o melhor e agregar valor à minha determinação profissional e pessoal. Certa vez um experiente gestor e executivo de muitas habilidades especiais de gestão, me contou uma estória interessante que agora compartilho nesse espaço corporativo. Disse-me que um gestor estava se desligando da empresa, sendo assim, chamou à sua sala um de seus principais colaboradores e disse-lhe “estou me desligando da empresa e gostaria de indicá-lo a permanecer na minha posição”.
Evidente que este colaborador ficou satisfeito pela indicação, mas após alguns minutos, disse ao seu superior “o senhor acredita que estou pronto a receber essa atribuição?”. O então gestor disse-lhe que sim. Temeroso o jovem disse que gostaria de obter algumas orientações importantes, para que tivesse sucesso em seu novo desafio de gerir a equipe.
O gestor em exercício disse-lhe “acredito que você atende aos requisitos necessários, porém deixarei três recomendações em caso de qualquer necessidade emergencial”. Curioso o jovem perguntou como obteria tal orientação. Então o gestor disse que lhe entregaria no dia de sua saída três envelopes lacrados.
Sendo assim, em seu último dia de trabalho, ao jovem foram disponibilizados os três envelopes. Disse-lhe então: “quando tiver alguma dificuldade abra cada envelope respeitando a sua sequência estabelecida (1,2 e 3)”. O jovem assumiu assim a gestão da equipe e por certo tempo teve certa tranquilidade. No entanto, após certo tempo teve sua primeira dificuldade. Lembrando-se das orientações recebidas, após ter buscado uma solução, sem sucesso, abriu o primeiro envelope.
O texto inserido nesse primeiro envelope dizia: “aconteça o que acontecer culpe o seu antecessor”. Sendo assim, o jovem assim o fez justificando momentaneamente as dificuldades observadas. Por algum tempo a situação se amenizou, porém a seguir novas dificuldades foram identificadas. Após tentativas em vão, recorreu ao segundo envelope que dizia: “faça um rodizio de funções entre as pessoas de sua equipe”. Mais uma vez, atendendo à recomendação de seu antecessor, realizou um rodízio entre os membros da equipe. A situação por algum tempo se pareceu apropriada, porem novos ruídos voltaram a se observar em sua gestão. Após certo tempo, observou que seria impossível continuar nesse modelo de gestão. Buscando então o terceiro envelope, observou a última recomendação “inicie a preparação dos três envelopes”.
A estória parece absurda, mas é muitas vezes observada em várias atividades e em muitas das corporações existentes. Por isso a questão tema de nosso artigo “como estou atuando na sublime arte de agir e reagir?”. É evidente que não podemos administrar aquilo que não conseguimos medir. Sendo assim, cada vez mais devemos observar nossos atos de ação e reação, para que possamos corrigir e ajustar a sintonia fina na obtenção dos objetivos esperados. Antes de tudo havemos de observar que temos a atividade importante de uma adequada seleção de talentos para assumir cargos de importância. Consequentemente a recomendação do primeiro envelope não soluciona o problema, uma vez que a solução não se encontra na identificação de culpados e sim na efetiva condução das dificuldades e seu resultado efetivo. Por sua vez, conforme recomendação do segundo envelope, o simples rodizio de funções não corrige as imperfeições e por muitas vezes mascaram o problema. A solução efetiva seria colocar as pessoas certas nas atividades certas, garantindo e possibilitando melhor desempenho e conformidade. Trata-se de uma ação fundamental para saúde e continuidade de uma empresa ou atividade.
Outro fator de extrema relevância trata da continuidade e contingência, uma vez que é extremamente saudável ter-se plano de sucessão e estratégia na continuidade nas operações e processos da empresa, bem como, a sua efetiva sustentabilidade.
O assunto pode ser amplamente discutido em grupos e creio que essa reflexão seja pertinente a todos porque podemos coloca-la em prática em nosso dia a dia, em nosso trabalho, em nossas famílias, em nossa comunidade. Por isso, reflitam “como estou atuando na sublime arte de agir e reagir”. Desejo saúde, sucesso e Paz a todos!