
Após a aprovação do projeto de lei que institui o programa de cooperação “Sinal Vermelho” em Capivari, as vereadoras Inês Luísa Félix da Costa e Sele Rosada, ambas do PSL e autoras do projeto, idealizaram uma palestra sobre o tema na Câmara Municipal, que ocorreu na última terça-feira, dia 17.
A palestra começou com a delegada titular de Capivari e da Delegacia de Defesa da Mulher, dra. Maria Luísa Dalla Bernardina Rigolin, que tratou de diversos pontos, dentre eles a eficácia e importância da Lei Maria da Penha e o aumento dos índices de violência contra a mulher no país e no município.
Segundo a dra. Maria Luísa, em 2020, 111 medidas protetivas foram registradas em Capivari; e de janeiro até julho deste ano, os índices já registram 83 ocorrências.
“Isso veio em razão da pandemia, em razão de essa vítima estar constantemente com o agressor”, explicou.
Após a apresentação da delegada, outros dois serviços oferecidos pela Polícia Civil de Capivari foram expostos: a psicóloga Marli Lunezo Oliveira falou do trabalho de escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, e a assistente social Amanda Germolhato Botoni abordou sobre os atendimentos prestados às mulheres vítimas de violência.
As palestrantes reforçaram o fato da Polícia Civil de Capivari ser uma das únicas do Estado de São Paulo a possuir uma equipe multidisciplinar para cuidar desses casos.
O evento contou com a presença do deputado federal Herculano Passos (MDB) e da sua esposa, a ex-deputada Rita Passos, do prefeito de Capivari, Vitor Riccomini (PSL), do vice-prefeito, Bruno Barnabé (PSDB), do presidente da Câmara, Du Bombonatti “Tambú” (Republicanos), de vereadores e vereadoras de Capivari e de cidades da região, de secretários municipais, servidores públicos, autoridades de segurança e de representantes de entidades e instituições.
Houve ainda a apresentação musical do grupo Seresteiros de Capivari.
A palestra foi transmitida ao vivo pelo canal da Câmara de Capivari no Youtube e pelo Facebook, e permanecerá no arquivo das duas plataformas.
Em alusão ao “Agosto Lilás”, em que é tratada a conscientização para o fim da violência doméstica, as luzes da fachada do prédio do Poder Legislativo permanecerão na cor lilás durante o período.
Novo projeto
Outro projeto apresentado pelas vereadoras Inês e Sele é o da instituição do Dia Municipal da Luta Contra a Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, a ser comemorado anualmente no dia 07 de agosto.
O projeto será votado na próxima segunda-feira, dia 23, e, se aprovado, passará a fazer parte do Calendário de Eventos de Capivari.
Para a celebração da data, o projeto prevê que as Secretarias de Segurança e de Educação realizem eventos, palestras e apresentações que abordem o tema, de maneira que se construa uma sociedade consciente e compromissada com a valorização da vida.
