Espaço Corporativo – Você sabe o que é uma startup?

Dentre os novos conceitos de negócio, especialmente aqueles considerados inovadores e relacionados às novas tecnologias, destacam-se as chamadas startups.
O que é uma startup? Muitas pessoas pensam que uma startup é simplesmente uma empresa que está começando. Na verdade, entende-se por startup a organização construída para encontrar um modelo de negócios viável, repetível e escalável (Steve Blank). Ou seja: um modelo de negócios capaz de vender um (ou mais) produto(s) para todos os clientes (ou seja, repetível). E que consiga atender grandes quantidades de clientes (em grande escala, escalável).
Além destes requisitos, pode-se dizer que as startups são, necessariamente, empresas inovadoras e que envolvem, na essência, um alto risco. A partir destas constatações, dá para perceber que uma startup não é apenas uma empresa nova. Existem negócios que oferecem riscos relativamente baixos desde o seu início (por exemplo, a criação de uma padaria).
Outra característica marcante nas startups: elas são projetadas para crescer rapidamente. E, devido ao alto grau de risco, devem estar preparadas para realizar mudanças de forma ágil.
Startups precisam ter estruturas enxutas, flexíveis e pouco onerosas. O aumento nos custos e despesas deve ser proporcionalmente bem menor que o incremento de receitas, proporcionando resultados (ganhos) de negócios crescentes conforme conseguem escalar.
A forma com que uma startup consegue capital para o seu desenvolvimento também difere das captações de recursos tradicionais. Elas recorrem a investidores-anjo (pessoas físicas que participam com capital próprio em empresas nascentes com alto potencial de crescimento), incubadoras (que tem por objetivo a criação ou o desenvolvimento de pequenas empresas ou microempresas), aceleradoras (incubadoras mais sofisticadas que procuram por startups, contando com um time de profissionais e investidores para apoio financeiro, consultoria, treinamento e participação em eventos durante um período específico – cuja contrapartida consiste de uma participação acionária na empresa acelerada por eles) ou capital semente (tipo de financiamento de longo prazo, concebido por fundos de investimento, atuando acima da camada de recursos oferecida por investidores-anjo, podendo aplicar até R$ 5 milhões em negócios que estão em fase de desenvolvimento).
Se você pensa em desenvolver um novo negócio, fique atento às características do mercado onde pretende atuar, ao modelo de negócio mais adequado e responda para si mesmo: devo abrir um negócio tradicional ou uma startup? Estou a disposição para ajudar, de alguma forma, nesta importante decisão.

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Celso Pedroso
Celso Pedroso | Consultor de Empresas, Palestrante e Coach em Finanças, Gestão Corporativa, Estratégia Empresarial, Gestão da Informação e Marketing. Como Gestor e Consultor vem trabalhando em mais de 160 empresas tais como: GE, Xerox do Brasil, IBM, Bosch, Klabin, Frango Assado, Mercedes-Benz, Mineração Rio do Norte. Professor Universitário e Integrador Acadêmico da PUC-Campinas. Mestre em Análise de Sistemas e Especialista em Informática pela PUC-Campinas. Bacharel em Estatística Unicamp. É certificado como Coaching. Pós Graduado em Gerência Financeira pelo FMP/GE International. e-mail: provendas@provendas.com | Philos – Consulturia Pessoal e Empresarial www.philosconsultoria.com.br contato@philosconsultoria.com.br Fone: (11) 9 9328-9810