Diretoria de Meio Ambiente realiza palestra de conscientização sobre o meio ambiente na EMEI “Guerino Padovani”

A Diretoria de Meio Ambiente esclarece sobre a foto de uma cobra que circulou em redes sociais de nossa cidade, que teria sido vista no Parque Ecológico.
Trata-se de uma serpente da espécie Boa constrictor, conhecida popularmente como jibóia-constritora, que apresenta a coloração marrom, com alguns pontos quase pretos.
Essa espécie de serpente não apresenta glândulas de veneno, nem dentes inoculadores.
A Diretoria de Meio Ambiente esteve pelo local para fazer a verificação e com base na Lei Federal de Crimes Ambientais de nº. 9.605/1998, não é possível a realização de uma busca ativa dentro do Parque Ecológico, pois é proibida a retirada de um animal silvestre de seu habitat natural.
Segunda-feira pp., dia 04, foi celebrado o Dia Mundial dos Animais e da Natureza, que foi marcado pela Diretoria de Meio Ambiente com uma palestra de conscientização sobre o meio ambiente para o corpo docente e alunos da EMEI “Guerino Padovani”.
Durante a palestra, foram abordados assuntos relacionados ao meio ambiente, preservação da flora, importância da fauna, processo de polinização das abelhas e o controle biológico que esses animais realizam.
Outro assunto abordado durante a palestra foi a importância das serpentes, animais que sofrem o repulso humano.
Segundo o diretor de Meio Ambiente, Guilherme Pagotto, um dos destaques da palestra foi a importância de coexistir com os animais.
“Precisamos ter respeito com os animais e saber coexistir com eles. Um destaque é para a localização da escola, que é um ponto onde os munícipes reclamam muito dos animais entrando nas escolas e casas. Porém temos que lembrar que fomos nós que invadimos o local e esse é o habitat desses animais.”, disse.
A equipe do Meio Ambiente levou duas serpentes para que o corpo docente e os alunos pudessem conhecer: uma é conhecida como jibóia, da espécie Boa constrictor constrictor, a mesma encontrada no Parque Ecológico “Murilo Ferreira Carnicelli” na última semana.
A segunda serpente é conhecida como cobra-do-milho ou ‘corn snake’, em inglês.
A Diretoria ressalta que em caso de encontrar animais silvestres, a população pode ligar para o Corpo de Bombeiros pelo 193, Defesa Civil pelo 199 ou acionar a Guarda Civil pelo 153, que atende 24 horas por dia, sete dias por semana.