Na manhã desta terça-feira, dia 21, o prefeito de Capivari, Vitão Riccomini e o vice-prefeito, Bruno Barnabé, anunciaram mudanças na distribuição de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia.
Anteriormente dedicada estritamente para casos de Covid-19, o local passará a atender outros quadros clínicos em seis de seus sete leitos.
A medida já entra em vigor a partir de hoje.
A mudança foi possível graças a autorização concedida pelo Governo Estadual, que usa como base os casos ativos de Covid-19 na cidade para que a mudança seja concretizada.
De acordo com Vitão, a medida vai atender melhor a população.
“Quando abrimos a UTI, a unidade teve papel fundamental no combate contra a Covid-19 em nossa cidade.
Conforme o avanço da vacinação, os números de casos e internações em nosso município felizmente diminuíram e conseguimos a autorização necessária para fazer essa mudança.
A partir de hoje, a nossa UTI vai atender outros quadros clínicos, porém um leito ainda será reservado para atendimento de pacientes com a doença, conforme estipulação”, afirmou.
Atualmente Capivari possui apenas sete casos ativos de Covid-19, com outros seis aguardando resultados.
O leito destinado à Covid-19 da UTI da Santa Casa se encontra ocupado atualmente, enquanto os disponibilizados à internações clínicas da doença possuem 67% de sua capacidade ocupada no momento.
A Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Misericórdia completa no próximo dia 28, cinco meses de funcionamento, desde sua abertura.
A ação encerrou uma espera de 10 anos por uma UTI em Capivari.
Desde sua inauguração, mais de 100 pacientes já foram atendidos no local.