Polícia Civil de Capivari realiza reprodução simulada de fatos que aconteceram na cidade

A Polícia Civil realizou na última quarta-feira, dia 14, a reprodução simulada dos fatos de dois casos distintos que aconteceram na cidade de Capivari. Em um dos casos, que aconteceu em fevereiro deste ano, um homem de 55 anos morreu e outras 2 pessoas foram baleadas. Um Guarda Civil da cidade de Itu/SP que estava de folga realizou os disparos após sofrer uma tentativa de roubo. Segundo as investigações, o caso ocorreu no cruzamento das ruas Padre Haroldo e 7 de Abril, na região central da cidade, no local havia dois veículos, que segundo uma das testemunhas – a qual se encontrava no veículo com o GCM, o carro do homem de 55 anos estava os seguindo por aproximadamente 8 quilômetros. Os disparos aconteceram logo após uma discussão entre os ocupantes dos dois veículos. Foi instaurado Inquérito Policial para apurar os fatos e as investigações seguem em andamento.
O segundo caso, trata-se de uma ocorrência envolvendo os Guardas Municipais de Capivari e um rapaz de 22 anos. O homem de 22 anos foi baleado após tentar atingir o GCM com foices. Segundo a ocorrência apresentado pela Guarda, na data dos fatos (26/11/2020) a equipe estava em patrulhamento pelo bairro Morada do Sol, quando o homem surgiu alterado portando duas foices, uma em cada mão. Este, que estava visivelmente alterado, tentou ferir um dos agentes e populares que ali se encontravam. O rapaz só parou quando foi atingido pelos disparos de arma de fogo do Guarda Municipal. A equipe conduziu o rapaz até o pronto socorro local, onde passou por procedimento cirúrgico e se recuperou. Na delegacia foi registrado boletim de ocorrência de Dano, Desobediência e Ameaça. Também foi instaurado Inquérito Policial para apuração dos fatos.

REPRODUÇÃO SIMULADA DOS FATOS (RECONSTITUIÇÃO DO CRIME)
A reprodução simulada dos fatos foi coordenada pela delegada titular Drª Maria Luísa Dalla Bernardina Rigolin, a qual ressalta que a ação é fundamental para enriquecer as investigações dos casos mencionados, uma vez que o método serve para confronto de versões apresentadas e provas colhidas. Além disso, a reprodução simulada também conta com a participação dos peritos criminais da polícia científica de Piracicaba, dos agentes da Polícia Civil das Delegacias de Capivari (DDM E MUNICÍPIO), da corregedoria da Guarda Civil de Itu e das partes envolvidas. As imagens e informações conseguidas com a ação serão encaminhadas ao Instituto de Criminalística, onde será elaborado um laudo (de cada caso), que logo depois será elencado nos autos para prosseguimento das investigações e posteriormente enviado ao Poder Judiciário.