Temer confirma a Macris e Cauê inclusão do Trem Intercidades no pacote de concessão federal

sem-titulo-5O presidente Michel Temer garantiu na manhã desta última terça-feira, dia 28, em Brasília que o Trem Intercidades, que ligará São Paulo a Campinas e Americana, será incluído no programa de concessões da União.
A informação foi confirmada durante audiência no Palácio do Planalto entre o presidente, o deputado federal, Vanderlei Macris, o presidente da Alesp, deputado Cauê Macris, e o secretário de Transportes Metropolitanos do Estado, Clodoaldo Pelissioni.
Temer também garantiu que o Governo Federal vai ceder a faixa de domínio.
Segundo o deputado Cauê Macris, o presidente quer assinar o documento que garante essa permissão em abril.
O uso da faixa de domínio do transporte de cargas era um dos entraves para a viabilidade do Trem Intercidades.
De acordo com Vanderlei Macris, Temer se mostrou entusiasmado com o projeto.
“O presidente percebeu a importância do retorno do transporte ferroviário de passageiros e autorizou a inclusão do projeto que já se encontra na Secretaria Executiva do Programa de Parcerias para Investimentos”, ressaltou.
O segundo desafio vencido, avalia Macris, foi a concessão da linha férrea do transporte de cargas.
“A estrutura já existe a partir da linha férrea do transporte de cargas, sem a necessidade de desapropriações ou licenças ambientais, faltava apenas o aval para que a as duas modalidades, carga e passageiros, pudessem compatibilizar”, completou Macris.
O presidente da Alesp disse que este projeto é um marco na mobilidade do Estado.
“São Paulo viverá um novo tempo com o Trem Intercidades. A volta do transporte de passageiros por meio dos trilhos é seguro, econômico e vital para facilitar o deslocamento dos grandes centros. Com a confirmação do presidente, saímos daqui com a garantia dessa excelente notícia para todos os paulistas”, finalizou.
A audiência contou com a presença do ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, do diretor-presidente da ANTT, Jorge Passos, e do secretário executivo do PPI Adalberto Vasconcelos.