A 13ª Campanha de Prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero será realizada entre os dias 02 e 31 de outubro, nas unidades de saúde de Capivari. Os exames de prevenção poderão ser realizados pelas mulheres de segunda a sexta nos postos de saúde dos bairros e no Ceamc (Centro Especializado em Atendimento à Mulher e à Criança). Aos sábados os locais de coletas e exames serão das 8h às 12h nas seguintes datas: CEAMC – dias 07, 21 e 28 de outubro Posto de Saúde Padovani – dias 07, 21 e 28 de outubro Posto de Saúde Castelani – dia 07 de outubro Posto de Saúde Porto Alegre – dia 21 de outubro Posto de Saúde Engenho Velho – dia 21 de outubro Posto de Saúde Rita – dia 28 de outubro Posto de Saúde São João – dia 28 de outubro O exame preventivo do câncer do colo do útero, conhecido popularmente como exame de Papanicolau, é indolor, barato e eficaz. A fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais um dia antes do exame, não usar duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais nos três dias anteriores ao exame e não se submeter ao exame durante o período menstrual. As causas de câncer de mama são ainda desconhecidas. O histórico familiar constitui o fator de risco mais importante, especialmente se o câncer ocorreu na mãe ou em irmã, se foi bilateral e se desenvolveu antes da menopausa. Outro fator de risco é a ingestão regular de álcool, mesmo que em quantidade moderada, que gera um aumento moderado do risco de câncer de mama. As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o auto-exame das mamas, o exame clínico e a mamografia. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Saúde, localizada na Rua Padre Haroldo, 553, centro, ou pelo telefone: 3492-8200 ou no CEAMC, na Área da Mulher, Rua Chiquinho Quadros, 1000, Nova Capi, ou pelo telefone: 3491-7590.

O “Dia D” aconteceu na sexta-feira, dia 29 de setembro, em Capivari e, entre as atividades previstas na programação, foi a vinda de 8 empresas para a realização de entrevista de emprego de pessoas com deficiência.
As entrevistas aconteceram a partir de 13h e para participar, o candidato precisou apresentar laudo que comprove a deficiência. No dia não houve atendimentos para a população em geral.
Todos os atendimentos disponíveis no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) foram oferecidos aos participantes a partir das 9h.
Emissão de RG, Carteira de Trabalho, consulta de vagas de emprego e informações sobre Banco do Povo estão na lista dos serviços cedidos, além de auxílio para criação de um novo currículo.
No local, aconteceu, ainda, uma palestra sobre a Lei de Cotas, ministrada por um profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Capivari.
A ação tem o objetivo de promover a inclusão social e profissional de pessoas com deficiência e possibilitar a interação entre os grupos que têm interesse em ingressar no mercado de trabalho.
Em Capivari, ela é realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego.