A IMPORTÂNCIA DE NÃO SE ACOMODAR

Se insistir em dizer: “Vou começar amanhã”, “Se eu ignorar o problema, ele desaparece”, “Sou muito velho para isso”, as coisas não vão dar certo, porque o pessimismo está fazendo morada em sua mente.
Se continuar com esses pensamentos acima, procrastinando, deixando de buscar soluções e se acomodando, com a alegação de que não pode fazer mais e melhor – nada de bom e de melhor advirá para você.
É possível aprender a construir estágios mentais positivos com a busca de solução e pelo prazer de servir, que, decididamente, conduzem à melhor saúde emocional, mental, e ao bem-estar.
A frase “Vou começar amanhã” serve de desculpa para tudo: estudo, trabalho, exercício físico, dieta, arrumar o quarto, fazer um curso.
Na realidade, quanto mais se adia, menor será a nossa motivação para começar. Se precisar de um pouco de motivação, pode-se inspirar na natureza, que sempre cumpre seu ciclo.
A continuidade da história entre passado, presente e futuro é alguma coisa admirável, surpreendente.
Entretanto, temos que ter a humildade de perceber que ao manter nossos pés no passado ou então no futuro, estamos abortando o agora, que é o presente.
Um tibetano famoso, o Dalai Lama, bem expressou isto: “Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem, e o outro se chama amanhã”.
Podemos aprender a eliminar os pensamentos negativos e concentrar nossa energia no positivo, em nossos pontos fortes.
O pensamento é uma semente, e vivemos o que pensamos.
Se eu ignorar um problema, ele desaparece?
Claro que não.
É importante ter serenidade para buscar resolvê-lo.
Sabemos que as pessoas de sucesso se concentram nas soluções e não nos problemas.
Vivemos num mundo de provas e expiações, e os problemas fazem parte da vida.
Eles vão sempre existir, mas a superação depende de nossas escolhas.
É preciso ter uma visão de fé sobre a vida e confiança em Deus e em si, um ponto de vista enérgico e uma posição emocional positiva, que não crie expectativas, mas confiança no melhor.
Pela lei da atração, o Universo vai sempre responder aos seus anseios e pedidos e lhe dar o que você deseja, se você pedir da maneira correta.
Tenha a convicção de que não é necessário ser perfeito para ter sucesso no objetivo desejado.
Quantas coisas você já deixou de fazer por achar que já não tem idade?
Não se iluda, nunca se é velho demais para aprender novas coisas ou experimentar novos desafios, fazer um curso, frequentar um clube, buscar uma nova profissão, realizar um hobby, praticar esportes, música, até aprender uma nova língua.
Veja o que disse o geriatra Júlio Horta sobre a importância de não se acomodar com a idade: “Os estudos mostram que nos idosos mais ativos, seja física ou mentalmente, a incidência de doenças, principalmente mentais, como a depressão, até as doenças mais conhecidas hoje, como Alzheimer, Parkinson, nesse grupo ativo é bem menor.
Controlar os fatores de risco é bem importante, mas socializar, manter-se ativo fisicamente dentro da família ou dentro de um grupo, isso é extremamente importante”.