DEUS CONOSCO

Após celebrarmos a solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Igreja nos convida a olharmos com atenção para duas características fundamentais dentro da dinâmica da encarnação do Verbo.
Neste fim de semana somos convidados a olhar com mais atenção para a Sagrada Família de Nazaré, e perceber que ao vir ao mundo Deus Filho realizou uma experiência humana por completo, sendo acolhido dentro de uma família.
No documento Familiaris Consortio, São João Paulo II destacava a importância da família, pois “a família possui vínculos vitais e orgânicos com a sociedade, porque constitui o seu fundamento e alimento contínuo mediante o dever de serviço à vida: saem, de fato, da família os cidadãos e na família encontram a primeira escola daquelas virtudes sociais, que são a alma da vida e do desenvolvimento da mesma sociedade.
Assim por força da sua natureza e vocação, longe de fechar-se em si mesma, a família abre-se às outras famílias e à sociedade, assumindo a sua tarefa social.” (FC 42).
A família caracteriza-se como o berço de toda a sociedade, e Cristo, realizando a experiência humana em sua plenitude não poderia se abster de ter uma família.
Assim o modelo da Sagrada Família de Nazaré, em cada um de seus integrantes nos ensinam o caminho rumo a nossa plena identificação com a obra redentora.
A figura de Maria ainda será mais amplamente contemplada na solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, celebrada no dia primeiro de Janeiro.
De Nossa Senhora, nos falou no Sua Santidade, Bento XVI: “Maria é mãe e modelo da Igreja, que acolhe na fé a Palavra divina e se oferece a Deus como ‘terra fecunda’ onde Ele pode continuar a cumprir o seu mistério de salvação.
Como Maria, a Igreja é mediadora da bênção de Deus para o mundo: acolhendo Jesus recebe a bênção e a transmite levando Jesus aos demais”. Maria se torna a Mãe de Deus, por trazer em seu ventre o próprio Filho de Deus, e se torna assim o principal modelo para nossa dimensão de fé.
Assim, chegando ao fim de mais um ano, percebemos nessas celebrações (Natal, Sagrada Família, Santa Maria) o grande amor que Deus manifesta a toda a criação, a todo o gênero humano, pois nestes sinais acima de tudo se manifesta o Emanuel, o Deus conosco.
E Deus realmente deseja estar conosco, cada vez mais próximos de cada um de nós.
Que ao concluirmos mais um ano, e prestes a iniciar outro, elevemos esta prece a Deus, para que sejamos capazes de estarmos sempre mais próximos Dele.
A equipe do Jornal Correio de Capivari, aos colaboradores da coluna “Momento Católico” e seus leitores, desejamos um final e inicio de ano abençoado.


Pe. Mateus Kerches Nicolucci
Auxiliar do Cura Sé Catedral