Capivari lança “Cãoterapia” para atender crianças com deficiência e instituições sociais

A Prefeitura de Capivari lançou na quinta-feira pp., dia 29, em um evento com público reduzido, a “Cãoterapia” para atender crianças com deficiência e entidades sociais do município.
O programa será realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
A cadela Pantera, uma labradora da Guarda Civil, fará a interação com esse público. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Mauro Júnior, o programa será realizado toda a semana.
“A Pantera foi treinada para trabalhar com crianças, pois ela não apresenta comportamento agressivo. Isso é fundamental, pois um cão que oferece risco de morder, não pode ser usado para esse tipo de interação”, disse.
A Pantera será conduzida pelo Chefe da Equipe do Canil, o Guarda Civil Cardoso, que tem treinamento para realizar esse tipo de atividade.
A secretária Manuela, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, afirma que essa parceria trará muito benefícios para a cidade.
“O tratamento com cão é um ótimo método para crianças. Certamente teremos ótimos resultados com esse trabalho em parceria com a Guarda”, disse Manuela.
De acordo o prefeito Vitão Riccomini, a Cãoterapia é apenas o início.
“Vamos investir muito e dar condições de Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência fazer o melhor para nossa cidade”, afirmou durante seu discurso. Estudos apontam que a Cãoterapia pode acelerar em até 52% o tratamento de crianças com algum tipo de doença.