EI… VOCÊ AÍ…. É NATAL… VEM! Vem… Vamos sair por aí….

Estamos vivendo um tempo especial, oportuno e Favorável. Tempo de ESPERA, GESTAÇÃO E PRESENÇA.
ESPERA. ESPERANCA, porque temos a certeza de que nosso Deus vem visitar seu povo e conosco fazer uma nova Aliança de paz e compromisso com a vida.
GESTAÇÃO porque somos convidadas/os/o e convocadas por Deus para viver e gerar em nós a vida de Deus. Um Deus que se manifesta na fragilidade do ser humano e que o eleva acima dos anjos.
Assim sendo NATAL, se torna PROXIMIDADE, pois nosso Deus quis ser o próximo mais próximo, Ele quis ser Samaritano para enxergar nossas enfermidades, cuidar de nossas vidas e com seu azeite curar nossas feridas.
Na sua ENCARNAÇÃO, Ele se faz humano, vivendo plenamente nossa humanidade e dessa forma, nos dá a possibilidade de experimentar em nossa vida terrena a Divindade de Deus.
Em sua humanidade Ele nos diviniza e nos mostra como é SER e VIVER sendo Humanos. O que aconteceu no mistério da encarnação é algo surpreendente e cheio de novidade. Deus Trindade ama radicalmente o ser humano que se “abaixou” e se fez um de nós em Jesus. A Encarnação é a expressão mais profunda de que somos de Deus. A decisão da Encarnação de Jesus brota das entranhas do Deus Comunidade de amor (Trindade). Jesus desce aos rincões da humanidade. Sua Luz brilha no interior da gruta no seio da Terra e é a partir daí que Ele ilumina todo o universo. Contemplar o Nascimento de Jesus nos impulsiona a fazer a travessia para o interior da gruta que existe em cada um de nós e mudar nosso comportamento diante de toda a criação que ainda hoje geme em dores de parto por causa do uso que fazemos de toda a natureza. Na encarnação e no nascimento de Jesus Cristo, Deus realiza um verdadeiro casamento com a humanidade e com o planeta Terra, com todas suas riquezas naturais. “Uma pessoa da Santíssima Trindade inseriu-se no universo criado… Desde o início do mundo, mas de modo peculiar da Encarnação, o mistério de Cristo opera veladamente no conjunto da realidade natural, sem com isso afetar a sua autonomia” (Papa Francisco – Laudato si nº 99)
A contemplação do menino Deus na gruta revela que Deus assumiu a aventura humana desde o seu começo até o seus limite. (Vida e morte). No nascimento de Jesus é revelada a grandeza, a dignidade, o mistério inesgotável do ser humano. Nossa humanidade foi divinizada pela “descida” de Deus. “Sendo rico, se fez pobre para que nós participássemos de sua riqueza.” (2º cor. 8,9)
NATAL é PRESENÇA: pois ELE está sempre no meio de nós até o fim dos tempos. Isto é uma absoluta certeza em nossa vida. Ele está no meio de nós, encarnado em nossas vidas, porque somos tempos vivos de Deus, cartas escritas com suas próprias mãos. (2º Cor 3,3-4) E sendo Cartas vivas, somos chamadas/os e enviadas/os a DIVULGAR seu Nome Santo (Jo 17,3) entre as Nações, (Mc 16,15) Ide até os confins da terra, MANIFESTAR a gloria e bondade de Deus que sendo UM se faz TRINDADE para ensinar a humanidade a viver a solidariedade, partilha e a comunhão. Sim Ele esta no meio de nós. Ele está inserido em nossas vidas. As vezes meio exprimido por causa de nossa limitação e debilidades.
No momento em que o Filho de Deus assume um Rosto, todo ser humano chega à plenitude de sua realização: entra em comunhão com o Infinito e recebe uma dignidade infinita. A humanidade de Jesus torna visível o Rosto do Deus TRINDADE que transparece nos milhões de rostos espalhados pelo mundo. Rostos recém-nascidos, rostos de crianças, rostos da juventude, rostos de meia idade, rostos envelhecidos, rostos alegres e tristes. São rostos de muitas etnias, de muitas cores, de muitas raças, São rostos de mães, pais, filhos e filhas de nossa humanidade.
Rostos que não tendo muito para oferecer vem trazer ao Deus menino seu sorriso, sua dança seu canto, sua presença. São Rostos tão bonitos, alegres, cativantes e tão fáceis de nos fazer apaixonar por eles. Assim é o Natal no mundo. Jesus Nasce, todos os dias, em diversos lares, pobres e ricos, pois perante Deus somos todos iguais. As diferenças sãos frutos produzido não por arvores, mas no asfalto de nossa sociedade.
Com Carinho nós, Irmãs Salvatorianas, queremos desejar a cada uma/um e a todos, um feliz Natal e que o novo ano seja Novo na solidariedade, Novo na Partilha, Novo na doação e Novo no compromisso de todos nós para com os povos mais pobres e sofridos do mundo. Viver o NATAL é experimentar Jesus nascendo e vivendo em nós todos os dias. Assim é o Natal!

VEM… É NATAL … VAMOS … SAIR POR AÍ…

VEM…É NATAL. Vamos ser caminho de amor no meio do desamor.
VEM… Vamos Multiplicar Pão, Amor, solidariedade, paz e compaixão.
VEM, …Vamos nos dar as mãos e sair…
Sair de nós mesmos, de nossos casulos, nos transformar em borboletas de luz
e voar por entre os campos e cidades do mundo levando felicidades a todos a quem encontrar.
Que nossas mãos possam ser portadoras de paz, de afagos, de carinho…
Que por entre nossos dedos escorra os mais límpidos sentimentos, de compaixão,
de solidariedade, de alívio, de força, de luz…
Que nossas mãos possam sentir, e fazer penetrar na terra fértil uma semente de esperança
deixando germinar o amor entre as pessoas.

VEM…É NATAL …Vamos… Com um sorriso amigo, fraterno irradiar a paz em todo
e qualquer lugar por onde nosso corpo e mente passar.
Que nossas bocas Multipliquem palavras de sabedoria,
de ternura e de amor revelando a essência de Deus que existe em nós.
Fazendo-nos fortes no meio da tempestade, solidários em meio à desesperança,
amigo na hora da dor.
Que nosso olhar possa ver longe e enxergar além das aparências
a todos os seres humanos e não julgar sem antes compreender o seu interior.

VEM… É NATAL… Vamos ver juntos, o nascer do sol que ilumina
a todos os continentes E todos os dias, não importa nossa etnia, raça ou cor
Deus vem a todos visitar encarnado em um menino.

VEM… É NATAL …Vamos… Vamos juntos contemplar o por do sol que se esconde
para que rompa na noite escura uma luz brilhante encarnada como ser humano
e que se faz dia na vida de tantas vidas.
É o Emanuel – Deus conosco. Que se chama amor…
Que se faz caminho nas estradas fechadas do interior humano; que se faz vida
e alivia a dor da mente sofrida de tantos irmãos e irmãs.

VEM… É NATAL …Vamos… sair por ai… para ver Jesus nascer no sorriso da criança,
na serenidade do idoso, no semblante da mulher que espera uma nova aurora de respeito
e dignidade para seu corpo feminino, no coração do ser humano, na vida que brota em toda a criação.

VEM… É NATAL …Vamos sair e plantar amor em cada coração….


 

Feliz Natal e Prospero Ano Novo Ir Vera Lúcia Palermo,
Irmãs do Divino Salvador – Salvatorianas