Capivari sedia I Encontro do Programa Primeiro a Infância

sem-titulo-91A cidade de Capivari recebeu na terça-feira, dia 20, o I Encontro do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, que foi realizado no Siam (Serviços Integrados da Administração Municipal).
A ação é proporcionada pelo Fundo Juntos pela Educação/Instituto Arcor do Brasil. Participaram da ação as equipes gestoras de Capivari, Rafard, Mombuca Monte Mor, Rio das Pedras e Saltinho. Juntos, os seis municípios somam mais de 160 mil moradores, de acordo com as estimativas da Fundação Seade.
O fio condutor do Programa será a revisão ou construção, de forma participativa, do PPP (Projeto Político Pedagógico) das unidades de educação infantil em cada município.
A proposta é que o PPP seja o instrumento para que as escolas de educação infantil contribuam para a implementação das metas e estratégias dos respectivos Planos Municipais de Educação.
A programação do I Encontro Regional em Capivari foi dedicada à discussão das metas e estratégias, relativas à educação infantil, dos Planos Municipais de Educação dos seis municípios, e também ao debate sobre como as equipes das Secretarias Municipais de Educação podem se organizar para contribuir com a revisão ou elaboração do Projeto Político Pedagógico nas escolas.
Ainda houve uma forte e qualificada discussão sobre a importância da gestão democrática das escolas.
“É muito importante o apoio da iniciativa privada na área da educação”, comentou o prefeito municipal, Rodrigo Abdalla Proença, a respeito do apoio do Instituto Arcor Brasil.
Para a secretária da Educação, Marília Aparecida Cardoso de Oliveira, o Programa Primeiro a Infância dará enorme contribuição para “reforçar a importância da educação infantil” no conjunto dos municípios.
O I Encontro Regional foi conduzido pela equipe da Oficina Municipal, organização contratada pelo Fundo Juntos pela Educação para coordenar e implementar o Programa Primeiro a Infância, que já teve uma primeira edição em três municípios pernambucanos: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata.
A segunda edição já começou a ser executada nos seis municípios parceiros do interior de São Paulo.