A GRAÇA DO MINISTÉRIO PRESBITERAL

Nesta sexta-feira, dia 4, a Igreja celebrou a memória de São João Maria Vianney, o padroeiro dos padres. Por esse motivo no primeiro fim de semana do mês dedicado as vocações, somos convidados a olhar para a vocação específica do ministério presbiteral.
A homilia ritual para as ordenações presbiterais nos lembra de que: “ainda que todo o povo de Deus seja em Cristo um sacerdócio régio, o nosso sumo e eterno Sacerdote, Jesus Cristo, escolheu alguns discípulos para exercerem em seu nome, e publicamente na Igreja, o ofício sacerdotal, em favor da humanidade.”
Assim, todos nós, pelo nosso sacramento do batismo, possuímos o tríplice múnus, fomos ungidos como sacerdotes, profetas e reis. E no decorrer de nossas vidas, todos são chamados a dar uma resposta mais e específica para sua vocação. Disso nascem as diversas vocações da Igreja, dentro das diversas opções, encontramos o chamado a seguir a Cristo pelo sagrado sacramento da Ordem.
Em virtude deste sacramento, os sacerdotes participam das dimensões universais da missão confiada por Cristo aos Apóstolos, pela graça espiritual que lhes foi transmitida na ordenação, estes homens se preparam para uma missão de salvação de amplitude universal, até aos confins da terra (Cf. PO 48).
No ano de 2012, disse o Papa Bento XVI aqueles que receberiam a ordenação presbiteral: “o presbítero é aquele que é inserido de um modo singular no mistério do Sacrifício de Cristo, mediante uma união pessoal com Ele, para prolongar a sua missão salvífica. Esta união, que se verifica graças ao Sacramento da Ordem, exige que se torne ‘cada vez mais estreita’, pela correspondência generosa do próprio sacerdote.”
Toda uma comunidade tem a obrigação de cultivar e colaborar com as vocações, rezando para que ainda nos dias de hoje, os jovens estejam atentos e dispostos para poderem responder ao chamado de Deus em suas vidas; rezar pelos seminaristas, que iniciaram essa longa jornada de preparação para o sacramento da ordem; e fundamentalmente rezar pelos padres, para que cada vez mais eles possam viver essa intimidade com Cristo.
A síntese do que significa a vida e missão do presbitério, se encontra em uma frase atribuída a São João Maria Vianney:
“Quem recebeu vossa alma à sua entrada na vida? O padre. – Quem a sustenta para dar-lhe a força de fazer sua peregrinação? O padre. – Quem há de prepará-la para se apresentar diante de Deus, purificando-a pela última vez no sangue de Jesus Cristo? O padre, sempre o padre. – E se a alma morrer quem há de ressuscitá-la? Ainda o padre. – Não há benefício alguma de que vos lembreis sem ver logo ao lado desta recordação a figura do sacerdote. – O padre tem as chaves dos tesouros celestiais; é o procurador de Deus, é o ministrador de seus bens.”


Pe. Mateus Kerches Nicolucci

Pævaleat in omnibus voluntas Dei