Descarte de lixo: grave crime ambiental

Um dos maiores problemas urbanos da atualidade é o descarte de resíduos sólidos em áreas impróprias.
É notável que esta ação é uma das formas mais óbvias de degradação do meio ambiente.
São resíduos difíceis de serem capturados pelo serviço de limpeza, com impacto significativo sobre a estética das cidades, saúde pública, meio-ambiente e cofres do Estado.
Jogar lixo no chão, seja em áreas verdes, ruas, praças e outros lugares, pode ser compreendido como um comportamento antissocial, delituoso e completamente desrespeitoso ao meio ambiente e à sociedade, caracterizando-se como um grande problema social.
As pesquisas sobre descarte inadequado de lixo vêm ocorrendo no exterior há quase quatro décadas, principalmente sob o enfoque teórico da ciência do comportamento e normas sociais.
No Brasil os estudos são quase inexistentes, pelo menos na perspectiva do comportamento do cidadão.
O projeto de pesquisa ora em desenvolvimento tem como objetivo investigar os efeitos das normas sociais e pessoais para redução de descarte inadequado de lixo em áreas de uso comum no meio urbano.
A fiscalização ambiental municipal tem agido de forma árdua para minimizar esses impactos.
Em regime de plantão, os agentes fiscalizadores têm realizado abordagens em flagrante de pessoas que tem o costume de realizar essas práticas.
Caso testemunhe essas ações em horário comercial, entre em contato com a ouvidoria municipal pelo telefone 3491-3365 e fora do horário comercial entre em contato com a guarda municipal pelo telefone 3491-1311.
Todo cidadão deve exercer seu direito de cidadania e cuidar do meio ambiente é um dever de todos.