A luta por novos rumos: CREAS Capivari ajuda moradores em situação de rua

É comovente a situação das pessoas em situação de rua, muitos vivendo embaixo de pontes, em bancos de praças, em meio ao frio, com pouca comida e quase nenhum carinho.
Exceto pelo trabalho do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Capivari, que nunca os deixa desemparados, entendendo suas dificuldades e o porque estão nesta condição, oferendo alimento, agasalhos, cobertores e ajuda, principalmente, para a mudança do contexto de vida.
De acordo com a equipe “Novos Rumos”, que faz visitas duas vezes na semana para os 13 moradores em situação de rua da cidade, todas essas pessoas possuem família e uma “moradia”, contudo, pelos mais diversos motivos, escolheram deixar suas casas para viver de maneira independente, e foi aí que “conheceram as ruas”.
Morador anônimo fez questão de ressaltar a ajuda que vem tendo do CREAS.
“Não tenho palavras para descrever o quanto o pessoal do CREAS tem me ajudado. São anos e anos de luta, sem nunca desistir de mim.
Quero vencer por mim e por eles, mostrando a todos que sou capaz de dar a volta por cima”, completou.

Conquistas
Em contraponto a este caso, estão 26 vitórias, que são as pessoas que deixaram as ruas e agora residem em alguma moradia.
Gente que saiu da vida obscura para buscar novos rumos, com emprego, família e vida nova.
Como exemplo dessa mudança, um senhor retornou a Praça Central, local que lhe serviu de morada por anos.
Ele conta que deixou sua família após problemas pessoais, e que encontrou nas ruas um refúgio mental.
Porém, com o passar dos anos, falta de dinheiro e a perda de amigos, viu-se isolado em um mundo sem esperança.
Foi aí que o CREAS, mais uma vez, se tornou fundamental, ajudando o senhor a mudar, deixando as ruas e retornando a sua casa.
“Quando saímos de casa e decidimos morar nas ruas, é um choque de realidade, mas ao passar dos dias aquilo vai se tornando algo cômodo, e como uma âncora que nos puxa cada vez mais pra baixo, vai se tornando impossível subir.
E quando chegamos a esse ponto, só mesmo com ajuda de alguém para poder mudar.
O CREAS me entendeu e foi essa ajuda que eu precisava. Hoje mudei totalmente minha vida, e devo muito a eles”, descreveu o senhor.
Mesmo aqueles que deixaram a situação de rua, o CREAS segue acompanhando essas pessoas, visitando, conversando e instruindo-os, dando todo o suporte para que se mantenham nesse estado.
O CREAS atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h na rua Fernando de Barros, 176, centro, ou pelos telefones (19) 3492-5805 e (19) 3491-3088.