COMBATE A EPIDEMIAS

A Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, intensifica os trabalhos na Semana Nacional de Mobilização no Combate ao Aedes Aegypti com ações de orientação e informação sobre Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela, doenças transmitidas pelo vetor.
Para estruturar melhor os trabalhos, a Secretaria realizou pactuação com o Ministério da Saúde, por meio do Termo de Adesão, para que os agentes trabalhem aos sábados.
O intuito é realizar as pendências de casas fechadas que foram encontradas fechadas nas visitas durante a semana, intensificando assim, a orientação aos munícipes.

ALERTA ESPECIAL A FEBRE AMARELA
Vigilância Epidemiológica informa que neste ano foram registradas 83 notificações de Dengue.
Destes, oito casos foram confirmados, sendo o último notificado no mês passado. Com relação às outras doenças, até o momento foram duas notificações de Chikungunya, uma de Zika Vírus e cinco notificações de Febre Amarela em Capivari, sendo todas negativas.
Com a iminência de uma epidemia de Febre Amarela em municípios da região, pois óbitos humanos já foram notificados no Estado de São Paulo, o município também faz um alerta especial sobre o problema Febre Amarela. Vale reforçar que a doença também é transmitida pelo Aedes Aegypti.

SUSPEITA
O munícipe deve se dirigir até a unidade de saúde mais próxima quando apresentar o apareciemto de dois ou mais sintomas como: febre intermitente, cefaleia (dor de cabeça), dores na região atrás dos olhos, nas costas, pernas e articulações, dor ao movimentar os olhos, cansaço extremo e fraqueza muscular, insônia, náuseas, perda de apetite e eritema (vermelhão da pele).
Mais informações podem ser obtidas na Vigilância Sanitária pelo telefone: (19) 3492-1606 ou na Vigilância Epidemiológica pelo telefone: (19) 3492-8205