Cuidados com a saúde no verão

O verão chegou e junto com ele as altas temperaturas.
Nos últimos dias foram observadas temperaturas próximas a 40º, algumas vezes até superando essa marca.
Para evitar problemas de saúde nessa época, aqui vão algumas dicas de saúde.
São 7 dicas de saúde para você aproveitar tudo o que o verão pode oferecer, praia, piscina, carnaval e muita diversão, sem prejuízos para a saúde.
Beba água ou líquidos não açucarados, cerca de 2 a 3 litros, durante o dia para não desidratar;
Evite exposição solar direta nas horas de muito calor, entre as 10 e as 16 horas;
Passe protetor solar 15 minutos antes de sair de casa e repasse de 2 em 2 horas, principalmente se for à praia ou piscina;
Use chapéu ou boné quando estiver ao sol, mesmo ao caminhar na rua normalmente, e use roupas leves e claras que absorvam menos o calor;
Coma frutas, verduras e legumes crus ricos em água como alface, chuchu, pepino, rabanete, nabo, tomate, couve-flor, melancia, melão, abacaxi, maçã, cenoura, banana, goiaba e clara de ovo;
Evite beber bebidas alcoólicas e refrescos açucarados, pois o álcool aumenta a perda de água pelo corpo;
Evitar permanecer em locais fechados e sem ventilação.
O ar condicionado pode ser um problema no verão, já que aumenta a presença de bactérias, vírus ou ácaros no ar e retira umidade do ar, agravando as alergias.
Por isso, deve-se limpar os filtros do ar condicionado com frequência, usar um vaporizador, ou colocar uma panela, ou balde com água, para umidificar o ar evitando assim problemas respiratórios.
Adotar estes cuidados é importante para evitar a desidratação e doenças como rinite, bronquite e asma, assim como a brotoeja, já que essas doenças são muito comuns no verão devido o aumento do suor, baixa umidade do ar e proliferação de micro-organismos.
Passar repelente no corpo é outra dica para o verão, porque há mais mosquitos e, na fase das chuvas, pode ocorrer epidemia de dengue, zica e chikungunya.
Para evitar problemas com essas doenças deve-se ficar atento com a prevenção delas, não deixar recipientes jogados que possam acumular água, fechar as caixas d’água, utilizar repelente, ou seja, seguir todas as dicas de prevenção contra o mosquito transmissor dessas doenças.