Capivari – 189º Aniversário

Escreve Joaquim de Almeida Grellet, autor do magnífico livro “Capivari – Histórico da fundação e fatos desde fins do século XVIII até 24 de junho de 1932”: “Em 1763 um fugitivo do iníquo decredo do presídio de Iguatemi, fundado em Mato Grosso por João Martins de Barros, querendo abreviar o caminho para Itu, abriu uma picada até chegar ao alto da “Samambaia”, espigão hoje divisor do nosso município com o de Salto. Esse foi o primeiro homem civilizado que pisou em terras de Capivari.”
Joaquim de Almeida Grellet sabia o que afirmava.
De todo modo, seria esse o início da bela história do nosso Município de Capivari, plena de ricos acontecimentos e berço de pessoas ilustres como os ministros Pisa e Almeida e Moacyr Amaral Santos, do Supremo Tribunal Federal, Rodrigues de Abreu, Amadeu Amaral, Tarsila do Amaral, João B. Prata, José Estanislau do Amaral, Bechara Maluf, Luiz S. Ferraciú, Antonio Mattar, Romeu Anichinno, Luís Lembo, Francisco de Aguirre Proença, Geraldo Amaral, Dr. Mário Dias de Aguiar, Briolange Grous, Vitório Maschietto, Ulysses do Amaral Pinto, e tantos outros que aqui não haveria espaço para relacionar.
Saúdo Capivari, estremecida terra natal, na data do 189º aniversário, confiante no desenvolvimento da sua economia, para gerar riqueza e empregos, sobretudo para as novas e futuras gerações.
Almir Pazzianotto Pinto