Como fazer do Natal uma festa sustentável

O consumo está diretamente relacionado às festas de final de ano. O Natal é um dos melhores exemplos disso; alimentos, objetos e vários tipos de produtos tornam-se marcos culturais e símbolos de amor e prosperidade. Consequentemente, esse período também é um bom exemplo para observar como é possível adotarmos práticas sustentáveis e, ao mesmo tempo, mantermos nossas tradições.
Para um Natal mais sustentável, algumas atitudes podem ser adotadas e fazem toda a diferença. Na decoração, é possível produzir os próprios enfeites, utilizando materiais que podem (e devem) ser reciclados.
Você pode decorar as plantas que já tem em casa, ou aproveitar a oportunidade para escolher alguma que, além de fazer parte da decoração de natal, pode continuar a decorar ao longo do próximo ano, ao invés de ter uma árvore feita de plástico e que será guardada ao final da época de festas.
Evite objetos de decoração com glitter, um dos tipos dos chamados “microplásticos”, que vão parar nos rios e oceanos, sendo ingeridos por plânctons, peixes e aves, interferindo em toda a cadeia e afetando a vida marinha.
Ao preparar a ceia, dê preferência a frutas, legumes e verduras da época, comprando em feiras e de produtores locais, o que garante alimentos mais frescos, com menos insumos necessários para que se desenvolvam, valorizando o trabalho dos produtores rurais. Evite desperdícios, cozinhe apenas o que será consumido.
Para os presentes, valorize as lojas que utilizem menos embalagens e leve sua sacola às compras. Compre apenas o necessário e opte por produtos que tenham cuidados e zelo com o meio ambiente para a sua produção. Escolha produtos artesanais, o menos industrializado possível e que não utilizem recursos naturais exauríveis ou testados em animais.
Celebrar o Natal é celebrar a vida, a união e o amor. Nesta data tão importante para o mundo, amar e cuidar da natureza é mais um gesto de bondade, amor ao próximo e às gerações futuras.