Na manhã desta sexta-feira (10), a Polícia Civil de Capivari, sob comando da Delegada Titular Dra. Maria Luisa Dalla Bernardina, deflagrou a operação “Obsidio”, com apoio unidades da Guarda Civil Municipal, DEIC de Piracicaba, Seccional de Piracicaba, CPJ DIG e DISE Americana.
A ação teve como objetivo o cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão em investigação de tráfico de drogas e associação criminosa, com foco em indivíduos ligados a facções criminosas. As diligências ocorreram nos bairros Jardim do Bosque e Porto Alegre em Capivari.
Durante a operação, foram presos em flagrante três indivíduos:
- Um homem de 42 anos, residente no bairro Porto Alegre, foi encontrado com cocaína, papelotes, uma arma de fogo calibre 32 com numeração suprimida, munições e R$ 2.200,00 em espécie.
- Um casal, sendo uma mulher de 28 anos e um homem de 34 anos, foi detido no Jardim do Bosque com eppendorfs de cocaína, celulares e dinheiro. Ambos foram indiciados por tráfico e associação para o tráfico.
- Um homem de 32 anos, morador do bairro Porto Alegre, foi preso com maconha, crack e cocaína, além de materiais para embalo e preparo de entorpecentes. O indivíduo tentou se desfazer das drogas ao perceber a chegada das equipes, mas foi contido e preso.
Todos os presos foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Capivari, onde foram lavrados os respectivos autos de prisão em flagrante. A autoridade policial representou pela conversão das prisões em prisão preventiva, com base nos indícios de autoria e na gravidade dos fatos.
A investigação: Conduzida pela equipe do SIG de Capivari, ao longo de aproximadamente 3 meses. - Campanas e outras técnicas investigativas;
Segundo investigações, os investigados atuavam em funções estruturadas dentro da organização criminosa, exercendo papéis como: • Gerência do tráfico • Distribuição de entorpecentes. - Foco também na estrutura financeira do tráfico, rastreando o fluxo de dinheiro gerado pelas vendas.
- Armazenamento de drogas em estabelecimentos comerciais, como adegas, bares e barbearias.
Diante da complexidade e da organização das atividades criminosas e com base nas evidências reunidas ao longo da investigação, a Delegada Titular Dra. Maria Luísa Dalla Bernardina representou junto ao Poder Judiciário pela expedição de mandados de busca e apreensão, os quais foram deferidos.
A operação “Obsidio” reforça o compromisso da Polícia Civil de Capivari no combate ao tráfico de drogas e à criminalidade organizada, com atuação firme e integrada entre as forças de segurança.