
Hugo Aguirre Armelin, renomado biólogo capivariano, pesquisador do Instituto Butatan, é a Personalidade Destaque em Oncologia da 12ª edição do Prêmio Octavio Frias de Oliveira.
O pesquisador Hugo, aos 81 anos, coordena o Centro de Toxinas, Resposta Imune e Sinalização Celular da Fapesp, com cerca de cem colaboradores.
O Centro tem por objetivo isolar e identificar toxinas de venenos de animais peçonhentos.
Essas toxinas servirão de materiais moleculares para investigar o funcionamento das células.
Mesmo frente as grandes dificuldades enfrentadas pela ciência brasileira, com constante perda de recursos para pesquisa, o capivariano Hugo se mostra otimista quanto aos investimentos futuros com grande esperança no CNPq, Fapesp, Capes, Sociedades de Ciências e Fundação de Amparo à Pesquisa.
Hugo foi merecidamente premiado pelo sua pesquisa em decifrar os mecanismos, ação e proliferação de células tumorais e de vasos, com surgimento do câncer.
Ao longo da carreira, Hugo foi decifrando os mecanismos de controle e ação desse fator na célula e muitas outras moléculas.
“Ter sido escolhido para, neste ano, ganhar o Prêmio Octavio Frias de Oliveira foi, sem dúvida, uma grande honra e uma feliz surpresa. Prêmios dessa categoria são muito importantes para divulgação da pesquisa brasileira”, disse Hugo
Capivari sente-se orgulhosa. Parabéns !