Raizen vai reativar a Usina Bom Retiro

sem-titulo-101Raízen, maior produtora de açúcar do mundo, retomará as operações da usina Bom Retiro em Abril de 2017, utilizando a chamada cana energia, uma variedade mais produtiva, com os preços futuros da commodity mais altos no mercado global do que estavam em 2015, quando as atividades na unidade foram paralisadas.
O anuncio foi feito pelos representantes da empresa, no gabinete do prefeito Rodrigo Proença, na tarde da última segunda-feira, 21.
As contratações devem começar já no mês que vem. Ao todo serão 225 vagas disponíveis em diversos setores.
A unidade foi paralisada por conta de problemas com a oferta da cana na área.
A Raízen opera com mais quatro usinas em nossa região.
“Eles vão moer 500 mil toneladas no primeiro ano, aumentando para 1 milhão de toneladas em 2018”, afirmou o presidente da Vignis, Luis Claudio Rubio.
Quando parou as operações, a unidade tinha capacidade de moagem de cerca de 1,4 milhão de toneladas por ano.
A empresa utilizará uma variedade de cana diferente da tradicional no projeto, conhecida como cana energia.
Ela é mais fina que a cana-de-açúcar comum, mas pode produzir até o dobro por hectare.
Segundo Rubio, a Raízen pretende usar a unidade Bom Retiro como um projeto-piloto para testar a nova variedade, de olho na possibilidade de no futuro ampliar o uso da cana energia para mais unidades em suas 24 usinas no Brasil.sem-titulo-102sem-titulo-103O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Capivari e Região, José Luis Cláudio, comemora a reabertura da Usina Bom Retiro e os 225 empregos diretos que ocorrerá.
Segundo Luis Cláudio haverá também um aumento significativo nos serviços terceirizados de nossa cidade com a reabertura da usina.
Colocamo-nos à disposição da Raízen, diz Cláudio