Causos – Perto da Santa Casa

Chegando á cidade pela estrada de Campinas, temos o Campo Santo, neste local desde 1885, o Cemitério de São João, n última morada dos nossos entes queridos, muito visitado no dia de Finados. Antes, os sepultamentos se davam ao redor da igreja, depois no terreno onde funciona a Escola Padre Fabiano.
Agora a Santa Casa de Misericórdia, com sua capela em homenagem a N.a S.a do Carmo, com mordomo, enfermeiros, médicos e o trolinho indo e vindo com os doentes ou levando as freiras para alguma atividade.
Madre Valéria, Ida Zilli, nascida na Itália em 09/07/1910, irmã da Divina Providência, trabalhou na nossa Santa Casa. Morreu muito jovem, vítima da tuberculose. Muito querida, as famílias capivarianas batizaram suas filhas com seu nome-Valéria. Seu túmulo é muito visitado.
Dr. Mário dias de Aguiar, filho de André e Laurinda Aguiar. Nasceu em Capivari em 10/07/1889 e morreu em 07/07/1969. Foi médico e presidente da Santa Casa lá atuou por mais de 50 anos .Casado com Maria Antonieta, D. Sinhá, com ela teve 13 filhos.
Descendo, a Vila de São Vicente de Paula, o asilo, com suas casinhas que abrigam os idosos. Todo povo contribuiu para a construção das casinhas e a capela.
Agora o rio Capivari, a ponte de madeira, as crianças nadando ou se equilibrando na guarda da ponte , mães preocupadas e o rio limpo, segue seu caminho.
Anita Trindade.
Fonte -Jehovah Braz do Amaral.