21 de setembro: Dia da Árvore

Em meio à crise ambiental que o país vem enfrentando, com a pior escassez hídrica da história, com a devastação dos povos indígenas e das nossas florestas, com as queimadas descontroladas em nossos biomas e até mesmo nos centros urbanos, com as ameaças à legislação ambiental e o desmonte dos órgãos de controle e fiscalização, este ano é muito mais do que necessário falar sobre o Dia da Árvore.
No Brasil, o Dia da Árvore é celebrado em 21 de setembro, próxima terça-feira e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.
As árvores são bens preciosos da natureza e são verdadeiras engrenagens para o equilíbrio ecológico e manutenção da vida em qualquer habitat. Cada espécie com suas particularidades e suas funções ecológicas, seja em meio a uma mata densa, seja numa praça ou seja num logradouro público. De majestosas gigantescas à exemplares de pequeno porte.
Fornecem oxigênio, filtram gases poluentes, aumentam a umidade do ar pelo seu potencial de evapotranspiração, reduzem a temperatura, evitam erosões, protegem os rios, fornecem sombra e abrigo para animais, produzem alimentos, contribuem para o aumento da biodiversidade.
Poderia, por páginas, explicitar a importância e o benefício das árvores. Mas no momento atual em que o país enfrenta, nesta data, mais do que plantar árvores, é necessário nos atentarmos e fazer uma grande reflexão sobre o desmatamento desenfreado e a necessidade de preservação dos recursos naturais.
É necessário que passamos a exigir mais e melhores políticas públicas para o meio ambiente e mais ainda, fazermos a nossa parte, em preservar e conservar a natureza, pois tudo que necessitamos para a manutenção da nossa vida, vem dela.
Nesta data e daqui pra frente, exercite a consciência ambiental. Diga não ao consumo de produtos que não utilizam em sua cadeia de custódia, mecanismos de preservação e matérias-primas que possam desequilibrar o ecossistema. E plante árvores. Na sua calçada, nas áreas verdes da sua cidade, em áreas rurais, próximo a cursos d’água. Plante! Solicite a orientação dos órgãos ambientais da sua cidade e plante, pelo menos uma árvore. Plante.