Cozinha: O coração da casa

Primeiramente a decoração da cozinha deve ser pensada com cuidado para não entrar em conflito com o restante da casa e com os outros elementos do cômodo.
Independente do estilo adotado, decorar sua cozinha com revestimento de cores claras e neutras sempre é um bom caminho. Como a cozinha por natureza é um lugar de muito calor, cores frias como o cinza, branco, azul e o verde são boas opções. Claro que isso não impede de usar outras cores como o amarelo, o fendi e o marrom por exemplo.
O preto na cozinha, pode ser utilizado com cuidado, em áreas e ambientes relativamente grandes, pois assim não cansa o visual. Considerado por muitos um uso incomum, mas quando utilizado da forma correta, se abre um universo de combinações, deixando assim o ambiente com uma arquitetura moderna e elegante.
No geral, em uma cozinha, dependendo do tamanho, podemos usar até três cores. Uma para a pedra, outra para o armário aéreo e outra para os gabinetes. Mas é sempre bom usar a cor mais escura em baixo, pois é uma área que tem mais contato e suja facilmente. O que também não impede de usar todos os armários da mesma cor.
Iluminar bem cada setor também é muito importante, além de ajudar na hora das tarefas a iluminação bem projetada traz aconchego e bem estar na hora das refeições.
Uma dica muito utilizada, onde há espaço, é a ilha central: totalmente funcional e prática, a cozinha com ilha tem como proposta fazer deste espaço um lugar de encontro, pois permite que aqueles que estejam cozinhando não fiquem isolados dos que vão desfrutar da culinária posteriormente. Todos ficarão de frente uns aos outros. Com esta opção o acesso aos armários ao redor é facilitado e o ambiente com suas divisões são mais bem setorizados.
Uma outra dica e opção que hoje está sendo muito usada é o canto alemão: neste caso, quando não há muito espaço para uma ilha ou para uma mesa central. É um espaço onde você consegue transformar toda a funcionalidade da sua mesa de refeições em um ambiente aconchegante e com ganho de espaço, podendo ser com baú embaixo do estofado, espelhos nas paredes em volta, pendentes de iluminação e cadeiras de destaque.
Como a famosa frase diz “a cozinha é o coração da casa”; o projeto tem que ser feito da melhor forma possível, pensado em cada detalhe, por isso entregue seu ambiente na mão de profissionais, para que este espaço lhe traga muita alegria e seja mesmo o coração de sua morada.