Escolas de Capivari realizam Semana de Segurança e de Saúde

“Segurança do Trabalho, Eu e Minha Família”, este foi o tema das Semanas de Segurança e de Saúde que aconteceram no mês de outubro nas escolas E.E. Pe. Fabiano Moreira de Camargo, E.E. do Bairro Castelani e na municipal professora Laura Quagliato Pacheco, que funciona no bairro Santa Rosa.
O evento seguiu os critérios da Lei nº 12.645 de 17 de maio de 2012, que instituiu o Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas.
Em Capivari, a pioneira no cumprimento da Lei foi a escola Laura Quagliato Pacheco que realizou a primeira edição do evento de segurança em 2015.
O projeto é uma a iniciativa da área de segurança do trabalho da empresa italiana SICAD do Brasil Fitas Autoadesivas, fabricante das fitas EUROCEL.
O projeto que já rendeu prêmio ouro para a empresa SICAD do Brasil na categoria “Melhores Ações de Saúde e Segurança do Trabalho Junto a Comunidade” durante o concurso nacional da Revista Proteção em 2016 e Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Vereadores no mesmo ano, continua ganhando forças.
Neste ano a escola estadual Pe. Fabiano Moreira de Camargo também participou do projeto.
Para atender a nova escola foi realizada parceria entre as empresas Lolly Baby Produtos Infantis, CTESS Consultoria em Segurança do Trabalho e MM Souza Turismo.
As palestras para os alunos ficaram a cargo da área de segurança do trabalho da empresa SICAD.
Já as visitas aconteceram no parque industrial da empresa Lolly. A MM Souza cuidou da logística e fez o transporte dos alunos.
A CTESS foi a responsável pela formação da parceria entre as empresas.
Na escola Laura, o programa atendeu cerca de 100 alunos dos 9º anos, jovens com idade entre 14 e 15 anos.
No Castelani, ao menos 60 alunos com idade entre 17 e 18 anos de duas salas dos 3º anos do ensino médio participaram do evento.
A escola Pe. Fabiano incluiu 200 alunos com idade entre 17 e 18 anos que estão distribuídos em cinco salas dos 3º anos do ensino médio.
Idealizado e coordenado pelo técnico de segurança do trabalho João Flausino, o evento foi dividido em três etapas.
Na primeira, os alunos participaram de palestras sobre a importância da segurança no ambiente laboral e foram envolvidos em dinâmicas com práticas de prevenção de incêndios e outros acidentes domésticos.
O segundo momento compreendeu visitas ao parque industrial das empresas SICAD e Lolly, conheceram todo o processo de fabricação, os principais riscos, as medidas de controle, os EPC (equipamentos de proteção coletiva) e os EPI’s (equipamentos de proteção individual) utilizados pelos funcionários em todas as etapas da produção.
Durante as visitas às empresas, os alunos foram recepcionados pelas áreas de Recursos Humanos, Marketing e Segurança do Trabalho, participaram de café da manhã e de palestras.
Na empresa Lolly os alunos foram recepcionados pelo diretor Nélio Rodrigues Loatti.
Na SICAD do Brasil o diretor geral, Sr. Luis Carlos Bresciani foi quem deus as boas vindas e apresentou o grupo Sicad, destacou o papel de cada uma das unidades presentes na Itália, Croácia, África do Sul, França e Brasil.
Os estudantes visitaram os setores administrativos, de produção, qualidade e logística.
Durante as visitas na SICAD – EUROCEL os alunos foram orientados pelo gerente industrial José Roberto Pagotto Ferreira Leme, pelo técnico de processos Luis Carlos Pavan, pela coordenadora de logística Meire Santos, pelo encarregado Luciano da Rocha Campos e pelo supervisor de manutenção elétrica Fernando Miguel Coelho.
A terceira etapa do programa compreendeu a realização do concurso de redação. Nas três escolas os organizadores adotaram a frase “ Segurança do Trabalho, Eu e Minha Família” como tema para as redações. Os vencedores do 1º, 2º e 3º lugares de cada uma das unidades de ensino receberam troféus e almoçaram nas empresas.
Durante as cerimônias de encerramento, diretores e coordenadores aproveitaram para agradecer a parceria com as empresas.
No Castelani, a diretora Denise Gaparotto elogiou o trabalho da empresa SICAD, falou da importância do evento para a formação pessoal e profissional dos jovens e disse que o evento de segurança é “ uma partilha de conhecimentos e uma oportunidade para fazer amizades”, completou.
Na escola Laura, a coordenadora pedagógica Carolina Talassi Juliani Piai que acompanha o projeto desde 2015 reconheceu a importância do evento para alunos e professores e agradeceu a empresa
“Não tenho palavras para agradecer ao Sr. Luis Carlos Bresciani, ao João Flausino, a Cristiane e a todos os demais da SICAD do Brasil que sempre nos receberam com carinho, comprometimento, humildade e profissionalismo. Desejo poder trabalhar por muitos anos com vocês”. Comentou.
A diretora Ana Valéria Piccinin Pagotto, da escola Pe. Fabiano também agradeceu as empresas e listou os benefícios que o projeto proporcionou aos alunos e professores, destacou a importância da participação da iniciativa privada na realização da semana de segurança e de saúde e entregou um livro da autora Maria Augusta Bastos de Matos aos componentes da mesa da cerimonia e finalizou o discurso citando o titulo da obra “Gostaria que recebessem com o mesmo carinho com que entrego a vocês e assim como o titulo do livro, gostaria que voltassem mais vezes a este ginásio”.
Para o idealizador do projeto, o técnico de segurança João Flausino o sucesso do projeto é motivado pelo comprometimento das pessoas envolvidas “ Criamos o projeto base. Evidente que foi sendo aperfeiçoado com o toque pedagógico das coordenadoras de cada escola. Elas nos ajudam e muito. Outro fator e talvez o mais importante, é o fato das empresas acreditarem nesse trabalho e darem o devido patrocínio. São quatro elementos fundamentais: a participação dos alunos, a abertura da escola, a disponibilização de recursos humanos e financeiros por parte das empresas e o ultimo, a participação nossa enquanto técnico da área de segurança do trabalho”, comentou.
João Flausino também acredita que a iniciativa pode contribuir diretamente para a redução dos números de acidentes.
“São 700 mil acidentes de trabalho por ano no país. Todos anos ao menos 2800 trabalhadores perdem suas vidas devido a esses acidentes. Somos o 4º País com maior índice de acidentes do trabalho.
Nós estamos sinalizando para esses jovens que eles podem fazer a diferença, estamos apostando na conscientização deles”, explicou.
Para o diretor Luis Carlos Bresciani o sucesso só foi possível devido ao empenho da escola, dos alunos e dos funcionários
“Nossa especialidade é fabricar fitas adesivas de qualidade. Nossa participação nesse projeto é simplesmente dar o apoio necessário, seja ele financeiro ou técnico. Já o resultado positivo que estamos observando, não tenho dúvidas, só conseguimos devido ao engajamento de todos: Escola, alunos e nosso time SICAD”, comentou.


Finalistas do Concurso de Redação

Escola Laura Quagliato
1º lugar – aluna Luciana Witily de Moura Queiros Caetano do 9º ano C
2º lugar – aluna Jamile Dias Pereira da Silva do 9º ano E
3º lugar – aluna Tainá dos Santos Morais, do 9º E

Escola Castelani
1º lugar – aluno Djeison de Jesus dos Santos do 3º ano A.
2º lugar – aluno Deric Venancio de Almeida Toledo do 3º B.
3º lugar – aluna Joana Carolina P. Lima do 3º B.

Escola Pe. Fabiano
1º lugar – aluno Lucas Armelin do 3º ano B.
2º lugar – aluna Rayana Farias do 3º D.
3º lugar – aluno Lucas Felipe de Souza do 3º B

As redações foram corrigidas pelas professoras Isnara Daniela Monteiro Manesco, Nádia Fernanda de Freitas, Mary Hellen Bombonatti, Ana Angelica V. S. Semensato, Berenice de Cassia C. Borges, Cleide Forti Avancini e Eliane Maria Andrello Campanholi.
Todos os participantes receberam certificados, medalhas de participação e brindes oferecidos pelas empresas Lolly e SICAD.