Periscópio

Periscópio 18/11/2017

Santa Casa
O interventor da Santa Casa, que assumiu em junho pp., quando padre Adalton deixou a entidade, deixou o comando da entidade nesta última semana.


Santa Casa II
Segundo informações ainda não oficiais, mas plenamente confiáveis, quem assumiu as funções foi Celso, que já vinha trabalhando na secretaria de Saúde e trabalhou na Santa Casa na gestão de Leogildo Vendramin.


Santa Casa III
Quando houve a intervenção da prefeitura na Santa Casa, em que constituiu-se um conselho composto por 5 administradores, sendo indicado padre Adalton como interventor, Celso deixou a Santa Casa.


Controversa
Segundo algumas informações, Francisco, então interventor da Santa Casa havia sido indicado pelo vereador Guacyro, de quem é cunhado.
Uns falam que ele pediu demissão da função por motivos de saúde, outros dizem que houve um desentendimento e pediram sua demissão.


Competente
Em conversa com pessoas que tem acesso ao Palácio da XV, Francisco é um administrador competente e extremamente dedicado.
Vamos aguardar um pronunciamento do executivo sobre esta mudança no comando da Santa Casa.


Ausente
O prefeito Rodrigo não registrou presença no lançamento do livro do dr Almir, “A Falsa República”, na Nobel.
Já na inauguração da exposição do publicitário Lôlo marcou presença no hall da Câmara.


Presentes
Em ambos os eventos o vice prefeito Vitor e o secretário Ivan.
Presentes na Câmara o secretário José Carlos e a secretária da Educação, Marília Annicchino, alêm do Chefe de Gabinete, Eduardo Prado e sua esposa Ângela.


Macris
O deputado federal Vanderlei Macris esteve visitando a Câmara Municipal de Capívari em atenção ao seu particular amigo vereador Bruno Banabé da Silva, presidente da edilidade.


Entrevista
Vanderlei Macris concedeu entrevista à Rádio Cacique e ao Jornal Correio na manhã desta última terça feira, enquanto visitava a Câmara.


Visita
Na oportunidade, Macris encontrou-se com vários amigos capivarianos destaque para o vereador Rogério Marini, que também participou da entrevista na Rádio Cacique. O vice prefeito Vitor também esteve com Macris, assim como o vice presidente da Câmara Tambuzinho.


Exposição
Na noite desta última 2ª feira, dia 13, foi inaugurada a exposição do renomado publicitário Lôlo Ferraciu, um dos maiores fenômemos da publicidade nacional, Membro da Academia Brasileira de Marketing.


Ponto
O vereador Denilton Rocha, através de requerimento, quer informações, com cópias dos relatórios após implantação de ponto biométrico com nomes dos responsáveis e relação de funcionários cadastrados no sistema.


Entulho
O vereador Jurandir Pinheiro dos Santos “Binga” solicitou que seja notificado o proprietário do imóvel próximo à Congregação Cristã do Brasil, no Bairro Castelani, a fim de retirar entulho da calçada que está obstruindo o trânsito de pedestres.


Escondendo
O vereador Eliseu Serrano indicou ao executivo, que efetue, com urgência, a poda de árvore cujos galhos estão escondendo placas de sinalização de trânsito na bifurcação da Praça Francisco Bataghin, na Raia.


Escondendo II
Excelente solicitação dov ereadoir Serrano, mas há várias plcas escondidas atrás de galhos de árvores, em vias públicas.


Feriado
Devido ao feriado de 20 de novembro “Dia da Consciência Negra”, a 37ª Sessão Ordinária acontecerá, excepcionalmente, na terça-feira, dia 21, às 19h30, no Plenário Abílio Sérgio Annicchino, com transmissão ao vivo pela Rádio Cacique a partir das 20 horas.


Homenagem
O vereador Bruno Barnabé da Silva apresentou a Moção de Aplausos n.º 21/2017, que teve aprovação por unanimidade, foi entregue à diretora da Escola Municipal Augusto Castanho, Maria Luíza Stipp Nunes, em homenagem à todos os diretores.


Médicos
Os vereadores discutiram e aprovaram o Requerimento n.º 155/2017, do vereador Flávio Carvalho, que requer informações sobre existência de controle de jornada de trabalho dos médicos por meio de livro ponto nas administrações passadas.


Sede da PM
O vereador Nelson Soares apresentou o Requerimento n.º 159/2017 o qual pede ao Executivo informações sobre doação de área do município de Capivari para construção da sede da Polícia Militar no Distrito Industrial II


Eficiência
Em seu pronunciamento na tribuna, o vereador Valdir Antônio Vitorino “Valdir da Farmácia” mais uma vez cobrou eficiência do setor de compras de medicamentos da Prefeitura Municipal de Capivari.


Medicamentos
O vereador Valdir da Farmácia falou sobre os medicamentos jogados no lixo do Posto de Saúde, que vem presenciando, e que a disposição é irregular.


Compra
O vereador Valdir quer saber porque a secretaria de Saúde compra medicamentos que o Governo Federal distribui gratuitamente.
Valdir disse ser um gasto desnecessário.

Periscópio 11/11/2017

Saúde
Agora é definitivo, a secretaria de Saúde deve deixar o atual prédio para se instalar em novo e moderno prédio da Rua Padre Fabiano no Largo de Santa Cruz.


Saúde II
A parte inferior ou térrea do novo prédio abrigará o setor de especialidades médicas da secretaria de Saúde, enquanto a parte superior abrigará o setor administrativo da secretaria de Saúde de Capivari.


Saúde III
Vários departamentos de atendimento em saúde e social que se encontram em vários pontos da cidade, instalados em prédios alugados serão centralizados no atual prédio do Posto de Saúde Central.


Saúde IV
Óbvio que antes da mudança ocorrer, o local, depois de desocupado, deverá passar por uma reforma e adaptação que permita a instalação de cada um dos departamentos que ocupam casas alugadas.


Economia
Segundo nos informaram, mesmo com o aluguel do atual prédio, com a devolução de vários outros que se encontram alugados, haverá uma economia mensal que deverá ficar entre R$ 15 mil e R$ 20 mil mensais.


Aula aberta
O vereador Flávio de Castro Carvalho, a convite do Centro Paula Souza, participou de Aula Aberta, no auditório do CIAM, na última 3ª feira.
Durante o evento, professores e alunos do Paula Souza apresentaram vários modelos e trabalhos de conclusão de curso (TCC).


Paula Souza
O vereador Flávio Carvalho afirma que ficou honrado com o convite e satisfeito com a qualidade dos trabalhos apresentados.
“Fiquei honrado com o convite e muito feliz com tudo o que vi e ouvi, o que prova que a educação é o caminho para o desenvolvimento de nossa sociedade”.


Moção
A pedido do vereador Nelson de Sousa Soares a Câmara Municipal de Capivari entregou, na noite de segunda-feira, 6, no Palácio 10 de Julho, a Moção de Aplausos n.º 20/2017 à dupla de cantores gospel Fúlvio Stefan Souza Silva e Raquel Franco Silva, em homenagem à sua dedicação à música gospel.


Denúncia
Durante sessão camarária, na tribuna, foi registrado que tem médico que não está cumprindo as 12 horas de atendimento e, ao que parece, nenhuma atitude foi tomada até o momento.


Registro
O verador Flávio apresentou requerimento solicitando ao executivo informações do setor competente do executivo para que informe se houve, em administrações anteriores, controle da jornada de trabalho dos médicos, por meio de livro ponto.


Sindicâncias
O vereador Denilton, através de requerimento, quer informações solicitando que o executivo remeta cópias de processos administrativos ou sindicâncias realizadas nos últimos 4 anos e a lista de funcionários desligados.


Biométricos
O vereador Denilton, através de requerimento, solicita do executivo cópias de relatórios após a implantação do Ponto Biométrico, contendo nomes dos responsáveis e relação de funcionários cadastrados no sistema.


Cobertura
O vereador Binga apresentou requerimento solicitando informações sobre a cobertura dos pontos de ônibus de nossa cidade, com a finalidade de proporcionar mais conforto aos usuários.


Leitura
O prefeito Rodrigo e o vereador Flávio participaram do lançamento oficial do projeto da EAC: “Leitura sem fronteiras: Consuma aqui e alimente sua mente” que tem como intuito instalar geladeiras temáticas e com livros para serem lidos pela população em prédios públicos.


Professores
O vereador Mateus solicitou, através de requerimento, informações sobre os questionamentos formulados pelos professores da rede pública de ensino, que dizem respeito ao reajuste salarial concedido nestes últimos anos, e outras informações correlatas.


Líder
O PSDB capivariano enviou ofício à Câmara, comunicando que o vereador Flávio de Castro Carvalho é o líder da bancada do PSDB na Câmara Municipal de Capivari.


Novos cargos
Os vereadores aprovaram, em sessão extraordinária realizada no último dia 01, em votação única, o projeto de Lei 165/2017 que dispõe sobre a criação de cargos em provimento no âmbito da secretaria Municipal de Educação.


Iluminação
O vereador Valdir pediu informações ao executivo, através de requerimento, sobre arrecadações de contribuições de iluminação pública.


Apagado
Há muita reclamação da sociedade quanto ao grande número de lâmpadas queimadas na rede de iluminação pública há vários meses, sem qualquer providência do executivo ou da CPFL.


Mudança
Comenta-se, nos bastidores, que pode haver alteração no secretariado, já que há descontentes e sem previsão de melhoras ou alteração na condução política municipal.


Comissionados
Com a implantação do Ponto Biométrico, falam que houve mudanças de locais de trabalho de alguns comissionados.Estamos averiguando.


CIPA
O vereador Serrano apresentou requerimento solicitando informações sobre a possibilidade do executivo disponibilizar uma sala equipada com móveis e computadores, além de um veículo, para se se possa desenvolver atividades atientes aos membros da CIPA.

Periscópio 04/11/2017

Homenagem
Em intervalo na sessão desta última segunda feira, a Câmara Municipal prestou homenagem a 50 Servidores Públicos Municipais conforme determinação de Lei apresentada pelo vereador Eliseu Serrano e aprovada pelos vereadores.


Homenagem II
Todo ano, na semana do Dia do Funcionário Publico, 50 trabalhadores da prefeitura, Câmara e autarquias serão merecidamente homenageados em sessão da Câmara Municipal.


Sede da PM
O vereador Nelson protocolou rquerimento solicitando informações do executivo sobre doação de área do município para o Estado com a finalidade de construção da sede da Polícia Militar no DIC II, próximo a Câmara.


Sinalização
O vereador Nelson de Sousa Soares indicou ao setor competente do executivo, sinalização de solo delimitando espaço para bolsões de estacionamento de motos na Rua João Vaz, próximo ao Posto São Chiquito.


Aprovado
Em atenção as instruções do TCESP, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso definiu, na reunião plenária de 03 de agosto pp., aprovar projeto que contém programa de trabalho proposto pelo Lar dos Velhinhos.
Em atenção ao Tribunal de Contas, a Câmara aprovou, por unanimidade, o projeto de Lei 163/2017 que autoriza o executivo a conceder subvenção à entidade no importe de R$ 21.417,21, com recursos do CMDI.


Aplicativo
O vereador Binga, através do Requerimento n.º 149/2017, pede informações sobre existência de estudo que verifica a possibilidade de disponibilidade de aplicativo que facilite a comunicação entre os postos de saúde e os pacientes, para fins de agendamentos, remarcações e cancelamentos de consultas.


Médicos
O vereador Flávio Carvalho apresentou o requerimento Nº 155/2017, que solicita do executivo, através do setor competente, informar se houve, nas administrações anteriores, controle da jornada de trabalho dos médicos através de livro ponto.


Ponto Biométrico
O vereador Denilton apresentou o requerimento Nº 156/2017, pelo quial solicita do executivo, cópias dos relatórios, após implantação do Ponto Biométrico, com nome dos responsáveis e relação de funcionários cadastrados no sistema.


Médicos II
Teve vereador que registrou na tribuna da Câmara, que mesmo com a redução do horário de 20 horas para 12 horas de atendimento semanal, tem médico que não vem cumprindo o horário.


Reclamação
Tem uma grande quantidade do funcionalismo reclamando que batem o ponto biométrico, mas continuam trabalhando após o horário sem receber pelo excedente.
Alguns trabalham demais, outros de menos, ajustes precisam ser feitos.


Comenta-se
Que alguns comissionados cujo horário não se ajusta ao ponto, foram transferidos a funções que não estão sob o controle do ponto biométrico.
Estamos averiguando se as denúncias procedem.


Presente
O ministro dr Almir esteve na Nobel Capivari para lançamento do seu novo livro A Falsa República.
O vice prefeito Vitor marcou presença com os secretários Ivan, da Saúde e Junior Pazzianotto, da Captação de Recursos.
O ex-prefeito dr Julio Forti Neto e os ex-vereadores Orlando Carnicelli Jr e Chinha marcaram presença.


Salários
O vereador Denilton Rocha dos Santos apresentou o requerimento nº 158/2017, pelo qual solicitou ao setor competente do executivo que informe, remetendo cópias das tabelas de referências salariais dos servidores públicos municipais de Capivari.


Cobertura
O vereador Valdir indica ao executivo, que providencie, com urgência, a colocação de cobertura na entrada do Centro Especializado de Atendimento a Mulher e a Criança dr Máximo Guidetti, dando assim melhores condições as pessoas que chegam para atendimento, principalmente com crianças.


Atendimento
O vereador Valdir também solicitou ao setor de saúde do executivo para que verifique a possibilidade de abertura do CEAMC mais cedo, para que as pessoas que vão para atendimento possam aguardá-lo dentro da unidade.


Paralelepípedos
O vereador Valdir recebeu ofício da prefeitura com resposta sobre informações que pedira sobre a destinação dos paralelepípedos retirados das vias, quando as mesmas foram asfaltadas.


Mudança
O vereador Mateus, atra vés do requerimento nº 152/2017, solicita ao executivo informações se existe intenção de mudar o Posto de Saúde Central para outro local.


Segundo
Informações, o Posto de Saúde deve-se mudar para o largo da Santa Cruz, notícia registrada nesta colunas há várias semanas, ficando o prédio do posto de saúde atual para receber vários departamentos da prefeitura que estão em casas alugadas que serão devolvidas.


Economia
Segundo nossa fonte, com a devolução dos imóveis e aluguel do novo prédio que abrigará o Posto de Saúde, especialidades médicas e a secretaria de Saúde, a prefeitura deverá economizar um valor expressivo.


Farmácia
Também registramos que a Farmácia Municipal se mudará para um novo prédio, próximo ao local do novo Posto de Saúde e de Especialidades Médicas, na esquina da Rua Padre Fabiano, próximo ao Largo de Santa Cruz.

Periscópio 28/10/2017

Liminar
Através de liminar emitida pela 2ª Vara Civel, a prefeitura municipal está impedida de realizar contratos temporários de professores e instrutores de oficina.


Concurso
Acatando a decisão da Justiça, a prefeitura somente irá contratar professores por meio de concurso público.
Para isso a municipalidade está trabalhando para a realização de Concurso Público, a ser promovido ainda este ano, objetivando atender às exigências do Ministério Público no que se refere à contratação de profissionais, especialmente na área da Educação, para que no próximo ano letivo não ocorram situações similares a esta.


Denúncia
Segundo a denúncia do MP, tem-se adotado como prática a contratação temporária de professores para exercerem funções permanentes e passou a renovar os contratos “diversas vezes”.


Pronunciamento
O prefeito Rodrigo esteve presente nesta última sessão explicando o ocorrido e disse que o problema vem ocorrendo desde 2004, e que esta gestão tem valorizado o professor.


Notificação
O prefeito disse que a prefeitura foi notificada da decisão juidicial no último dia 16, assim os contartos assinados antes desta data tem validade e serão respeitados.


Contrato
A decisão permite que os professores que já estão atuando cumpram o tempo de contrato até o fim “para não prejudicar o serviço público essencial e contínuo”.


Presentes
Os professores da rede pública municipal de ensino reuniram-se com os vereadores no noite desta última 2ª feira, antes da realização da sessão.


Reivindicações
Na oportunidade, os professores apresentaram várias reinvidicações para melhorias da categoria, pedindo apoio dos vereadores.


Estudo
Nesta reunião, os professores pediram aos vereadores que realizassem um estudo detalhado nas comissões para o Projeto de Lei n.º 161/2017.
O projeto prevê a criação de cargos de provimento efetivo na Secretaria de Educação.


Estudo II
Na manhã desta última quinta-feira, dia 26, as comissões permanentes da Câmara Municipal de Capivari se reuniram e discutiram vários projetos de lei, dentre eles o PL n.º 161/2017, que irá à votação na próxima sessão ordinária, nesta segunda-feira, dia 29, a partir das 19h30.


Cursos IFESP
O vereador Flávio reuniu-se com o diretor de Desenvolvimento Econômico Rogério Oliveira e com o reitor do Instituto Federal de São Paulo – IFESP Capivari, Waldo de Luca, 4ª feira, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no SIAM, solicitando a disponibilização de cursos de extensão gratuitos à população de Capivari.
Tanto Flávio quanto o vice prefeito Vitor está empenhados para que os cursos venham a ser uma realidade muito breve.


Voto contra
Os deputados federais que mais tem colaborado com Capivari através de emendas e, com forte aceitação entre os eleitores locais, Vanderlei Macris e Carlos Sampaio, não falharam com a sociedade capivariana e votaram a favor da investigação contra o presidente Michel Temer e contra o relatório que impede a investigação.


Reajuste
O vereador Mateus apresentou o requerimento Nº 151/2017 o qual solicita informação do executivo sobre reajustes salarial dado aos professores da rede pública de ensino nos últimos anos.


Varredora
Apesar do protestro dovereador Flávio, na tribuna da Câmara, pelo não uso pelo município de uma máquina varredora conseguida junto a deputada Célia Leão, esta continua inoperante, guardada no prédio da rodoviária, segundo informe.


Clínico Geral
O vereador Nelson registrou, em tribuna, a falta de médico clínico geral no Bairro Catelani.


Saudação
Ao encerrar o seu pronunciamento, integrante do legislativo foi efusivamente saudada pela pláteia presente, em sua grande maioria por professores da rede pública de ensino, com uma sonora vaia, sendo necessário a intervenção do presidente Bruno para acalmar os manifestantes.


Agradecimento
Ao encerrar a sessão desta semana, o presidente Bruno agradeceu a presença e o respeito de todos os professores que participaram nesta noite dos trabalhos camarários.


Professores
O vereador Denilton Rocha dos Santos entregou Moção de Aplausos às professoras Rosineide de Fátima Toledo e Marlize de Campos Aranha Pacheco, na noite de segunda-feira, dia 23, durante a 33ª Sessão Ordinária, em comemoração ao Dia do Professor, em 15 de outubro.
Denilton Rocha escolheu para sua homenagem duas de suas professoras na infância e juventude.


Abono
O vereador Flávio disse que tem percepção que os dissídios tem que ter uma participação mais efetivas dos funcionários públicos de todas as áreas, visto que o abono vem, ao longo do tempo, achatando os salários do funcionalismo.


Lideranças
Capivari desponta hoje com três lideranças políticas fortíssimas : Vitor, Junior Pacheco e Bruno.
Sobram talento, competência e determinação.


Equipamentos
O vice prefeito Vitor, competente secretário de Desenvolvimento Econômico de Capivari, conseguiu junto ao secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Estado, José Luiz Ribeiro: 4 computadores, 1 swift, 1 impressora e 4 ventiladores para utilização nos atendimentos e serviços oferecidos no PAT.

Periscópio 21/10/2017

Comércio
O vereador Bruno defendeu o comércio local solicitando providências quanto ao grande número de ambulantes que vendem produtos pelas vias públicas de nossa cidade.


Comércio II
Ele se reuniu com o vice-prefeito Vitor para estudar a atual legislação e pediu que seja mantida forte fiscalização para verificar se os ambulantes tem alvará para vender nas ruas da cidade.


Comércio III
A ACIC também partilha da preocupação do presidente da Câmara e pede que além de verificar se tem alvará, verifiquem também se trabalham conforme normas da Anvisa.


Escuro
As reclamações estão se tornando rotineiras quanto a grande quantidade de lâmpadas queimadas em vias públicas, deixando os pedestres com muito mede de passar em certos locais devido a grande escuridão.


Escuro II
O vereador Flávio Carvalho disse, em tribuna, que a CPFL derrubou a mininar que a obrigava a realizar manutenção da iluminação pública, responsabilidade agora da prefeitura, que deverá fazer uma licitação para contratar uma empresa especializada para o serviço.


Escuro III
Enquanto isso, a cidade continua no escuro, pois os funcionários públicos podem somente trocar as lâmpadas de praças, avenidas e parques.


COHAB
Mais uma vez o vereador Valdir, juntamente com o diretor geral da Câmara, Li Piazza acionam a COHAB para regularização de mais de 260 escrituras das casas construídas pela autarquia em Capivari, nos bairros Porto Alegre, Engenho Velho e Santa Rosa


COHAB II
Na manhã desta última 3ª feira, o diretor comercial, administrativo e financeiro da Companhia de Habitação de Campinas – COHAB,Valter Greve esteve no gabinete do prefeito Rodrigo, para improtante reunião sobre o pedido do vereador Valdir.


COHAB III
Participaram da reunião o vereador Valdir, o diretor geral da Câmara, Luís Antônio Piazza, o secretário de Habitação Arlindo Batagin Júnior e o diretor de Habitação Fernando Soares.


Homenagens
Os vereadores aprovaram por unanimidade a Moção de Aplausos n.º 17/2017, de autoria do vereador Guacyro Justino Alfredo que foi entregue aos médicos dr Arnaldo Annicchino Nacarato e dr Antônio Carlos Munhoz Júnior, em homenagem ao Dia do Médico.


Exame
Mateus usou a tribuna para registrar a fila de espera de 370 pacientes aguardando autorização de exames para o Ultrasom Doppler Venoso que tem tempo mínimo de espera de 18 meses.


Exames II
O vereador Mateus falou também que há uma fila de espera de cerca de 370 pacientes aguardando autorização para realização de ressonância, com tempo médio de espera de 3 anos.


Exames III
Continuando sua fala ensta última sessão, o vereador disse que há mais de 600 pacientes aguardando o exame de endoscopia com tempo médio de espera de 12 meses.
Colonoscopia tem espera de dois anos e aguardam o exame 264 pacientes.


Saúde
O vereador Bruno anunciou na tribuna da Câmara nesta última 2ª feira, verba de R$ 200 mil, emenda parlamentar do deputado federal Vanderlei Macris, que será destinado para equipar o novo posto de saúde.


Sem atenção
Tambuzinho registrou na tribuna que há muita reclamação da população quanto ao atendimento do prefeito para com os munícipes.
Tambuzinho disse que irá conversar com o prefeito.


Paula Souza
O vereador Flávio disse que em 2018 teremos o curso de enfermagem no Centro Paula Souza, com realização do vestibulinho.
Flávio disse também qiue o Centro já firmou parceria com a Santa Casa.


Serviços Públicos
Aprovado o Requerimento n.º 142/2017, do vereador Eliseu Serrano, pelo qual pede informações sobre providências com relação a serviços públicos (transporte, saúde, educação, saneamento básico, entre outros) para serem disponibilizados às novas famílias que irão ocupar o conjunto habitacional do bairro Caraça.


Guarda Civil
O verador Tambuzinho falou sobre a renovação do contingente da Guarda Civil Municipal para um trabalho de excelência que favoreça a segurança pública em Capivari.
O vice-presidente da Câmara Municipal, pediu a aposentadoria de alguns guardas civis e a contratação dos aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura Municipal.
Tambuzinho afirma que os guardas civis na ativa devem estar melhor dispostos para o trabalho de prevenção e repressão dos crimes.


Rafard
A vereadora Angela, presidentre da Câmra de Rafard, esteve no gabinete do deputado estadual Gileno Gomes solicitando emendas para a Educação.


Rafard II
Nesta mesma 5ª feira esteve no escritório do Deputado Federal Ricardo Izar Jr. protocolando pedido de uma Van e de uma Ambulância para a Saúde, 200 mil para custeio e 200 mil para Infraestrutura.


A Falsa República
O nosso querido amigo e conterrâneo, ministro dr Almir Pazzianotto Pinto lança seu novo livro A Falsa República, na Livraria Nobel, nesta próxima 6ª feira, dia 27, em tarde de autógrafos das 17 hs às 19 hs.
Todos convidados para este marcante evento

Periscópio 14/10/2017

Moção de Aplauso
A Guarda Civil Municipal de Capivri recebeu merecida Moção de Aplausos, de autoria do vereador Flávio de Castro Carvalho pelos relevantes serviços prestados a sociedade capivariana.


Segurança
O secretário de Segurança Pública, Ricardo Lourenço de Souza e o comandante da Guarda, Aldrumont Ferraz representaram a corporação homenageada na sessão desta última 2ª feira, recebendo as homenagens.


Efetivo
O vereador Gamaliel Lourenço de Souza falou na tribuna, sobre a Guarda Civil Municipal afirmando que a entidade precisa de guardas novos que já fizeram concurso e aposentadoria de guarda que estão há muito tempo no trabalho.


Custo alto
O vereador Nelson Soares falou na tribuna, sobre a cobrança de serviços prestados no cemitério quanto à construção de gavetas extras para sepultar os mortos.
Segundo o vereador, a cobrança chega a R$ 1 mil.


Álcool & drogas
O vereador Jurandir Pinheiros dos Santos “Binga” fala da necessidade da atuação do Poder Público para coibir uso de álcool e drogas entre adolescentes.


Juntos
O vereador Mateus esteve na capital com o prefeito Rodrigo, sendo recebidos pelo vice governador Márcio França.
Em pauta pedido para instalação de cursos à distância para nossa cidade, através da UNIVESP.


Juntos II
Na audiência com o vice governador, o prefeito e Mateus estavam acompanhados do deputado estadual Carlos CEzar e do Bispo Paulo Rogério.


Instituto Federal
O vereador Mateus, na tribuna, registrou sua visita ao Instituto Federal para falar sobre a construção do novo prédio do IFSP e aumento de cursos.
Mateus pede ao Poder Executivo disposição de espaço para oferecimento desses cursos de extensão gratuitos para a população de Capivari.


Cancian
O vereador Denilton Rocha falou, na tribuna, da necessidade de serviços nas quatro ruas do bairro Cancian, bem como aumento de ronda no local.
Serviços esses reclamado à muito pelos moradores.


Unimed
O renomado cardiologista Luís Antônio Bereta, presidente da Unimed Capivari usou a Tribuna Popular na sessão do último dia 09, para falar sobre o hospital, que vem se constituindo em referência em nossa região.


CIPA
O vereador Serrano indicou ao executivo a disponibilização de sala equipada com móveis e computadores para o desenvolvimento de atividades referentes à CIPA.


Contra mão
O vereador Nelson Soares pede providências para coibir o trânsito de veículos na contramão da Rua João Annicchino, que dá acesso ao Porto Alegre.
Teme que ocorram acidentes graves no local.


Redutor
O vereador Flávio Carvalho indicou colocação de redutor de velocidade na rua Maria Bego Bossolan, altura do número 11 no bairro Vila Fátima, com urgência.


Redutor II
O vereador Eliseu Serrano indicou ao Poder Executivo, redutor de velocidade antes da faixa de pedestre da esquina da Rua Sinharinha Frota com a João Vaz.


Comércio
O vereador Valdir da Farmácia falou, na tribuna, sobre necessidade de área comercial para o local das novas casas populares a fim de evitar que casas de moradia sejam usadas para comércio.
Certinho o vereador, moradia não pode ser transformada em comércio.


Conferindo
O vereador Denilton Rocha requereu ao executivo cópia de livro ponto dos médicos dos postos de saúde do município.
Pede também informações sobre prestações de serviços durante negociação sobre colocação de ponto biométrico.


Anistia
O vereador Flávio de Castro Carvalho criticou, na tribuna, a anistia para partidos políticos e convocou uma frente parlamentar para exigir do governo federal anistia para Santas Casas.
Flávio sempre agindo com extremo bom senso.


Saúde
Na tribuna, o vereador Guacyro Justino Alfredo comentou sobre a nova aquisição da secretaria de Saúde, aparelho automático de quimioluminescência com diag nóstico rápido.
O moderno aparelho realiza diagnóstico de 300 exames por hora.


Outubro Rosa
O presidente da Câmara Municipal, vereador Bruno Barnabé da Silva falou na tribuna sobre a importância do Outubro Rosa, onde se orienta a sociedade quanto a importância da prevenção do câncer de mama e colo de útero.


Ambulantes
O vereador Bruno registrou, na tribuna, o aumento do comércio de ambulantes em nossa cidade, pedindo ao Poder Executivo maior rigor na fiscalização.
À poucos metros da prefeitura há venda de frutas numa das esquinas de maior densidade de trânsito de pedestres da cidade, atrapalhando-os, visto que a banquinha fica na calçada, bem na esquina.


DIC II
Os vereadores aprovaram requerimento do vereador Valdir da Farmácia, que pede informações sobre as empresas instaladas no DIC II.


Guarda
O vereador Edson José Bombonatti “Tambuzinho” pe de ao Poder Executivo que aposente os guardas civis municipais que já tem o tempo necessário de serviço.
Tambuzinho pede tmbém ao executivo que convoque aqueles que passaram no concurso público e estão aptos à trabalhar na segurança pública municipal e aguardam serem chamados.

Periscópio 07/10/2017

Aprovado
Os vereadores aprovaram o PL 153/2017 que autoriza o Executivo a realizar alteração de carga horária de servidores ocupantes dos cargos de médicos e dentistas.
Foram 8 votos favoráveis, 2 votos contra e 2 abstenções.


Votaram a favor
Os vereadores Eliseu, Gamaliel, Gilceane, Jurandir, Rogério, Valdir, Flávio e Edson.


Votaram contra
Os vereadores Denilton e Mateus, com abstenções dos vereadores dr Guacyro e Nelson.


Redução
Portanto, com aprovação do projeto, que sancionado pelo prefeito torna-se Lei, os médicos tem reduzido de 20 horas semanais de trabalho para 12 horas e, os dentistas, de 20 horas semanais para 15 horas.


Protesto
Várias pessoas presentes a sessão desta última 2ª feira protestaram pacificamente, com cartazes.


Registro
O ex-vereador e atual suplente dr Gillys se manifestou, nas redes sociais, contrário a redução da jornada de trabalho dos médicos e dentistas.


Ponto Eletrônico
O vereador Flávio enfatizou a determinação do Ministério Público sobre a implantação do ponto eletrônico e de como isto afeta o trabalho desses profissionais.
“Na carga horária de hoje nós não teremos médicos suficientes para atendimento médico”, disse. Afirmou que acredita em melhora significativa no atendimento.


Atendimento
Em seu pronunciamento na tribuna, dr Guacyro expôs que os médicos, desde os governos anteriores, deixavam de cumprir as horas contratuais. A implantação do ponto eletrônico torna essa prática impossível.
O projeto de redução de carga horária foi apresentado aos médicos.


Laboratório
Segundo dr Guacyro, um dos integrantes da coordenação da Saúde juntamente com Vitor e Ivan, disse que até dezembro, o município implantará o ambulatório de especialidades, no qual os médicos atenderão com hora marcada.


Atendimento II
Segundo dr Guacyro, serão 4 atendimentos por hora, em 12 horas semanais, totalizando 48 atendimentos por semana, enquanto que, atualmente, os médicos estão atendendo 30 pacientes.
“Não haverá prejuízo para a população, os médicos concordaram com isso”, disse.


Exoneração
Dr Guacyro comentou na tribuna que há médicos que já pediram exoneração do cargo e que outros estão ameaçando pedir.
Ressaltou dr Guacyro que este foi um acordo com os médicos após determinação do Ministério Público para instalação do Ponto Eletrônico e defendeu a aprovação do projeto para que os pacientes não fiquem prejudicados no atendimento


Outubro Rosa
O presidente da Câmara Municipal de Capivari, Bruno Barnabé, falou sobre a Campanha Outubro Rosa, cuja lei, que instituiu as ações no município, é de sua autoria.
Ele enfatizou a necessidade de prevenção do câncer de mama e convidou à todos para a abertura das exposições que se iniciam na próxima segunda-feira, 9, dentro do Projeto Câmara Arte e Cultura.


Voto contra
O vereador Denilton Rocha comentou sobre seu voto ser contrário à aprovação do projeto de Lei 153/2017 que diminui a carga horária de trabalho para médicos e dentistas.
Teme pela redução no atendimento à população.


Preocupado
O vereador Eliseu Serrano falou sobre a preocupação quanto à entrega de casas no bairro Caraça e aumento de demanda de pacientes no Posto de Saúde.
Comenta sobre aumento de necessidade de vagas em creches e escolas para crianças, além de horários de ônibus.


Conselho Tutelar
O vereador Gamaliel Lourenço de Souza falou, na Tribuna Livre, sobre o Conselho Tutelar.
Disse que a jornada de trabalho precisa ser revista, além do aumento de contingente.
Parabenizou o trabalho da Guarda Civil Municipal pela operação que prendeu grupo especializado em roubo dos Correios.


Atenção
O vereador Nelson Soares apontou que os bairros Engenho Velho e São Marcos precisam de atenção do poder público.


Aplausos
Os vereadores aprovaram a Moção de Aplausos 14/2017, de autoria do vereador Denilton Rocha, aos mestres da capoeira Lourival Sérgio Arruda dos Santos “Loli” e Marcelino Ezequias de Almeida “Canela”.


Apelo
Os vereadores aprovaram Moção de Apelo n.º 15/2017, de autoria do vereador Valdir da Farmácia, ao governador do Estado, Geraldo Alckmin, para a conclusão da duplicação das rodovias SP-101 e SP-308.


Área rural
O vereador Valdir da Farmácia comentou sobre a necessidade de melhorias na zona rural.
Pediu que o setor de obras para que dê mais atenção às estradas rurais.


Homenagem
Por unanimidade, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei da Câmara Municipal, de autoria do vereador Eliseu Serrano, que institui homenagem anual aos servidores púbicos municipais de Capivari.


Poda e acesso
O vereador Jurandir indica ao Executivo que determine ao setor competente a poda de árvores da área verde localizada na rua Érico Veríssimo, no bairro Morada do Sol.
Também pede a construção de rampa de acesso às pessoas com mobilidade reduzida, em todos os postos de saúde do município.

Periscópio 30/09/2017

Trilhos
O vereador Valdir apresentou requerimento para que o executivo informe, através do setor competente, sobre a possibilidade de utilizar trilhos da malha ferroviária, abandonados na antiga estação, para construção de pontes e passarelas.


Numeração
O vereador Mateus apresentou requerimento ao executivo para que o setor competente informe a possibilidade de reorganizar a numeração dos imóveis das ruas que sofrearam prolongamentos, entre o Jardim do Bosque e Jardim Branyl.


Idosos
O vereador Valdir apresentou indicação para que o município construa creche para idosos com faixa etária acima dos 60 anos, com objetivo de prestar assistência e cuidados especiais as pessoas de baixa renda.


Poda
O vereador Jurandir apresentou indicação para que seja realizada poda de árvores na área verde localizada na rua Érico Veríssimo,no bairro Morada do Sol.


Calçadas
O vereador Mateus apresentou indicação para que sejam efetuados concertos nas calçadas no entorno das escolas Rosa Amdio Balan e Maria Rosa Lembo Duarte, ambas situadas na Vila Balan.


Placas
O vereador Valdir indicou a colocação de placas denominativas nas ruas do Bairro Cancian.


Meio Ambiente
O vereador Denilton apresentou requerimento ao executivo, para que a Secretaria de Postura e Meio Ambiente informe sobre o controle de transporte de resíduos, através do documento denominado CTR.


Estagiários
O vereador Mateus Scarso pede informações sobre os estagiários contratados pela Prefeitura Municipal de Capivari.
Também comenta sobre a necessidade de trabalho de limpadores de rua e limpeza de área de lazer no Parque Residencial Santa Rita.


Taxi
O vereador Flávio registrou reclamação de alguns usuários de ônibus intermunicipal que não tem encontrado taxi nos domingos à noite quando chegam de São Paulo por volta das 20 hs15 ou pouco mais.


Varrendo
O vereador registrou também sua indignação com o descaso com que se tem tratado o suao da máquina de varreção, conseguido por ele junto a deputa da estadual Célia Leão, atrav´[es de emenda parlmentar acima de R$ 80 mil.


Varrendo II
A máquina, 0 km, encontra-se sem uso desde que Capivari foi contemplada, enquanto que nos países desenvolvidos seu uso é eficaz e extremamente comum há décadas.


Mudando
Tem alguns comissionados que passaram por vários setores do poder público, e não conseguem se encaixar em nenhum.
Segundo nossa fonte, é impressionante como muda rapidamente de função e não é demitido.


Comissionados
Não sou contra a contratação de comissionados, por necessidade e competência, jamais vou concordar com comissionados apadrinhados politicamente, como alguns que penduram em nossa cidade.


Pedindo
O vereador Nelson Soares falou na Tribuna Livre, que foi recebido pelo deputado estadual André do Prado, a quem entregou pedidos para emendas parlamentares em áreas de infraestrutura e saúde.


Acessibilidade
Ao usar a tribuna livre, o vereador Valdir da Farmácia falou sobre a necessidade de acessibilidade nas calçadas das vias públicas de Capivari.


Catarata
Na tribuna da Câmara o vereador e médico dr. Guacyro falou sobre as cirurgias de catarata cujos processos diz que já estão em andamento.
Acredita que no mês de outubro será realizado o mutirão de cirurgia.


Exames
Dr Guacyro falou sobre os exames complementares onde enfatizou a dificuldade de pedido médico vindo da rede particular de saúde.
Ele explicou que basta o munícipe passar pelo médico da rede pública que este pedirá o exame solicitado pelo paciente.


100 anos
O presidente da Câmara Municipal de Capivari vereador Bruno Barnabé da Silva elogiou a Solenidade ocorrida na Câmara, dia 20 pp., em Comemoração aos 100 Anos do Tiro de Guerra 02-011 de Capivari.
Bruno agradeceu a participação dos vereadores, autoridades municipais e da população.


Verba
O vereador Bruno também falou da confirmação no Siconv de um recurso de R$ 250 mil, emenda do deputado federal Vanderlei Macris, para o esporte de nossa cidade, que servirá para manutenção do campo do Juventus.


Música
O vereador Flávio Carvalho usando da palavra na tribuna da Câmara nesta última sessão, abordou o Projeto Música na Praça, realizado por iniciativa popular, elogiando as realizações que vem ocorrendo em nossa cidade.


Nanico Car
É a nova indústria que irá se instalar em nossa cidade e que segundo o vice -prefeito Vitor, atuante secretário de Desenvolvimento Econômico foram seis meses de intesas negociações que resultou nesta grande conquista que irá gerar 100 novos empregos diretos.


Mamógrafo
O vereador Valdir pediu um mamógrafo para a Santa Casa. Contudo, em resposta da Secretaria de Estado da Saúde, foi informado, em ofício, que a mesma encontra-se impossibilitada de receber repasses por estar inadimplente, inviabilizando assim o atendimento do pedido.

Periscópio 23/09/2017

Homenagens
A Câmara Municipal de Capivari, pelo presidente Bruno Barnabé da Silva, recebeu, em sessão solene, o Gen Ex João Camilo Pires de Campos, Comandante Militar do Sudeste, que veio participar das comemorações dos 100 anos do Tiro de Guerra de Capivari.


Sessão Solene
A Câmara recepcionou o general Campos em sessão solene ocorrida às 10 horas da manhã, transmitida ao vivo pela Rádio Cacique.
Na oportunidade usaram da tribuna o Gen Campos, o presidente Bruno, o prefeito Rodrigo e o vereador Flávio de Carvalho.


Gabinete
Encerrada a sessão na Câmara, a comitiva do general Campos dirigiu-se ao gabinete do prefeito, onde foi recepcionado com coquetel pelo executivo.


Almoço
Encerrada a visita ao executivo, o general Campos foi recebido em almoço com grupo de amigos e antigos atiradores do nosso TG, sob coordenação do jovem Felipe Piazza. Excelente recepção.


Solenidade
O TG 02-011 se engalanou para a solenidade militar e receber a ilustre visita do General Campos e os atiradores que passaram por suas fileiras, num encontro memorável de saudade, emoção, amizade e muita alegria.
Vários atiradores, os mais experientes, foram merecidamente homenageados.


Parabéns
Ao Sub Ten Jailton Cordeiro da Silva, chefe de instrução do TG 02-011 e todos os seus colaboradores pela belíssima fesa comemorativa aos 100 anos do nosso glorioso Tiro de Guerra.


Presente
O vereador Flávio marcou presença na reunião festiva promovida pelo Rotary Club em que se prestou marcante homenagem ao general Campos pelos 100 anos do TG e, ao padre Adalton em comemoração do Dia do Padre ocorrido em agosto pp..


Ausente
O querido conterrâneo, dr Almir que também estaria presente no Rotary, por problemas particulares transferiu a visita para outra oportunidade, quando será merecidamente alvo de homenagens deste importante clube de serviço.


Outubro Rosa
Através do calendário oficial do município, instituído pela Lei 4.540/2014, do vereador Bruno Barnabé, tem como objetivo orientar, conscientizar, combater e prevenir os diversos tipos de câncer que atingem as mulheres, principalmente o câncer de mama.


Rodoviária
O vereador Eliseu Serrano apresentou requerimento 132/2017, solicitando que o setor competente do executivo inforeme sobre a possibilidade de disponibilizar um guarda municipal durante 24 horas no Terminal Rodoviário de nossa cidade.


Acostamento
O vereador Nelson Soares indica ao executivo a urgente necessidade de alargamento do acostamento da avenida Josefina Giovana Rossi, com o devido cascalhamento, principalmente na entrada do Jardim Branyl.


Pedestres
O vereador Gamaliel, ex-secretário Municipal de Segurança Pública indica ao executivo a instalação de semáforos para pedestres onde já existem semáforos para veículos.


Redutor
Gamaliel também indica ao executivo a colocação de redutores de velocidade e faixa de pedestres na Rua Antonio Frederico Ozanam, em frente ao Supermercado Bresciani, devido ao grande fluxo de veículos e de pedestres no local.


Redutor II
O vereador Valdir também solicitou ao setor competente do executivo que estude a possibilidade de instalação de um redutor de velocidade na avenida José Annicchino, próximo ao Posto de Saúde do Padovani.


Educação
O vereador Guacyro indica estudos ao executivo para que firme convênio com o Governo do Estado para implantação de um pólo da UNIVESP em nossa cidade.


Subvenção
O vereador Denilton Rocha apresentou o requerimento 135/2017 solicitando do executivo informações sobre a concessão de subvenções às entidades declaradas de utilidade pública que ainda não receberam suas subvenções.


IPVA
Através do requerimento 130/2017, o vereador Denilton quer saber qual o montante arrecadado de IPVA em nossa cidade.


Encontro
Os vereadores Denilton e Mateus Scarso se encontraram com o empresário Paulo Skaff, presidente da Fiesp, logo após apresentação da Orquestra Filarmônica do SESI-SP.


Soro
O vereador Mateus apresentou requerimento ao executivo solicitando informações sobre estoque de soro contra picada de animais peçonhentos, e onde ficam armazenados.


Inadimplência
Em contato com o secretário municipal da Fazenda, tivemos ciência da alta taxa de inadimplência que atinge nosso município.


Passeio
Este domingo teremos o tradicional desfile de cavaleiros e amazonas de nossa cidade, abrindo as festividades da FEPEC.

Periscópio 16/09/2017

Parabéns, Junior
O participativo e competente policial civil Mauro Roberto de Souza Júnior, depois de receber o título de Polícial Padrão 2017, por indicação da Delegacia Seccional de Piracicaba, na Câmara Municipal de Piracicaba, recebeu nesta última 2ª feira, o merecido reconhecimento da Câmara Municipal de
Capivari através de Moção de Aplausos apresentada pelo vereador Flávio de Castro Carvalho.


Moção
O policial civil Mauro Jr, dedicado e altamente preparado, vem subindo rapidamente os degraus da carreira policial, graças aos intensos cursos que vem realizando e ao seu raro talento como policial.
A Moção de Aplausos teve aprovação por unanimidade dos vereadores.


Drogas & sexo
O vereador Eliseu Serrano, usando da tribuna, registrou sua indignação com os problemas que vem ocorrendo no Terminal Rodoviário, onde registrou as reclamações de moradores vizinhos sobre pessoas que utilizam o terminal para uso de drogas e sexo.


Segurança
Serrano pediu a presença da Guarda Civil no local durante 24 horas.
Também falou que homens adentram ao sanitário em condições impróprias deixando as pessoas presentes, principalmente mulheres, constrangidas.
Ainda sobre o Terminal Rodoviário, o edil pediu que sejam feitas melhorias no local.


Santa Casa
O vereador Gamaliel falou, em tribuna, sobre melhorias no atendimento da Santa Casa, onde esteve no final de semana.


Trânsito
Gamaliel comentou sobre a grande movimentação de pessoas e de veículos nas proximidades dos supermercados no início do mês e pediu ao setor competente sinalização de trânsito nesses locais, como faixa de pedestre e lombadas.


Melhorias
O vereador Nelson Soares falou sobre reclamações de moradores do Jardim São Marcos.
Ele solicita sinalização de segurança e lombada próxima à escola.
E para o Jardim Branyl pede ao Poder Executivo acostamento na entrada do bairro.


Capoeira
O vereador Denilton Rocha convidou a população para a graduação de mestres e contra-mestres da Academia de capoeira Coquinho Baiano, no sábado, 16, às 14h, no ginásio de esportes do bairro Castelani.


Apoio
O vereador Flávio Carvalho manifestou apoio ao projeto de prevenção de enchente e, assim como o vereador Denilton Rocha, parabenizou o Projeto Manhãs Literárias, organizado pelo Samuel Villares, e todos os que participaram.


Saúde
O vereador Dr. Guacyro falou, em tribuna, sobre o atendimento da Saúde e as mudanças que vêm acontecendo através do Projeto Humaniza.
“Estamos otimizando custos, e este projeto trará economia ao governo municipal”, disse o vereador


Dia D
O Dia D da Campanha de Multivacinação Seletiva será realizado neste sábado, dia 16, das 8h às 17h, em todos os postos de saúde do município de Capivari, bem como no Ceamc (Centro Especializado em Atendimento à Mulher e à Criança).


IFSP
Na última sessão camarária, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei n.º 111/2017, que altera o artigo 3º da Lei 4985/2016.
Esta trata da doação de gleba de terra ao Instituto Federal para a construção de sua nova sede.


Soro
Através do requerimento 131/2017, o vereador Mateus pede informações ao Executivo sobre o estoque de soro específico contra picadas de animais peçonhentos, onde fica e demais informações correlatas.


Espera
O vereador Mateus remeteu diversos requerimentos ao Executivo Capivariano para saber sobre pacientes na fila de espera para a realização de diversos exames na Saúde.


Mombuca
Após vence o pleito no último domingo, dia 10 de setembro, a prefeitra Ruth e o vice prefeito Palito foram diplomados nesta última 5ª feira, dia 14 de setembro.


Posse
Ruth e Palito tomaram posse às 20 horas da última quinta-feira, dia 14 de setembro, em sessão de Câmara com a presença dos vereadores e autoridades locais.


Promessa
Após vencer a eleição, Ruth falou sobre a sua intensão de entregar casas populares entre outras coisas.
“Eu quero entregar as casas populares, terrenos, reformar escolas, além disso, nós vamos atrás de Indústria, para gerar emprego para a população, eu e meu vice Palito estaremos sempre ao lado da População”, registrou a prefeita eleita Ruth Belanga de Oliveira.


100 anos
Em comemoração aos 100 anos do Tiro de Guerra de Capivari (TG 02-011), que serão completados na próxima 4ª feira, dia 20 de setembro, a Câmara Municipal de Capivari realizará sessão solene, às 10 horas, com a presença do General de Exército João Camilo Pires de Campos, comandante Militar do Sudeste, e do General de Divisão Adalmir Manoel Domingos.


Exposição
A Câmara também fará exposição de fotos em comemoração aos 100 anos do Tiro de Guerra até o dia 30 de setembro. A exposição pode ser visita de 2ª a 6ª feira, das 8 às 17 horas.


Linfoma
O vereador Bruno Barnabé protocolou projeto de lei que prevê a instituição do “Setembro Verde”, para a realização anual de campanhas educativas sobre a doença.

Periscópio 09/09/2017

Mombuca
A ex-prefeita Ruth, que perdeu a eleição de 2016 para o ex-prefeito Marcos Poletti, que teve sua eleição cassada pelo TSE, provocando nova eleição no município, que ocorreu neste último domingo, teve uma vitória apertada.


Mombuca II
A prefeita eleita deverá tomar posse tão logo o Cartório Eleitoral informe a Câmara Municipal e seja marcada a data para a cerimônia.


Soro
Através do requerimento nº 131/2017, o vereador Mateus solicita informações do setor competente da prefeitura sobre o estoque de soro específico contra picadas de animais peçonhentos, onde ficam armazenados e demais informações.


Escorpiões
Importante o pedido de informação do vereador visto que em cidades próximas a Capivari vem acontecendo mortes de crianças por picada de escorpião, sendo que a última delas por falta de soro anti escorpiônico na unidade de saúde em que fora atendido.


Aplausos
O vereador Flávio Carvalho propôs moção de aplausos ao investigador da Polícia Civil, nosso conterrâneo Mauro Roberto de Souza Júnior, prestando seus serviços na cidade de Piracicaba, onde foi escolhido como Polícial do Ano, e homenageado na Câmara Municipal de Pircicaba.


Rodoviária
O vereador Eliseu Serrano apresentou indicação ao executivo para que a Secretaria de Segurança destaque um guarda civil, para atuar no Terminal Rodoviário durante as 24 horas.


Rodoviária II
O vereador Serrano também indica melhorias no referido Terminal Rodoviário que foi inaugurado à bem pouco tempo e já requer atenção nesta área.
Até o momento ainda não houve interessados em participar da licitação dos boxes do referido terminal, que se encontram às moscas.


Material Didático
O vereador Denilton apresentou requerimento solicitando informações do executivo sobre gastos com material didático; outro requerimento pede informações sobre gastos com controle do ponto biométrico.


Combustível
O vereador Denilton também quer saber o custo mensal da compra de combustível pelo executivo desde 2013.
Em outro requerimento, o vereador pede informações sobre a arrecadação de IPVA em nossa cidade.


Exames
O vereador Mateus protocolou na Câmara vários requerimentos, solicitando informações sobre a demora na autorização de exames médicos importantes.
Pede que seja remetido à Câmara relação dos pacientes que esperam por exames de endoscopía; ressonância magnética; cateterismo; angioplastia; ultrassom dopples venoso e colonoscopia.


Câmeras
Dias atrás recebemos realese da prefeitura informando a aquisição de 32 Câmeras de vigilância para a Secretaria de Saúde.
Diz a nota “para dar mais conforto e segurança à população”. Segurança até concordo, mas conforto?
Em que uma câmera pode nos dar conforto? Cada uma.


Câmeras II
Fiquei até contente quando soube das câmeras, achava que eram para a secretaria de Segurança Pública, pensei que poderiam ser aquelas câmeras inteligentes, mas não, nada de câmeras para a segurança.


Onde está?
O vereador Flávio conseguiu, há algum tempo, uma máquina 0 km, de varrer, através de emenda parlamentar da deputada Célia Leão que até o momento ainda não sabemos para que veio.
Este tipo de máquina, muito usada na europa e países desenvolvidos, aqui deve estar encostada em algum lugar.
Informe da época, a máquina custava R$ 80 mil.
E aí vereador, onde está a máquina?


Presente
Segundo informação extra oficial, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, estará presente em Capivari, neste domingo, acompanhando a apresentação da Bachiana Filarmônica SESI-SP, que estará sendo regida pelo maestro João Carlos Martins.


Qualificação
O vice prefeito Vitor, secretário de Desenvolvimento Economico vem trabalhando intensamente pela qualificação cada vez maior dos jovens e trabalhadores e nossa cidade, com cursos em áreas diversas, como: Ajudante de Cozinha, Elétrica Residencial, Time do Emprego para PCD e Empilhadeira, ministrados na Carreta Via Rápida.


Medicamentos
O vereador Guacyro disse que haverá implantação do prontuário eletrônico que permitirá ao médico, que elabora a receita, informar ao paciente se o medicamento está disponível pelo programa “Farmácia Popular”


Farmácia
O vereador e médico dr Guacyro disse que a farmácia será centralizada, ocorrendo assim um melhor controle do estoque.
Dr Guacyro também disse que a partir de agora existirá a obrigatoriedade de que se cumpra rigorosamente a carga horária cabível a cada profissional.


Médicos
Disse também na tribuna, que não é plausível que os médicos aleguem que tal mudança não deve acontecer, pois os salários são baixos. Falou que os médicos ao participarem do concurso público sabiam do salário que receberiam pelos serviços prestados.


Gás
O vereador Valdir alertou a prefeitura para que fiscalize a vend de gás inflamável de modo indiscriminada pel cidade, inclusive com armazenamento inadequado que põem a população em risco.
O vereador Bruno, presidente da Câmara, enalteceu o pronunciamento do vereador Valdir sobre o armazenamento e venda de gás inflamável em nossa cidade.

Periscópio 26/08/2017

Aprovado
Em regime de urgência o Projeto de Lei n.º 133/2017, da Prefeitura Municipal de Capivari, foi aprovado por unanimidade.
Ele autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com a Santa Casa de Misericórdia de Capivari para cessão de servidores públicos municipais.


Requerimento
O vereador Denilton teve aprovado, por unanimidade, seu requerimento 106/2017.
Solicita ao executivo, através do setor competente, seja remetida ao Legislativo cópia da decisão proferida pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, justificando a criação da Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos.


Denúncia
Nova denúncia contra o presidente Michel Temer devem ser apresentadas por Rodrigo Janot antes de deixar o cargo de procurador geral da República.


Aprovado II
Em regime de urgência, os vereadores aprovaram na Ordem do Dia, o Projeto de Lei 003/2017, da Prefeitura Municipal de Capivari, as atribuições do cargo de agente fiscal que dispõe sobre as atribuições do cargo de agente fiscal criado pela Lei Municipal n.º 2108/1993.


Humaniza
O vereador e médico dr. Guacyro comentou nesta última sessão sobre a área da saúde e as mudanças que estão acontecendo visando rápidas melhorias.
Dr. Guacyro ressaltou o “Humaniza” – atendimento básico humanizado de saúde para fortalecer o setor.


Requerimento II
O vereador Denilton Rocha, através do requerimento 102/2017 solicita ao Poder Executivo informações sobre servidores que exercem cargos em comissão no Executivo, no SAAE e no CapivariPrev.


Humaniza II
O vereador Bruno Barnabé falou, na tribuna da Câmara, sobre a reunião que aconteceu na capital paulista, na qual esteve com o vereador Dr. Guacyro, na Secretaria do Estado de Saúde, apresentando o novo projeto que esta sendo implantado em Capivari.


Eventos
De autoria do vereador Flávio de Castro Carvalho o projeto de Lei nº 007/2017 que instituiu o calendário oficial de eventos do município de Capivari, em discussão única, foi aprovado por unanimidade.


Aprovado III
O projeto de Lei 132/2017, da Prefeitura, que dispõe sobre parcelamento de débitos do município de Capivari, com seu regime próprio de Previdência Social – RPPS, foi aprovado por unanimidade nesta última sessão plenária.


Cuidados
Aprovado por todos os vereadores, de autoria do vereador Denilton Rocha, o Projeto de Lei n.º 010/2017 que institui a “Semana Municipal de Cuidado com os Animais de Rua e Domésticas”.


Audiência
O presidente da Câmara, vereador Bruno, recebeu em seu gabinete o empresário Ibraim Menegon, onde trataram de vários assuntos pertinentes ao desenvolvimento de nossa cidade, dentre eles o contínuo trabalho pela instalação de um aeroporto de pequeno porte em nossa cidade.


Reunião
Ontem à noite, os integrantes da Esquadrilha do Ibraim se reuniram para aprofundar o debate sobre este importante assunto, já que no hangar de Ibraim estão várias aeronaves de capivarianos.


União
Nesta última sessão, o vereador Flávio Carvalho, um dos poucos que vem conseguindo recursos para nossa cidade, falou sobre a necessidade de forte união política para que o Aglomerado Urbano de Piracicaba possa ser elevado a Região Metropolitana de Piracicaba e, com essa mudança, todas as vantagens e melhorias que dela provêm.


Corrida
Esteve prestigiando a 2ª Corrida realizada pelo Sicoob Credicap de nossa cidade o vereador Rogério Marini, o vereador licenciado e secretário de Captação de Recursos Junior Pazianotto, o secretário Arlindinho, da Habitação, Murilo, sercrtário de Esportes e o prefeito Rodrigo.


Participando
Já o secretário municipal da Saúde, Ivan Rosato de Carvalho e o vice prefeito Vitão, secretário de Desenvolvimento Econômico, participaram do evento completando o trajeto de 6 km.


Parabéns
O vereador Marini, que prestigiou o evento e se maravilhou com o grande acontecimento em nossa cidade, parabenizou o secretário Murilo, de Esporte pela realização assim como com a diretoria da Unimed Capivari e do Sicoob Credicap, promotoras do evento juntamente com o Sescoob.


Convênio
A prefeitura de Capivari protocolou na Câmara o projeto de Lei 134/2017 pelo qual, se aprovado, autoriza o executivo a celebrar convênio com o Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos e Documentos de Capivari, com o objetivo de efetuar o protesto das certidões de dívida ativa do município.


Protesto
Em curto e grosso tom, a prefeitura pretende protestar os munícipes que devem ao município já há algum tempo e que não vem pagando, ou por deixar de lado esperando um Refis com generosos e polpudos descontos, ou por realmente estar sem as mínimas condições, já que a estagnação do país e o desemprego pegou muita gente.


Turismo
O vereador Nelson Soares, ao usar da tribuna nesta última sessão, falou a respeito da inclusão de Capivari como cidade com potencial turístico.


Projeto
Alunos do CIEE estiveram participando do projeto Escolas na Câmara nesta semana, sendo recepcionados pelo presidente Bruno Barnabé da Silva, que falou sobre o trabalho do Legislativo; Li Piazza falou sobre a composição dos Poderes e dr Murilo sobre a legislação.

Periscópio 19/08/2017

Fechada
A prefeitura realizou nesta última 6ª feira, no Plenário do Executivo, reunião fechada com todo seu “staf” para apresentar o secretário de governo, Ivan Rosato de Carvalho como novo secretário de Saúde.


Sabíamos
De antemão que Ivan seria o secretário de Saúde, mas pedimos informação oficial da secretaria de Comunicação, que somente nos foi fornecida às 17hs44, por e-mail.


Saúde
Ivan assumiu a secretaria de Saúde promovendo alterações no escalão de controle, assumindo, junto com o cargo, a função de interventor da Santa Casa.


Reestruturação
O secretário Ivan já vinha estudando algum tempo toda estrutura da Secretaria de Saúde e pretende, em curtoe spaço de tempo, promover importantes melhorias no atendimento à sociedade, principalmente as pessoas mais carentes.


Balanço
Esperamos que Ivan forneça para a imprensa e toda sociedade, como se encontra hoje a situação da Santa Casa. Se os impostos vem sendo pagos, os acordos celebrados por administração anterior vem sendo honrado, etc.


Zé Carlos
Assumiu a secretaria de Governo, onde exercia a função de diretor geral, mostrando o executivo coerência, e mexendo o mínimo possível em um dos setores que vem trabalhando bem.


Reembolso
O vereador Gamaliel esteve no gabinete do prefeito, na 4ª feira de manhã, pedindo a prorrogação do cadastro escolar para reembolso, visto que algumas faculdades ainda não tinham emitido os documentos de frequência e inscrição necessários.
A pedido de Gamaliel, o prazo foi extendido até o dia 31 de agosto


Aplausos
Por indicação do vereador Denilton, o profº Edison Zuin recebeu Moção de Aplausos pelo sucesso dos atletas da academia que representam nossa cidade, conquistando vagas na final do Campeonato Brasileiro de Karatê.


Aplausos II
Os advogados também foram lembrados e merecidamente homenageados por indicação do vereador Flávio de Carvalho, com Moção de Aplausos entregue ao dr Pedro Ricardo Boareto, presidente da OAB – Capivari.


Requerimento
O vereador Denilton Rocha teve aprovado por unanimidade o seu Requerimento 104/2017, votado em regime de urgência, o qual solicita ao Executivo informações sobre inadimplência no pagamento de impostos de 2009 até a presente data.


Requerimento II
Os vereadores também aprovaram por unanimidade o Requerimento 105/2017, do vereador Denilton, que solicita ao setor competente do Poder Executivo o valor atualizado da dívida da prefeitura junto aos fornecedores, locações e demais serviços contratados.


Requerimento III
O vereador Jurandir Pinheiro dos Santos, “Binga”, apresentou o Requerimento 101/2017, que foi aprovado por unanimidade, o qual requer informações sobre requisitos para utilização do transporte escolar pelos alunos do Bairro Moreto que estudam na Escola Municipal Laura Quagliato.


Aprovado
Foi aprovado, por unanimidade e em regime de urgência, o Projeto de Lei 131/2017 que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com a Associação Santa Rita de Cássia para cessão de até dois servidores públicos municipais.


Duplicação
Ao que parece, Capivari se encontra esquecida pelas autoridades estaduais no tangente a duplicação da SP 101 e Rodovia do Açúcar, enquanto cidades da região estão recebendo essas importantes melhorias que ajudam sobremaneira no desenvolvimento destes municípios.


Urge
Que nossos políticos precionem seus deputados, governador, secretários estaduais, independente de partidos políticos, para conseguirmos, com urgência essas duplicações que certamente ajudarão a acelerar nosso desenvolvimento.


Gabinete
O prefeito Rodrigo recebeu em seu gabinete o governador do Rotary José Walter Viotto, o presidente do Rotary Club de Capivari, André Santos, também José Luis Cabral e o rotariano Arnaldo Mattar.


Câmara
Adolescentes da Casa da Crianças, acompanhados do psicólogo Rafael e da Assistente Social Silvia, visitaram a exposição do Correio na Câmara e participaram de palestra proferida por Li Piazza, diretor geral da Câmara, sobre o funcionamento do Legislativo capivariano.


Câmara II
Os jovens também ouviram do diretor Li, como compôem e funcionam os três poderes que alicerçam a República Brasileira.


Projeto
Tem sido muito comentado o Projeto Câmara Arte e Cultura, que tem levado cenetnas senão milhres de pessoas à Câmara para apreciarem as importantes exposições que estão tendo espaço no hall da Câmara.
De parabéns o presidente Bruno pela idéia e a Andréa e Zatinha pela realização.


Serviços
O vereador Bruno Barnabé da Silva, usando a tribuna da sessão do último dia 07 enalteceu o trabalho de seus pares que vem cobrando por serviços aos secretários municipais.


Duplicação II
O vereador Bruno Barnabé da Silva vai pedir ao seu particular amigo deputado estadual Cauê Macris, presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, e ao deputado federal Vanderlei Macris, que nos ajudem junto ao governo do Estado para que as obras de duplicação da SP 101 e da Rodovia do Açúcar voltem a ocorrer.

Periscópio 12/08/2017

Visita Oficial
A convite do vereador Bruno Barnabé da Silva, o presidente da Assembléia Legisltiva do estado de São Paulo, deputado Cauê Macris, esteve em visita oficial à nossa cidade.


Correio/Cacique
Foi recepcionado com café da manhã e entrevista na redação do Correio e estúdio da Rádio Cacique, contando com a presença dos vereadores Bruno e Rogério, do empresário Onivaldo e dos rotarianos Gilson e José Maria.


Executivo
Do Correio o deputado Cauê e comitiva se dirigiram ao gabinete do executivo, onde foi recebido pelo prefeito Rodrigo e vice prefeito Vitor, além do grande número de secretários municipais e funcionários que o aguardavam no plenário do executivo, onde proferiu rápidas palavras.


Legislativo
O deputado Cauê Macris encerrou sua estadia em Capivari na Câmara Municipal de Capivari, onde, após visitar a exposição do Correio, 86 anos, no hall da Câmara, falou aos presentes.


Empresários
Na Câmara, a visita foi presitigiada pelo Rotary Club de Capivari, onde seu presidente André entregou Dipoma de Honra ao Mérito de Rotay Internacional, pela ajuda incondicional a cidade de Capivari.
Também presente a ACIC, por seu presidente Junior Pacheco e os diretores Marcus Bellini e Arnaldo Mattar.


Entidades
Diretores da APAE e da Santa Rita também estiveram presentes à visita do deputado na Câmara, representando as entidades.


Manutenção
O vereador Mateus, usou a tribuna para registrar a falta de menutenção nos veículos municipais, principalmente na secretaria de Obras.


Saúde
O vereador Dr. Guacyro comentou sobre a saúde pública em nossa região.
Ressaltou que o consórcio regional de saúde prevê a rereabertura da UTI.


Saúde II
Dr Guacyrop apela as autoridades de Rafard para que o muinicípio venha aderir ao consórcio intermunicipal de saúde para que os rafardenses tenham acesso aos atendimentos oferecidos.


Educação
O vereador Jurandir Pinheiro dos Santos “Binga” registrou em tribuna sobre o transporte de estudantes do Bairro Moreto para a Escola Municipal Laura Quagliato.
O vereador afirma que as crianças estão em risco no trajeto de ida e volta para a escola.


Bruno apoia
O presidente Bruno registrou seu apoio ao pedido do vereador Binga para o transporte público aos alunos da Escola Laura Quagliato que residam no Bairro Moreto.


Correspondência
Binga cobrou a regularização da entrega de correspondências dos Correios para os moradores do Bairro Santa Teresa D’Ávila.
“Se vai até o Engenho Velho pode chegar ao Santa Teresa D’Ávila”, comentou na tribuna da Câmara


Imprudência
O vereador Valdir falou sobre o trânsito da cidade e os riscos para os pedestres devido à imprudência de alguns motoristas que dirigem em alta velocidade.
O vereador pede aplicação de multas aos infratores.


Bancos
O combativo vereador Nelson Soares falou na tribuna sobre necessidade dos munícipes efetuarem denúncias contra o mau atendimento dos bancos em Capivari.


Bancos II
Segundo o vereador, a Lei 3079/2005 estabelece limite de tempo de espera por atendimento de 15 minutos nos bancos.
“Insisto para que os munícipes denunciem essa desobediência da lei por parte dos bancos para que a fiscalização da Prefeitura possa agir rigorosamente contra as instituições bancárias”, registrou na tribuna o vereador Nelson.


Verbas
O vereador Denilton Rocha esteve no gabinente dos deputados Herculano e Rita Passos, na cidade de Itu, aos quais pediu recursos oriundos de emendas parlamentares, para recape e transporte para saúde.


Bairro Cancian
O vereador Flávio Carvalho falou sobre a segurança e ressaltou a realização de importante reunião com os moradores do Bairro Cancian, a qual organizou, contando com a participação do presidente da Câmara vereador Bruno Barnabé da Silva e alguns vereadores, o prefeito Rodrigo Proença e moradores.


Ecopontos
Na tribuna, o vereador Denilton expôs as dificuldades dos moradores em levarem os resíduos, sugerindo a criação de mais ecopontos pela cidade.
Já o vereador Valdir pediu o retorno do recolhimento dos resíduos de limpeza dos quintais, como a prefeitura vinha fazendo, visto que tem os veículos e os funcionários para tal finalidade.


Emenda
O vereador Bruno enfatizou a visita do presidente da Alesp, deputado Cauê Macris, que confirmou mais R$ 100 mil em recursos para recapes de ruas em Capivari.


Emendas
Com os recursos conseguidos pelos vereadores Bruno, Flávio e Junior Pazianotto, poderemos ter em breve, uma grande operação tapa buracos, já que juntos, com essa nova emenda anunciada por Bruno, os valores conseguidos por todos, ultrapassa R$ 1 milhão. Parabéns!


Mudanças
Ainda falta confirmação. mas ecoa pela cidade que o Posto de Saúde Central deverá mudar para um prédio novo, que esta em fase final de construção, no pátio da Santa Cruz.


Mudanças II
Também à confirmar, a Farmácia Municipal deve ir para outro prédio novo, no pátio da Santa Cruz.


Posto de Saúde
O atual prédio do posto de Saúde comentam que será usado como almoxarifado e garagem

Periscópio 05/08/2017

Visita Ilustre
Na manhã desta última 6ª feira, o vereador Bruno Barnabé da Silva, presidente da Câmara Municipal de Capivari, recebeu em visita a Capivari o seu particular amigo, deputado estadual Cauê Macris, presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.


Roteiro
O deputado Cauê foi recebido com café da manhã na Rádio Cacique e no Jornal Correio de Capivari, onde concedeu entrevista.
Saiu da redação seguindo para a prefeitura onde foi recebido pelo prefeito Rodrigo e vice prefeito Vitor.


Câmara
Após se reunir com as autoridades políticas de nossa cidade, no gabinete do prefeito, o deputado Cauê seguiu para a Câmara Municipal, onde se encontrou com empresários, diretores da ACIC e integrantes do Rotary Club de Capivari.


Presentes
O vereador Marini, o ex-prefeito dr Julio Forti Neto, o secretário da Habitação Arlindo Batagin Jr e o diretor da secretaria da Habitação, Fernando Soares, marcaram presença na Câmara.


Presentes II
Grande número de empresários de nossa cidade, além de representantes dos órgãos de imprensa local prestigiaram a visita de Macris a Capivari.


Presentes III
O presidente da ACIC, Junior Pacheco; o presidente do Rotary, André Santos; os empresários Onivaldo Cuan e Marcus Bellini, o diretor da Casa da Criança, Leonardo Carrara; o diretor da APAE, José Maria Piai.


Presente IV
O vereador dr Guacyro também se fez presente a visita do deputado Cauê, juntamente com seus pares Bruno e Marini, mas compareceu no plenário da prefeitura.


Homenagem
Durante a reunião na Câmara, o deputado Cauê foi alvo de homenagem do Rotary Club de Capivari, que lhe concedeu o diploma de Honra ao Mérito de Rotary Intgernacional pelos relevantes serviços prestados à Capivari, por recursos destinados à Santa Casa e ao município de Capivari.


Emprego
O vice prefeito Vitor vem realizando um excelente trabalho à frente da secretaria de Desenvolvimento Econômico de nossa cidade, com importantes cursos de qualificação, proporcionando aos trabalhadores melhores condições de conseguirem novos empregos.


Recesso
Os vereadores retornam às sessões nesta 2ª feira, dia 07, com o fim do recesso parlamentar, devendo assim a Câmara retomar as atividades parlamentares


Sem recesso
O presidente do Legislativo, Bruno Barnabé da Silva, deu expediente praticamente diário na Câmara Municipal, mantendo-se par e passo às necessidades de convocações de sessões extrordinárias, como ocorreu nas últimas semanas de julho.


Resíduos
A secretária de Desenvolvimento Urbano, Joceli Cardoso Angelin, e a diretora de Fiscalização de Posturas e Meio Ambiente, Natália Sampaio, participaram Workshop de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos realizado pelo Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas) na terça-feira, dia 25.
O Consimares é composto por sete cidades e conta como presidente o prefeito de Capivari, Rodrigo Proença.


Profissionalismo
De parabéns todos os funcionários da Câmara Municipal de Capivari, que deram uma aula de profissionalismo, com simpatia e determinação, durante a visita do presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Cauê Macris, ao Palácio 10 de Julho.

Periscópio 29/07/2017

Extraordinária
Na tarde desta última 4ª feira, dia 26, ocorreu a 4ª sessão extraordinária da Câmara Municipal onde os vereadores apreciaram e votaram seis projetos de lei de ordem orçamentária.


Emendas
Os vereadores aprovaram projetos de lei que autorizam a prefeitura a celebrar convênios com o Estado para receber os recursos conseguidos pelos vereadores Bruno Barnabé da Silva. Flávio de Castro Carvalho e Junior Pazianotto.


Recursos
Conseguidos pelos vereadores: Flávio Carvalho de R$ 650 mil, sendo R$ 500 mil de emenda parlamentar do deputado Carlos Sampaio e R$ 150 mil da deputada Célia Leão; Junior Pazianotto conseguiu R$ 200 mil, emenda do deputado Roberto Moraes e Bruno Barnabé da Silva conquistou R$ 200 mil, emenda do deputado Cauê Macris.


Infra estrutura
Os recursos que somam mais de R$ 1 milhão servirão para infra estrutura, isto é, vai servir para uma grande operação tapa buracos nas ruas e avenidas da cidade.


Capivariprev
Na 3ª sessão extraordinária, ocorrida dia 230 pp., os vereadores aprovaram o projeto de Lei 113/2017, da Prefeitura Municipal de Capivari que dispõe sobre o parcelamento e/ou reparcelamento de débito do município de Capivari com o Capivariprev.


Inadimplência
Segundo informe da prefeitura, de janeiro a julho houve um deficit na arrecadação do IPTU em torno de 42,5 % e da taxa de lixo, de 25%.
Já a inadimplência com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, IPVA, chega a 37%.


Falta grana
Com esse deficit na arrecadação o município não tem recursos para realizar obras e atender necessidades, tendo que reduzir despesas.


Enxugando
Taí uma oportunidade para o executivo dar uma enxugada na máquina pública dispensando comissionados e até mesmo estudando um PDV em Capivari, como o governo federal está preparando, para reduzir a folha de pagamento.


Importante
Os contribuintes se conscientizarem da necessidade do pagamentos das taxas e impostos, pois sem eles, serviços essenciais podem ter que ser reduzidos.


Prefeito
“Nós estamos mantendo os serviços essenciais, como saúde, educação, merenda e transporte de pacientes e segurança pública. Porém, ficamos restritos a isso, sem a possibilidade de fazer investimentos em obras ou outros serviços”, disse Rodrigo


Mombuca
O TRE-SP marcou a eleição para prefeito e vice-prefeito de Mombuca para o próximo dia 03 de setembro.
Estarão aptos a votar nesta eleição suplementar os eleitores constantes do cadastro eleitoral em situação regular e com domicílio eleitoral em Mombuca até o dia 05 de abril de 2017.


Diplomação
A data da diplomação do prefeito e do vice-prefieto eleitos será fixada pelo Juiz Eleitoral, tendo como prazo limite o dia 06 de outubro.


Mombuca II
Segundo informações, ainda extra-oficiais, deverão concorrer a eleição pelo menos três candidatos ao posto do executivo mombucano.


Mombuca III
É importante lembrar que o ex-prefeito Marcos Poletti foi eleito prefeito não último pleito, mas não foi empossado por ter conta rejeitada pela Câmara Municipal, mesmo aprovada pelo Tribunal de Contas do Estado.


Saúde
Os vereadores de Capivari aprovaram em sessão extraordinária, na tarde de quarta-feira, 26, o Projeto de Lei 122/2017, que autoriza o município a aderir ao Consórcio Intermunicipal de Saúde e Desenvolvimento em Regime de Gestão Associada, na execução de políticas públicas de saúde.


Saúde II
O vereador e médico dr Guacyro, autor do referido projeto, disse que a regionalização é importante para viabilizar a qualidade no atendimento à saúde pública dos munícipes.


Recesso
Com o fim do recesso, os vereadores retomam as sessões na Câmara a partir do próximo dia 07 de agosto, a primeira segunda feira, como determina o regimento.


Qualificação
O vice-prefeito Vitor, secretário de Desenvolvimento Econômico, mesmo sem recursos, vem realizando um excelente trabalho à frente da secretaria de Desenvolvimento promovendo a qualificação de trabalhadores desempregados e, com isso, conseguindo a contratação de mais de 700 trabalhadores de janeiro a julho deste ano.


Qualificação II
Vem promovendo cursos de qualificação profissional em parceria com Senai, governo do Estado, Sebrae, enfim, dando oportunidade para que o trabalhador capivariano se quaifique cada vez mais, permitindo objetivar novos horizontes de empregos e mesmo como prestador autônomo de serviços.


Qualificação III
Com esse trabalho participativo do vice prefeito Vitor, visando o crescimento profissional do nosso trabalhador, faz também com que as empresas que precisam mão de obra qualificada, venham s se instalar em Capivari por já poder contar com profissionais qualificados ou que irá qualificá-los para atender a demanda das empresas.


Visita
A convite do vereador Bruno, seu amigo particular, o deputado estadual Cauê Macris, presidente da Assembléia Legislativa, estaria visitando Capivari na manhã desta última 3ª feira.
Contudo, problemas na pista de Viracopos, canceando pousos e decolagens, impediu que o avião do deputado, que se encontrava em Marília, pudesse pousar, tendo que transferir sua visita para outra data que já vem sendo agendada com Bruno.

Periscópio 22/07/2017

Desfile
Será neste domingo, dia 23, as 14 hs, o desfile comemorativo aos 185 anos de Capivari.
Várias fanfarras estarão participando, assim como a Ordem Demolay e os Desbravadores.


SAAE
Mostrando alta performance de eficiência e ampla visão o SAAE promoveu inaugurações de 3 coletores tronco e a mudança da rede de água da região central da cidade.
Os eventos aconteceram em comemoração aos 185 anos de nossa Capivari.


Capivari 300%
Todo trabalho e empenho do SAAE, segundo o superintendente, José Luiz Cabral, é para tornar Capivari um município universalizado em saneamento básico, ou seja, 300%: 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% do esgoto tratado.


Emprego
Segundo informações do Caged, divulgados no último dia 17 pelo Ministério do Trabalho, mostram que neste semestre 2.814 pessoas conseguiram emprego com carteira assinada, 400 delas somente em junho.


Emprego II
Feliz com os resultados que vem obtendo, o vice prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Vitão, disse: ” Desde que assumi a pasta, em janeiro deste ano, dedico uma atenção especial a essa área, que gera emprego e renda para a as famílias, contribuindo com o desenvolvimento da cidade”.


Campinho
Os moradores do Engenho Velho vem à tempos solicitando que seja feito um campinho no bairro para que as crianças possam brincar.
Esta semana o vereador Nelson esteve no bairro com o secretário de esporte Murilo, e já viram uma área que é propícia para um campinho de futebol.
O vereador Nelson agradeceu a atenção do secretário em atender o bairro.


Zona Azul
A reclamação é geral, aumento de 50% no cartão da zona azul, passando de R$ 1,00 para R$ 1,50, num momento de recessão e grande desemprego.
Informou-se que a correção aconteceu depois de 7 anos sem ocorrer.


Escrituras
O vereador Valdir vem trabalhando intensamente, há muito tempo, pela regularização das escrituras das 76 casas construídas em regime de mutirão no Morro Amarelo.
Os resultados estão aparecendo e, nesta última 5ª feira, dia 20, ocorreu importante reunião no Castelani entre a secretaria de Habitação e os moradores interessados pela regularização.


Visita
O deputado estadual Cauê Macris, presidente da Assembléia estará visitando Capivari nesta próxima terça feira, à convite do vereador Bruno Barnabé da Silva.
Será recebido em entrevista na Rádio Cacique e na redação do Correio.


Visita II
Incontinente, o deputado segue com o vereador Bruno para a prefeitura, onde será recebido no gabinete pelo prefeito Rodrigo e vice Vitor.
Sai do gabinete e segue para uma visita à Câmara Municipal de Capivari.


Visita III
Na Câmara Municipal o deputado Cauê visita a mostra fotográfica dos 86 anos do Correio.
Incontinente será recepcionado no gabinete do presidente Bruno, juntamente com os demais vereadores da Casa, além dos funcionários.


Manutenção
O vereador Binga pediu informações sobre os veículos do transporte de pacientes da saúde municipal.
Afirmou, na tribuna da Câmara, que fez requerimento para saber onde a Prefeitura faz a manutenção, porque, para ele, “não pode quebrar carro toda vez que vai a São Paulo”


Caps & buracos
Na Tribuna Livre, o vereador Mateus Scarso falou sobre dificuldade de transporte para os pacientes do CAPS, sobre o que solicitará informações por requerimento. Também comentou sobre os buracos nas ruas e avenidas de Capivari.


Tapa Buracos
Valdir da Farmácia cobrou da Prefeitura Municipal a realização de serviços de manutenção nos bairros, como o tapa-buracos e recape.
O vereador comenta que fez os pedidos pessoalmente ao prefeito Rodrigo Proença (PSDB).
“O tapa-buraco é obriga ção do Poder Executivo, e hoje estive no gabinete do prefeito, e este me disse que iniciará a operação em parceria com o SAAE nas principais avenidas da cidade, como Ênio Pires de Camargo e Brigadeiro Faria Lima, esta que é denominada de avenida, mas por falta de planejamento no passado tornou-se uma verdadeira servidão, e nela teremos que melhorar muito porque há pessoas que trafegam pelo local”, disse.


Bairro São João
O vereador Guacyro Justino Alfredo indicou ao executivo patrulhamento ostensivo e preventivo no Bairro São João.
Para o mesmo bairro, o vereador indica manutenção, limpeza de bueiros e casca lhamento de ruas, lombada próxima à ponte, recupera ção de ponte de madeira, remanejamento e revisão do número de funcionários do Posto de Saúde de acordo com o número de pessoas atendidas, retirada de vege tação nas cabeceiras das duas pontes que ligam ao bairro, limpeza de todas as ruas daquele bairro.


Bairro Cancian
O presidente da Câmara, vereador Bruno Barnabé, indicou a o setor competente da Prefeitura de Capivari, encaminhamento de pedido à concessionária Rodovias do Tietê solicitando raspas de asfalto para serem utilizadas na recuperação das ruas do Bairro Cancian.


Aprovado
Em sessão extraordinária ocorrida nesta última 5ª feira, às 15hs30 o projeto de Lei 113/2017, da prefeitura, que dispõe sobre o reparcelamento da dívida do município com o instituto previdenciário municipal – Capivariprev.
Após a discussão, todos os vereadores aprovaram o projeto.

Periscópio 15/07/2017

Sessão Solene
Aconteceu na 6ª Feira, dia 07, no Palácio 10 de Julho, quando a Câmara prestou homenagem a três personalidades, em comemoração aos 185 anos da emancipação político administrativa de nossa cidade.


Sessão
Foi presidida pelo vereador Bruno Barnabé da Silva e o vereador Flávio de Castro Carvalho falou sobre a data de 10 de julho.


Exposição
Quem for à Câmara Municipal vai poder apreciar durante o mês de julho vai poder apreciar um grande número de fotos que marcaram a história de Capivari ao longo destes últimos 86 anos.


Exposição II
Haverá alteração de fotos, visto que apesar de amplo o espaço para exposição, 86 anos de história contêm um arquivo enorme, com milhares de registros fotográficos.


Participativo
Apesar dos parcos recursos de que dispõe, o secretário de Cultura, Alexandre Della Piazza vem se mostrando competente e determinado, realizando eventos e resgatando tradições de nossa cidade.


Belíssimo
Visto os preparativos e enfeites que realizou no prédio da Estação, hoje abrigando a secretaria de Cultura e promovendo danças de quadrilha apresentada por várias escolas de nossa cidade.


SAAE
Em comemoração aos 185 anos de Capivari, o SAAE realizou inaugurações de coletores tronco de esgoto:
Dia 11 foi inaugurado a implantação do coletor tronco de esgotos Lava Pés;
Dia 12, na Praça da Bíblia, foi inaugurado o coletor tronco de esgotos do bairro Vila Izildinha.
Dia 13, o coletor tronco de esgotos Antônio Bocchio foi inaugurado na rotatória do Bianchi.


SAAE II
Nossa Capivari tem que reconhecer os avanços alcançados pelo SAAE através do superintendente Cabral, que vem realizando um trabalho excepcional, mostrando competência, seriedade e comprometimento.


Companhia
“Diga-me com quem andas e dir-te-ei quem és”
Adágio bíblico que cai muito bem para todo mundo.
É só analisar friamente os grupescos que se formam par sabermos com exatidão a que se propõe.


Varredeira
O vereador Flávio Carvalho conseguiu, junto a deputadea estadual Célia Leão, uma máquina varredeira, com valor estimado em mais de R$ 80 mil que se encontra encostada.


Carros antigos
Este final de semana foi agitado na praça central, com a presença de grande número de visitantes à Exposição de Carros Antigos.
Dr Davilson com seu carro 1939, impecável, marcou presença no evento deixando os apreciadores babando.


Ponte
A vereadora Angela Maria D. Barboza, presidente da Câmara de Rafard esteve reunida com o prefeito Rodrigo, em seu gabinete.
Ela veio solicitar que enviem um ofício ao secretário Arnaldo Jardim pedindo a construção de uma ponte ligando a Vila Di Capri, em Capivari, com a Popular de Rafard.


Boxes da Rodoviária
A prefeitura abriu, novamente, concessão para os seis boxes e duas lanchonetes. Os interessados tem até às 14 hs do próximo dia 02 de agosto para demonstrarem interesse.
O edital se encontra no site da prefeitura

Periscópio 08/07/2017

Recesso
Durante o mês de julho não haverá sessão ordinária da Câmara, conforme o Regimento Interno, que determina a suspensão das sessões.


Retorno
As sessões voltam a ocorrer na 1ª segunda feira de agosto. Até lá poderá ser convocada sessão extraordinária pelo executivo, se necessário.


Aprovado
Os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 108/2017, da Prefeitura Municipal de Capivari, que altera referência de cargos de provimento efetivo de fiscais sanitários e visitadores sanitários.


Nova secretaria
O Projeto de Lei nº 109/2017, da Prefeitura Municipal de Capivari teve aprovação por 8 votos contra 3.
Ele dispõe sobre a criação da Secretaria Municipal dos Negócios Jurídicos.


Exemplar
Aprovado por unanimidade, o Projeto de Decreto Legislativo nº 01, da Câmara Municipal de Capivari, de autoria do vereador Edson José Bombonatti, que concede o título de Cidadão Exemplar ao empresário e agricultor Cláudio Sgariboldi.


Benemérito
Também aprovado por unanimidade o Projeto de Decreto Legislativo nº 02, da Câmara Municipal de Capivari, de autoria do vereador Jurandir Pinheiro dos Santos, que concede o título de Cidadão Benemérito ao Maestro Silvério Natalisio Leite da Silva.


Cidadão
Aprovado por unanimidade, o Projeto de Decreto Legislativo nº 03, da Câmara Municipal de Capivari, de autoria do vereador Mateus Scarso que concede o título de Cidadão Capivariano ao Bispo Paulo Rogério Souza Sanches.


Sessão Solene
A solenidade de entrega dos títulos acontecerá na sexta-feira, 7 de julho, às 19h30, em comemoração aos 185 anos de Capivari que acontece neste 10 de julho.


Exposição
A partir das 19 hs estará aberta ao público, no hall do Palácio 10 de julho, a Exposição de fotos do Jornal Correio de Capviari – 86 anos.
A exposição fica aebrta ao público de 2ª a 6ª feira, das 8hs às 19 hs, no hall da Câmara.


Exposição II
Fotos das edições do Correio e de colaboradores que cederam a redação, para que a sociedade capivariana tenha conhecimento de boa parte de nossa história.


Exposição III
Durante o período em que a exposição acontece, haverá uma rotarividade das fotos, pois muitos leitores estão enviando novas fotos assim como estamos continuando postando fotos das edições dos anos que ainda não foram postados.


Parabéns
Os vereadores Bruno, Flávio e Nelson participaram do tradicional Parabéns e cumprimentos a determinada e participativa Claubijeine, diretora de comunicação da Câmara, que comemorou idade nova.


Saúde
O vereador Valdir apresentou o Requerimento nº 096/2017, solicitando informações sobre o setor de transporte da Secretaria da Saúde, remetendo relação de servidores.


Saúde II
O vereador Jurandir Pinheiro dos Santos, apresentou o Requerimento nº 091/2017, pedindo informações sobre manutenção de veículos usados pela Secretaria da Saúde.


CAPS
O vereador Mateus Scarso, apresentou o Requerimento nº 093/2017, apro vado por unanimidade, pedindo várias informações sobre o CAPS II (Saúde Mental) e CAPS AD (Álcool e Droga).


Cascalho
O atuante vereador Nelson protocolou o Requerimento nº 090/2017, que pede ao Poder Executivo várias informações sobre a compra de cascalho para ser usado em reparo das ruas do bairro Cancian.


Conquistas
Os vereadores Bruno (R$ 200 mil) emenda do deputado Cauê; Junior Pazianotto (R$ 200 mil), emenda do deputado Roberto Moraes e Flávio Carvalho (R$ 150 mil), emenda da deputada Célia Leão. Rodrigo já assinou convênios

Periscópio 01/07/2017

Recesso
Os vereadores entram em recesso neste mês de julho, retornando aos trabalhos camarários na 1ª segunda feira de agosto, acontecendo a sessão no dia 07, ás 19hs30.


Trabalhando
Mesmo com o recesso dos vereadores, os trabalhos administrativos da Câmara continuam normalmente, em horário das 8 hs às 17 hs de 2ª a 6ª feira.


Sessão Solene
Que comemora os 185 anos da emancipação de Capivari, em 10 de julho, acontece na 6ª feira, dia 07, às 19hs30, em que se presta homenagens a personalidades que se destacam servindo à nossa sociedade.
A sessão é pública e faz parte do calendário oficial de comemorações do aniversário da cidade, em 10 de julho.


Capivariano
Receberá o honroso título de Cidadão Capivariano o Bispo Paulo Rogério Souza Sanches, da Igreja do Evangelho Quadrangular, indicação do vereador Mateus Scarso.


Exemplar
Receberá o merecido título de Cidadão Exemplar o produtor rural Cláudio Sgariboldi, indicação o vereador Edson José Bombonatti “Tambuzinho”, vice-presidente da mesa diretora da Câmara.


Benemérito
Recebe o título de Cidadão Benemérito nosso conterrâneo Maestro Silvério Natalisio Leite da Silva, indicação do vereador Jurandir Pinheiro dos Santos “Binga”.


Posse Unificada
A Proposta de Emenda à Constituição do Deputado Vanderlei Macris que fixa a data de posse de todos os deputados estaduais do País para o dia 1º de fevereiro após o período eleitoral – PEC 218/2016, foi aprovada na tarde desta quarta-feira, dia 28, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados


PROMAD
O prefeito Rodrigo marcou presença na formatura dos alunos do PROMAD, que aconteceram nesta semana, parabenizando os alunos e os agentes da Guarda Civil que executam o PROMAD nas escolas.


Reparos
O vereador Eliseu Serrano agradeceu ao superintendente do SAAE, José Luis Cabral, pelo pronto atendimento a sua solicitação de reparos na calçada ao redor da Escola Cherubim Sampaio.Os serviços já estão sendo feitos.


Habeas Corpus
A defesa do ex-prefeito Marcos Poletti, ex-prefeito de Mombuca, conseguiu junto a Justiça, habeas corpus que lhe concedeu liberdade na tarde desta última quarta feira, dia 28.


Medidas
Poletti deve comparecer em juízo a cada 15 dias, não pode manter contato com outros réus, não pode se ausentar da comarca e nem do país sem prévia autorização da Justiça, deve ficar em seu domicílio no período noturno e entregou seu passaporte.


Policlínica
A Policlínica Municipal de Monte Mor “Dr. José Carlos Bertoni” atingiu a marca dos 200 mil atendimentos.
A unidade foi inaugurada no dia 24 de janeiro de 2014 e oferece uma série de especialidades médicas para a população montemorense.
Para o prefeito Thiago Assis o número é expressivo e demonstra a importância que a Policlínica ocupou na vida da população da cidade.


Medalhistas
O vereador Bruno Barnabé da Silva, presidente do legislativo capivariano, homenageou os alunos medalhistas da Olimpíada da Matemática das Escolas Públicas – OBMEP – 2016, na noite de segunda-feira, 26, no Palácio 10 de Julho.


Homenagem
Aconteceu no plenário do Palácio 10 de julho, aos alunos e professores, após os laureados terem recebido medalhas de prata e bronze pelo desempenho na Olimpíada de 2016.


Secretaria
Será criada mais uma secretaria municipal, a de Negócios Jurídicos que ficará ligada ao gabinete do executivo.


Visita
O padre Adalton esteve, nesta 6ª feira, na Câmara Municipal, visitando a exposição e apreciando o talento do artista plástico Ludovico, que o acompanhou e explicou algumas das obras expostas.


Saúde
O vereador Valdir apresentou requerimento solicitando que o executivo informe sobre o setor de transporte da Secretaria de Saúde, remetendo relação de servidores.


CAPS
O vereador Mateus protocolou requerimento, solicitando ao executivo informações sobre o CAPS II e CAPS AD.


Presente
O vice prefeito Vitor, o secretário Rogério, o vereador Denilton e o diretor de imprensa Rafael, estiveram cumprimentando João Luis Rossi pelo seu natalício.


Cascalho
O vereador Nelson Soares apresentou reque3rimento solicitrando ao executivo informações sobre a aquisição de cascalho para ser utilizado nas ruas do Bairro Cancian, que se encontram em situação precária.


Manutenção
O vereador Jurandir solicitou ao executivo, através do setor competente, informação sobre manutenção de veículos utilizados pela secretaria de Saúde.


Manutenção II
O vereador Jurandir solicitou ao executivo,a trvés de requerimento, que informe sobre a manutenção dos veículos utilizados na Saúde, em especial as ambulâncias, nestes últimos 3 meses.


Iluminação
O vereador Guacyro indica ao executivo que seja providenciada pelo setor competente a capinação e iluminação da rua João Moretto.


Tapa Buracos
Vereadores solicitaram a operação tapa buracos, que vem sendo realizada na cidade, em bairros que estão com as ruas esburacadas.

Periscópio 24/06/2017

Parabéns
Na tribuna da Câmara, o presidente Bruno parabenizou o trabalho que o diretor de Saúde do município, José Nildo vem realizando.
“Parabéns ao trabalho do José Nildo, ele tem dado retorno a todos nós e à população, e nós precisamos de pessoas assim, responsáveis”, falou Bruno.


Câmara
A população está aplaudindo os novos procedimentos adotados pela direção da Câmara Municipal, que além de ter a prerrogativa de fiscalizar o executivo, agora também vem promovendo exposição de arte e abrindo espaço para novos talentos.


Homenagem
Indicação do vereador Nelson, a Câmara comemorou o Dia do Mundial do Pastor, rendendo tributo ao pastor Benedito Guilherme Cremonese, que ocorreu na sessão desta última 2ª feira, dia 19.


Proerd
Foi realizada mais uma formatura, agora dos alunos da Escola Estadual Professora Maria Januária Vaz Tuccori, da Vila Fátima participaram da solenidade. do Proerd nesta última 5ª feira, dia 22,


Proerd II
Programa Estadual de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, é uma iniciativa do Governo do Estado através da Polícia Militar, é um programa preventivo e estratégico, cujo objetivo é educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores.


Proerd III
O presidente da Câmara Municipal de Capivari, Bruno Barnabé da Silva participou da solenidade ao lado do vereador Gamaliel Lourenço de Souza, do representante do comando da Polícia Militar em Capivari, sargento Campos, da representante da Diretoria Regional de Ensino, Joceli de Fátima Mazero.


Emprego
Capivari apresentou saldo positivo de emprego nos últimos 12 meses de 172 trabalhadores e, neste ano, saldo positivo de 649 trabalhadores.


Positivo
Segundo o vice prefieto Vitor, secretário de Desenvolvimento Economico, a cidade apresenta crescimento em vários setores, oferecendo oportunidades de emprego e geração de renda, graças a qualificação que vem sendo oferecida aos trabalhadores.


Verbas
O vereador Valdir apresentou requerimento solicitando informações do setor competente do executivo, para que informe sobre verbas destinadas ao município, através de emendas parlamentares e outros meios extraordinários de arrecadação, que não tenham sido recebidas por falta de projetos ou erro administrativo.


Cascalho
O vereador Nelson protocolou requerimento solicitando informações sobre a compra de cascalho para ser usado no Bairro Cancian, cujas ruas se encontram em situação precária.


Manutenção
O vereador Jurandir apresentou requerimento solicitando do executivo, informações sobre a manutenção dos veículos utilizados pela secretaria de saúde.


Manutenção II
Isto se deve á vários pronunciamentos de vereadores em tribuna que munícipes deixam de fazer exames por falta de transporte.


Arrecadação
O vereador Jurandir também quer saber o total da arrecadação em favor da Santa Casa, efetuadas através das contas de água.


Tapa buracos
O vereador Flávio solicitou que a operação tapa buracos seja realizada na rua Independência, no Bairro Santa Terezinha e também na travessa Giacomo Armelin, no bairro Caixa d’Água.


Reparos
Flávio também pede ao SAAE que promova reparos nas ruas onde atua devido ao trabalho de reparação de rompimentos e manutenção de redes de água e esgoto em diversos bairros da cidade.


Festa do Peão
De Americana, o vereadore Bruno curtiu no camarote dos amigos Cauê e Vanderlei Macris, nesta última semana.


Asfalto
O vereador Mateus apresentou indicação para recuperação da malha asfáltica na Rua Sylvio Janott, na Vila Fátima.


Sinalização
O vereador Jurandir pede que se faça pintura de solo no estacionamento da Santa Casa demarcando vagas de médicos e ambulâncias.


Abandonados
O vereador Valdir solicita informações do setor competente para que ocorra o cumprimento da lei municipal nº 4819/2015 que trata da remoção de veículos e carcaças abandonados em vias públicas.


Laudo
O vereador Serrano soliocitou ao executivo laudo de insalubridade e periculosidade. Requerimetno aprovado por unanimidade.
Proj Lei 095/2017
Que dispõe sobre extinção de cargos em provimento de comissão e cria cargo específico, delivre nomeação.


Vista
O vereador Valdir pediu vista do projeto, aprovado mpor unanimidade dos vereadores.


Observa
O vereador Mateus que a criação de cargo vai contra a intenção do executivo em diminuir os gastos com comissionados.


Afirma
O vereador Flávio disse que os cargos que serão extintos, se o projeto for aprovado, estão preenchidos e que haverá uma grande diminuição de gastos com sua aprovação

Periscópio 17/06/2017

Homenagem
O presidente Bruno Barnabé da Silva prestou significativa homenagem aos profissionais da imprensa capivariana e de toda região na sesão desta última 2ª feira, dia 12.
Todos os presentes receberam Moção de Congratulações da Câmara Municipal.


Aprovado
Após vários pedidos de vista, discussões e reuniões sobre o projeto São Jeronimo, enfim os vereadores votaram e aprovaram, por unanimidade, projeto de Lei que autoriza o executivo a conceder subvenção a APAE, ASAS, Santa Rita, São Jeronimo, Casa da Sopa e Casa da Criança.


Exposição
Continua no hall da Câmara, a exposição “Paisagens”, do artista plástico Ludovico Sarcinella.
A exposição faz parte do Projeto Câmara Arte e Cultura e apresenta mais de 40 pinturas em tela.
Está belíssima e voce não pode perder. Vai até o final deste mês.


Vista
O vereador Valdir da Farmácia apresentou pedido de vista, aprovado por todos, para o Projeto de Lei nº 095/2017, de autoria da Prefeitura Municipal de Capivari, que foi retirado da votação e voltará ao plenário na próxima sessão.
O referido projeto de Lei dispõe sobre extinção de cargos em provimento de comissão e cria cargo específico, de livre nomeação.


Laudo
O vereador Eliseu Serrano apresentou requerimento solicitando que o Poder Executivo envie à Câmara laudo de insalubridade e periculosidade, que foi aprovado por todos os vereadores presentes.


Verbas
O vereador Valdir Antônio Vitorino “Valdir da Farmácia” solicita, através do Requerimento nº 082/2017, que o Poder Executivo informe qual deputado destinou verba para o município, valor da verba e sua destinação.
Muitos falam, mas poucos enviam recursos para nossa cidade.
Excelente o requerimento do combativo vereador Valdir.


Papagaio
Tem parlamentar que adora falar, pouco ou nada faz ou produz para a sociedade.
Tem um poder especial em desagregar e mentir com tal facilidade que até mesmo acredita nas mentiras que diz.
Tá na hora de começarmos a cobrar mais dos parlamentares, em todos os níveis.


Isenção do IPTU
O vereador Nelson Soares apresentou requerimento 87/2017 solicitando ao executivo que informe a localização dos imóveis atingidos pelas enchentes, cujos proprietários foram beneficiados com a isenção do IPTU.


Aprovado II
Aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 088/2017, da Prefeitura Municipal de Capivari, que institui no âmbito do Poder Executivo o adicional de risco de vida aos servidores do quadro permanente em efetivo exercício na defesa civil municipal.


Tapa buracos
Por meio do Requerimento nº 083/2017, o vereador Denilton Rocha dos Santos solicita que se envie à Câmara diversas informações e documentos relacionados à chamada operação “tapa-buraco”.


Multas Radar
O vereador Denilton Rocha dos Santos apresentou o Requerimento nº 084/2017, pelo qual pede ao Poder Executivo que informe o valor total arrecadado com as multas aplicadas nos últimos 4 anos pelos radares instalados na cidade e sua destinação.


Bancos
O vereador Nelson Soares por meio do Requerimento nº 085/2017, solicita informação sobre fiscalização quanto ao cumprimento da Lei Municipal nº 3079/2005 pelos estabelecimentos bancários.


Aprovado III
De autoria do vereador Mateus Scarso, o Projeto de Lei nº 009/2017 teve aprovação unânime. Ele institui no município a campanha “Gravidez Sem Álcool”, como forma de prevenir a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF)


Capinação
O vereador Jurandir indica ao executivo que, através setor competente realize serviço de capinação nas unidades de saúde e escolares, assim como na área de lazer do bairro São Marcos.


Limpeza
O vereador Jurandir também protocolo o requerimento 88/2017 solicitando informação se existe cronograma para realização de limpeza geral e capinação nas unidades básicas de saúde e escolares do município.


Glicemia
A Diretoria de Saúde de Rafard recebeu mais de 370 novos aparelhos de monitorar glicemia, que são necessários para uso diário dos pacientes com Diabetes.
Somente neste último sábado mais de 50 pacientes da Unidade de Saúde receberam o novo aparelho.


ETEC Monte Mor
O prefeito de Monte Mor Thiago Assis se reuniu com o governador do Estado, Geraldo Alckmin, para cobrar o início da construção da ETEC (Escola Técnica) do Centro Paula Souza, advindo de um acordo entre a prefeitura e o estado.
Em 2014 a prefeitura doou para o Estado uma área de 10 mil m² para a construção da nova sede da escola técnica, e agora espera o início da construção da nova sede.


Qualificação
O vice prefeito Vitor, secretário de Desenvolvimento Econômico vem trabalhando por conquista de cursos de qualificação para nossos jovens e trabalhadores, assim como vem contatando várias empresas para se instalarem em nossa cidade.


Qualificação II
Vitor também vem trabalhando em aumentar os cursos de qualificação oferecidos pelo ASAS de nossa cidade, que há mais de 50 anos vem qualificando os jovens e trabalhadores de toda região.


Buracos
Tanto vereadores quanto motoristas tem reclamado da grande quantidade de buracos nas vias públicas e pedem a operação tapa buracos

Periscópio 10/06/2017

Citado
O Jornal Correio de Capivari foi citado, na última sessão camarária, de forma indevida.


Contrato?
Foi mencionado, em tribuna, que o Jornal Correio de Capivari tem contrato com a Câmara Municipal de Capivari e que é obrigado a publicar matérias (press release) dos vereadores enviadas pela diretora de comunicação do Legislativo.


Mentira
É importante ressaltar que o Jornal Correio de Capivari não tem qualquer tipo de contrato com a Casa de Leis capivariana, e nem recebe qualquer valor pela divulgação dos realeases enviados pela assessoria de imprensa da Câmara, registrando os trabalhos dos vereadores.


Matérias
As matérias publicadas pelo Jornal Correio de Capivari são as que têm relevância para a população, mantendo sempre uma postura imparcial, independente e informativa, marcas deste periódico ao longo dos seus mais de 86 anos.


Conceito
Como a citação se deu por conta de um press release, segue o conceito do termo:
Um press release, ou comunicado de imprensa, é uma ferramenta usada na atividade de assessoria de imprensa.
Um comunicado de imprensa é normalmente redigido por um profissional da área da Comunicação, como Jornalista ou Relações Públicas.
Consiste em um texto que tem como função promover alguma característica ou acontecimento de uma organização ou empresa, como uma inauguração, promoção, prêmio conquistado, divulgação de um novo produto, etc.
O texto deve ser escrito cumprindo algumas normas, com o objetivo de ver a sua publicação em algum meio de comunicação.
Desta forma, a visibilidade da empresa em questão aumenta. Quando o jornalista lê o comunicado de imprensa, ele deve determinar se realmente é notícia ou não.


Publicação
Como visto na definição de press release acima, a publicação ou não fica a cargo do jornalista, que vai analisar se o material é relevante para os seus leitores, foco principal deste meio de comunicação, sem qualquer obrigatoriedade de publicação.


Leitores
São os nossos leitores o foco principal do Jornal Correio de Capivari, visando sempre em publicar matérias de relevância, verídicas e de interesse da população.


Retratação
Este periódico espera, no mínimo, que seja reposta a verdade, na tribuna da Câmara, nesta próxima sessão.


3ª Idade
O vereador Valdir da Farmácia apresentou indicação para que a Secretaria de Esportes estude a possibilidade de realizar a “Olimpíada da Terceira Idade”, instituída pela Lei nº 4290/2013 de sua autoria (212/2017).


Saúde
O vereador Nelson Soares indica que a Secretaria de Saúde efetue a troca do aparelho de aferição de pressão arterial do Posto de Saúde do Bairro Porto Alegre.


Tapa buracos
O vereador Binga indica à Secretaria de Obras, operação “tapa-buraco” em todas as vias do Jardim Elisa onde há necessidade urgente desse serviço


Tapa Buracos II
Valdir também indica que a Secretaria de Obras realize a operação “tapa-buraco” na Rua Josefina Navarro Valli, no Bairro Gênova.


Saúde II
Overeador Mateus Scarso apresentou Indicação para que a Prefeitura Municipal acione a empresa responsável pela construção do Posto de Saúde do Bairro Engenho Velho, a fim de que efetue a reforma necessária no prédio, e que possa ser oferecido atendimento por dentistas no local.


Tapa Buracos III
O combativo vereador Flávio Carvalho indica ao executivo que a Secretaria de Obras realize “tapa-buraco” na Avenida João Salvatti esquina com a Rua Júlio Forti, e nas ruas Miguel Assad e Felício Vigorito, no Bairro Nova Aparecida


Saúde III
O vereador dr. Guacyro comentou sobre a reunião que aconteceu nesta sexta-feira, 9, na Câmara, entre os prefeitos da região e empresas do setor de saúde.


Emenda
O vereador Eliseu Serrano comentou na tribuna sobre sua reunião com o deputado federal Milton Monti , a quem entregou diversos ofícios solicitando emendas parlamentares para realização de obras em Capivari.


Conquista
O presidente Bruno Barnabé da Silva anunciou na tribuna, que já está na conta da Prefeitura Municipal, o recurso de R$ 200 mil que conquistou junto ao deputado federal Vanderlei Macris.
O pedido do vereador, é de 2016, e o dinheiro será usado na compra de equipamentos para a saúde.


Conquista II
O vereador Flávio de Carvalho conquistou uma verba de R$ 120 mil, através de emenda parlamentar do deputado federal Carlos Sampaio, de 2016 e que agora caiu na conta da prefeitura para aquisição de equipamentos de saúde.


Dívida
O vereador Denilton Rocha requer informação sobre a existência de dívida da Prefeitura junto ao Instituto de Previdência Municipal – Capivariprev.


CMDCA
O vereador Mateus Scarso, através do Requerimento nº 076/2017, pede cópia da prestação de contas de 2015 e 2016 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.


Exposição
Encontra no hall de entrada do Palácio 10 de Julho exposição com belíssimos quadros do talentoso artista Ludovico Sarcinella.
Todos estão convidados a visitar esta importante exposição que visa mostrar o trabalho e o talento dos artistas de nossa cidade.

Periscópio 03/06/2017

Homenagem
O vereador e médico, dr Guacyro propôs justa homenagem aos profissionais de enfermagem das cidades de Capivari, Rafard, Mombuca e Elias Fausto.


Homenagem II
O vereador Dr. Guacyro falou sobre a marcante e merecida homenagem feita aos profissionais da Enfermagem e sobre a regionalização e consórcio intermunicipal de saúde.


Saúde
O vereador Nelson Soares se pronunciou sobre a falta de qualidade no atendimento aos pacientes da saúde pública.
“Quantos pacientes irão padecer nas filas do SUS e quantas famílias enterrarão seus entes queridos por falta de atendimento, enquanto os roubos acabam com nosso país?”.


Saúde II
O vereador Valdir da Farmácia, na tribuna, falou sobre a necessidade de melhoria no transporte de pacientes na saúde pública municipal.
Requer estudo e trabalho para que aumente o número de atendimentos nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMES).


Saúde III
O vereador Mateus Scarso enfatizou que a área da saúde precisa de mais atenção, retorno na realização de alguns exames e agilidade na realização, bem como melhoria no transporte de pacientes.


Manutenção
O vereador Jurandir Pinheiro dos Santos (BINGA) comentou sobre a falta de manutenção das vias públicas e as máquinas do setor de obras.


Comissionados
De autoria do vereador Eliseu Serrano o Requerimento 68/2017 que solicita informações sobre os servidores nomeados em cargos de confiança.


Casas Populares
O prefeito Rodrigo esteve com o secretário Estadual da Habitação para solicitar a entrega parcial das casas populares, acelerando as obras de 106 unidades


Troféu Orcine
O vereador Flávio Carvalho falou na tribuna sobre a entrega do Troféu Orcine de Toledo, lei de sua autoria e que neste ano o permitiu indicar os músicos e irmãos Erivelton e Edimilson para receber o honroso troféu.


Homenagem
O referido troféu, instituído em lei pelo vereador Flávio, objetiva homenagear personalidades negras de Capivari, que se destacam, em celebração ao Dia da Abolição da escravatura no Brasil, em 13 de maio.


Investindo
Flávio falou também sobre os dois novos e importantíssimos projetos protocolados pelo SAAE na Fehidro para tratamento de água e de esgoto.


Multas
O vereador Denilton Rocha apresentou o Requerimento 59/2017, aprovado por todos os vereadores, que requer informações sobre multas aplicadas pelo radar na Avenida Pio XII.
O vereador apresentou também o Requerimento 60/2017 solicitando informações sobre as multas aplicadas pelo radar na Avenida Ênio Pires de Camargo.


Ponte
O vereador Eliseu Serrano Também solicita informações sobre quando e quais providências serão tomadas com relação à ponte que liga os bairros Nova Aparecida e Vila Santa através do Requerimento 69/2017).


Refis
O vereador Nelson Soares requer que o Poder Executivo informe sobre montante arrecadado com o Programa de Recuperação Fiscal – REFIS, no ano de 2017 e qual o valor atualizado da dívida ativa do município (requerimento 73/2017).


Atendimentos
O vereador Valdir da Farmácia requer do executivo informações sobre as cidades nas quais os moradores de Capivari são atendidos pelo Ambulatório de Especialidade Médicas – AME (Requerimento 70/2017).


Teto e Afeto
Através do requerimento nº 078/2017, o vereador Nelson solicitou ao prefeito, através da secretaria competente, que envie cópia do projeto “Teto e Afeto – programa Família Acolhedora”, cópia da ata do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que deliberou sobre resolução 01/2017 e outras informações.


Capivariprev
O vereador Denilton apresentou o requerimento onº 079/2017, solicitando ao setor competente do executivo, informações sobre a existência de dívida da prefeitura junto ao Instituto de Previdência Municipal – Capivariprev, além de informações correlatas.


Serviços
O vereador Valdir solicitou, através de requerimento, que o setor competente informe sobre os serviços prestados pela empresa Enagro Ambiental nos últimos anos e demais informações correlatas.


Contas
O vereador Mateus Scarso, atrvés de requerimento 076/2017 solicitou ao executivo, através do setor competente para enviar cópia das prestações de contas dos anos de 2015 e 2016, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.


Mudança
O prefeito Rodrigo protocolou na Câmara o decreto do executivo Nº 6462/2017, que dispõe sobre a alteração do interventor do município na Santa Casa de Misericórdia de Capivari.


Presente
A vereadora Ângela, presidente da Câmara Municipal de Rafard, marcou presença na sessão de Câmara de Capivari desta última segunda feira, no plenário do Palácio 10 de Julho.


Curso de Direito
O presidente da Câmara, vereador Bruno Barnabé da Silva, assinou nesta última 5ª feira, documento de apoio à instalação de Curso de Direito em Capivari, durante reunião com o diretor da CNEC, Edmilson Antonio Hubert, em seu gabinete

Periscópio 27/05/2017

Qualificação
O vice prefeito Vitor, a secretário de Desenvolvimento Econômico, vem trabalhando intensamente em processos de qualificação do trabalhador capivariano, trazendo vários cursos, tanto do Senai quanto do Sebrae, voltados para a área industrial e de serviços.


Qualificação II
Um dos cursos importantes, que há muito Capivari carecia, era de garçon, bartender e camareira.
Entendo que somente com estudo e educação de qualidade, nosso país irá prosperar e, agindo assim, seguimos no caminho certo.


Medicamentos
Em seu pronunciamento na tribuna, nesta última sessão, o vereador Valdir criticou sobre a demora na compra de medicamentos de uso contínuo para distribuição na rede pública de saúde.


Urgente
O vereador, na tribuna, disse: “Tem que ser para ontem a compra de medicamentos, porque o munícipe não pode ficar sem o remédio, e a Prefeitura tem que fazer a compra até nas farmácias da cidade para que o cidadão não fique sem seu medicamento”


Requerimento
Valdir também apresentou requerimento colicitando informações sobre quais medicamentos são entregues pelo SUS e quais são fornecidos pelo poder público municipal.


Iluminação
O vereador Flávio Carvalho pede a reparação urgente do sistema de iluminação do Ginásio de Esportes do Castelani, que se encotnra em situação precária.


IPVA
O vereador Valdir também apresentou Requerimento pedindo informações sobre arrecadação do IPVA e destinação dos valores arrecadados no município. Aprovação unânime.


Aprovado
Aprovado por unanimidade o PL 090/2017, que autoriza o executivo a conceder subvenção ao Lar dos Velhinhos São Vicente de Paula, no valor de R$ 70.091,04.


Adiado porque?
O Projeto de Lei 089/2017, da Prefeitura Municipal de Capivari, a pedido da vereadora Gilceane Orosco Malto, foi adiado por duas sessões.
Este projeto autoriza o governo municipal a conceder subvenções às entidades APAE, ASAS, Santa Rita, São Jerônimo, Casa da Sopa e Casa da Criança.


Frota
O vereador Jurandir Pinheiro dos Santos requereu informações sobre a frota atual de veículos do município. Requerimento aprovado por unanimidade.


Enchente
De parabéns à equipe da Defesa Civil de Capivari, liderada pelo competente Julio Capóssoli Neto, que vem realizando um excelente trabalho, ajudando a minimizar os problemas enfrentados pelas enchentes provocadas pelas fortes chuvas que ocorreram recentemente e também no começo do ano. Parabéns!


Locação
O vereador Mateus falou sobre os altos valores pagos pela locação de veículos, comparando com os valores pagos pela prefeitura de Monte Mor, com valores menores.


Retrucando
O vereador Gamaliel disse que nunca foi a favor de se locar 100% da frota da guarda, mas que o município tem que trabalhar com sua realidade.
Gamaliel defendeu a boa qualidade dos veículos que dão mais segurança aos guardas e melhor serviço à população.


Resposta
Em resposta, a prefeitura informou que adotou todos os procedimentos determinados por lei para realizar a concorrência, consulta de preços e celebração do contrato.
Ao se fazer uma locação deste porte, deve-se levar em conta o ano do veículo, potência do motor, acessórios


CAPS
Através de requerimento, o vereador Jurandir Pinheiro dos Santos requer informações sobre o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.


Limpeza
O vereador Denilton Rocha apresenta Indicação ao executivo para que realize manutenção na área de lazer Evaristo Brugnerotto, no Bairro Jardim Gênova, e a construção de campo de futebol no local.


Excelente
Segundo o vice prefeito Vitor, secretário de Desenvolvimento Econômico, a cada dois participantes do Time do Emprego, um é realocado no mercado de trabalho.
Mais uma prova de que o estudo e qualificação proporcionam melhores condições à todos nós.


Teto & Afeto
Em reunião realizada na Câmara Municipal de Capivari, nesta última 5ª feira, presidida pelo vereador Bruno Barnabé da Silva com a presença de vereadores, de autoridades do executivo, na qual Letícia Rodrigues de Camargo falou sobre o projeto “Teto & Afeto”, Casa Acolhedora.


Fehidro
O competente e determinado superintendente do SAAE, José Luis Cabral protocolou mais dois projetos junto ao Fehidro, que juntos somam quase R$ 7 milhões.


Fehidro II
O primeiro projeto se refere a um Coletor Tronco para o Engenho Velho com extensão aproximada de 2.800 metros e custo de R$ 3.683.502,51, com contrapartida do SAAE da ordem de R$ 598 mil.


Fehidro III
O segundo projeto refere-se ao Tratamento de Lodo da Estação de Tratamento de Água (ETA I), está avaliado em R$ 3.246.331,62, com contrapartida do SAAE da ordem de R$ 528 mil.


Multas
O vereador Denilton, atrvés de requerimento, solicitou informações sobre aas multas aplicadas por meio de radar localizado na Avenida Pio XII, confluência com a Rua José Aprilante.


Orçamento
O vereador Mateus Scarso considerou, durante a tribuna livre da última sessão, na segunda-feira, dia 22, a importância da participação da população na elaboração do orçamento municipal.

Periscópio 20/05/2017

Cohab-Campinas
O ativo vereador Valdir e o diretor geral da Câmara Municipal de Capivari, Luís Antonio Piazza, reuniram-se com o diretor administrativo e financeiro, Valter Greve e com a coordenadora de liquidações, Rosana Aparecida Pavani Martelli


Cohab II
Valdir foi cobrar uma solução para a liberação de minutas de escrituras das casas próprias construídas pela Cohab nos bairros Santa Rosa, Porto Alegre e Engenho velho. Valdir da Farmácia afirma que o problema da Cohab é antigo.


Cohab III
Há anos o vereador Valdir vem batalhando pela aquisição das escrituras das casas desses bairros.
Valdir disse que esta situação sem solução da COHAB em Capivari é repetitiva e as pessoas do Engenho Velho, Santa Rosa e Porto Alegre têm que ter suas minutas, registrou o vereador.


Frota Nova
O vereador Mateus apresenteou o requerimento nº 055/2017, aprovado pela Câmara, através do qual pede informação sobre a possibilidade de Capivari aderir ao Programa de financiamento “Frota Nova Municípios”, operado pelo Desenvolve São Paulo.


Santa Casa
Mateus também protocoloiu requerimento soliticando que seja remetido à Câmara Municipal, documentação da Santa Casa relativa a relatórios de receitas e despesas.


Frota Municipal
O vereador Jurandir protocolou requerimento solicitando informações ao executivo sobre a frota de veículos de propriedade do município, registrando quantos caminhões e máquinas compõem a frota, informando o ano de fabricação e o modelo de cada veículo.


Campanha
O vereador Nelson apresentou indicação ao executivo para que promova campanha de conscientização no trânsito “Essa vaga não é sua nem por um minuto”, para que os motoristas não estacionem seus veículos em vagas reservadas para idosos, e pessoas com deficiências e mobilidade reduzida.


Trabalho
O vice prefeito Vitor, secretário de Desenvolvimento Econômico vem empregando uma nova dinâmica a pasta, principalmente no que tange a cursos de qualificação aos trabalhadores capivarianos, possibilitando assim o retorno ao mercado de trabalho aos desempregados ou melhor remuneração aos trabalhadores que participam de cursos de qualificação.


Trabalho II
Vitor trouxe para a cidade três cursos importantes, através do Via Rápida Emprego, permitindo assim a qualificação para garçom, bartender e camareira, visando assim atender, com qualificação, o setor hoteleiro e de bares e restaurantes de nossa cidade.


Assembléia
O vereador Bruno Barnabé da Silva encontrou-se com o deputado Cauê Macris, presidente da Assembléia, na sede da ALESP, nesta última 4ª feira, para solicitar emendas para nossa cidade para recuperação da malha asfáltica da cidade.


Comitiva
Recebidos com o vereador Bruno, também o vereador Marini, o prefeito Rodrigo e o vice Vitor estiveram no gabinete do deputado Cauê Macris.


Adiamento
O vereador Edson José Bombonatti, vice-presidente da Câmara, pediu o adiamento, por duas sessões , PL 075/2017, da Prefeitura de Capivari, que dispõe sobre a ratificação da 1ª alteração do porotocolo de intenções da Ares PCJ.


Enfermagem
O médico e vereador Guacyro Justino Alfredo anunciou que fará homenagem aos profissionais da enfermagem no dia 29.


Escolas na Câmara
O Projeto Escolas na Câmara idealizado pelo presidente Bruno para proporcionar a visita dos alunos ao Palácio 10 de Julho, contou com a presença dos 9ºs anos da Escola Municipal Laura Quagliato, na manhã de sexta-feira, dia 12 pp.


Recepção
Os alunos foram recepcionados pelo presidente da Câmara, Bruno Barnabé da Silva, seguindo-se dr Murilo Kerche de Oliveira e o diretor-geral, Luís Antônio Piazza, que falaram sobre a operacionalidade da Câmara e a função dos vereadores.
A secretária de Educação, Marília Annicchino também participou do evento.


Fiesp
O presidente da Federação Paulista das Indústrias do Estado, Paulo Skaf, recebeu no prédio da FIESP o prefeito Rodrigo e o vice prefeito Vitor, nesta última 3ª feira, dia 16.


Políticos…
Acredito cada vez mais que a classe política está em descrédito pelas ações que promovem, como podemos registrar diariamente no noticiário. Uma notícia mais bombástica que outra, deixando-nos estupefatos.
Será que isso acontece em todos os níveis?
Espero que não, pois temos que acreditar que há bons políticos.


“Escolas na Câmara”
O presidente Bruno lançou, com muita felicidade, o programa “Escolas na Câmara”, importante projeto educacional em parceria com a Secretaria da Educação, que permite aos estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas conhecer o funcionamento do Legislativo capivariano e conhecer o imponente Palácio 10 de Julho.


Informações
Durante a visita ao Palácio 10 de Julho os estudantes tem uma rápida explanação apresentada pelo dr Murilo e Li Piazza, sobre a operacionalidade da nossa Câmara e a função dos vereadores.


Cultura
Outro projeto importantíssimo desenvolvido pelo presidente Bruno, com participação de Andréia e Zatinha, são as exposições que vem sendo realizadas no hall de entrada da Câmara, trazendo cultura para a população capivariana e a proveitando muito bem o espaço.

Periscópio 13/05/2017

Circular
Após visitar a grande maioria as empresas do DIC I e II, e Corte Preto, ouvindo os empresários e colaboradores, o vice prefeito Vitor, determinado secretário de Desenvolvimento Econômico, juntamente com Milton Jr, diretor da MM Souza, desenvolveu a Linha do Trabalhador.


Circular II
O trabalho desenvolvido criou novas linhas e ampliou os horários, agora 11, das 6 hs às 22 hs,diariamente, facilitando a vida dos trabalhadores e de toda população.
A passagem não sofrerá alteração e continuará custando R$ 3,00.


Circular III
De acordo com Júnior Souza, diretor da empresa MM Souza, responsável pelo transporte público, as linhas começam a rodar no próximo dia 22, contudo poderá sofrer alterações para se adequar melhor às necessidades dos usuários.


Acessibilidade
O vereador Valdir Antonio Vitorino apresentou a Indicação 192/2017 que propõe a construção de rampa de acesso para cadeirantes na Praça 13 de Maio.


Canteiro
Valdir também indicou a construção da continuação dos canteiros centrais na Alameda Faustina Franchi Annicchino até a sede da Polícia Militar, separando a pista e deixando a entrada de nossa cidade mais segura e bonita.


Campanhas
O vereador Nelson falou na tribuna sobre a necessidade de campanhas de onscientização, para condutores de veículos dirigir em fila dupla, e estacionar de forma correta, e com isso possa fazer fluir o trânsito nas vias públicas.


Vagas especiais
Nelson também falou sobre a constante necessidade de conscientização dos motoristas a respeito de estacionar de modo irregular nas vagas especiais para idosos e pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.


Frota Nova
O vereador Mateus Scarso apresentou Indicação para que a Prefeitura Municipal viabilize adesão ao programa de financiamento “Frota Nova Municípios” operado pelo Desenvolve São Paulo.


Lombada
O vereador Serrano apresentou indicação para construção de lombada na Rua Salim Assad, na Vila Izildinha, e pede urgência em sua construção.


Homenagens
Por iniciativa do presidente Bruno Barnabé da Silva foi suspensa a sessão para que os vereadores realizassem belíssima homenagem às mães, que receberam uma rosa ofertada pela Padaria Marini.


Cacarecos
O vereador Binga apresentou requerimento solicitando informações sobre a possibilidade de serem colocadas caçambas em pontos estratégicos nos bairros, para coleta de cacarecos.


Arena Capivari
O vereador Flávio de Castro Carvalho apresentou requerimento solicitando informações quanto à Arena Capivari ainda não ter atingido um de seus objetivos, que é a formação de jovens atletas, e se há previsão para que tal objetivo seja alcançado.


Moção
De autoria do vereador Flávio de Castro Carvalho, foi apresentada Moção de Aplausos, aprovada por unanimidade, ao Grupo “Somos Todas Uma”, pelo Projeto “Mechas do Amor”


Revitalização
Os vereadores Denilton Rocha e Valdir da Farmácia solicitação ao executivo a revitalização da entrada e calçadas do Ginásio de Esportes Ronaldão, além da demarcação de solo para estacionamento.


Aprovado
O Projeto de Lei nº 077/2017 que autoriza o Poder Executivo a conceder auxílio à Associação de Serviço de Assistência Social da Paróquia de São Benedito foi aprovado por unanimidade nesta última sessão.


Insalubridade
Através do requerimento nº 053/2017, o vereador Eliseu Serrano pede que o executivo envie à Casa de Leis, lista dos funcionários da Prefeitura Municipal que atualmente recebem adicional de insalubridade ou periculosidade.

Periscópio 06/05/2017

Delegada
Dra Maria Luisa assumiu a Delegacia de Polícia de Capivari como titular.
Foi recebida pelo prefeito Rodrigo em seu gabinete, acompanhada do secretário de segurança. Ricardo.


Campanha
Nesta última semana até parecia que já estávamos em campanha eleitoral, com rusgas entre o prefeito Rodrigo e o ex-prefeito Borsari.
Academia
Indicação de autoria do vereador Rogério Marini propõe a colocação de academia ao ar livre no Bairro Santa Rosa.


Fraldário
O vereador Jurandir Pinheiro dos Santos “Binga” indicou a construção de fraldários em todos os banheiros públicos municipais.


Descarte
O vereador Binga também indicou limpeza da área verde do Jardim do Bosque (Indicação 179/2017) e espaço adequado para descarte de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes nos comércios locais


Tapa Buracos
O vereador Guacyro pede a operação tapa-buraco na Rua Dulcina Bartholomeu Hoppe, no Bairro Santo Antônio.
Várias outras ruas estão precisando dos mesmos cuidados.


Lombada
O vereador Eliseu Serrano fez a Indicação 187/2017 solicitando lombada na Rua João Forner, no Santo Antônio.


Canaleta
O vereador Flávio de Castro Carvalho pede a construção de canaleta para escoamento de águas pluviais, na Ponte da Avenida Luís Soderini Ferraciu, no Bosque dos Pinheiros.


IPTU isento
Requerimento do vereador Nelson Soares foi aprovado por unanimidade e, requer ao Executivo informações sobre número de munícipes que tiveram imóveis atingidos pelas enchentes e foram beneficiados pela isenção do pagamento do IPTU.


Entulho
O vereador Mateus criticou a postura da prefeitura de parar de recolher entulhos sem dar um prazo maior para que a população possa se adequar a nova situação.


Desenvolve PS
O vereador Mateus falou em tribuna sobre programa de financiamento para substituição de frota ou aquisição de veículos.
Segundo o vereador, os juros serão quitados pelo governo do estado, com carência de seis meses para iniciar o pagamento.


Veículos
Eis aí uma excelente oportunidade para o governo municipal trocar os veículos mais antigos e rodados do município que começam a dar problemas mecânicos e substituí-los por veículos 0 km. O valor máximo de empréstimo é de R$ 500 mil.


Mordomia
O vereador Valdir registrou na tribuna que vários veículos de funcionários públicos e de secretários estão ocupando vagas destinadas aos veículos oficiais, deixando assim de estacionar em áreas de zona azul.


Ressonância
O Valdir registrou a marca de 360 pessoas aguardando para fazer ressonância.
O vereador criticou a demora, com grande número de pacientes reclamando da demora em realização deste importante exame e da necessidade de cada um desses pacientes que aguardam.


Via Rápida
O vereador Bruno, presidente da Câmara, visitou as carretas do Via Rápido Emprego e do Senai, estacionadas na praça central, onde enfatizou a importância visto que permitem acesso a cursos gratuítos de qualificação profissional para o trabalhador capivariano


Homenagem
Durante a sessão da próxima 2ª feira, a Câmara realizará homenagem ao Dia das Mães.


Diretor
Segundo informações, Francisco Assis Ferreira assume como diretor administrativo da Santa Casa, assumindo o posto antes ocupado por Jaques Azevedo.


Diretor II
Francisco tem 35 anos de experiência em gestão corporativa Púiblica e de Saúde, informou a assessoria de imprensa da prefeitura.


Limpeza
O vereador Dr. Guacyro indica que se faça capinação e limpeza de terreno da municipalidade, no Bairro Santo Antônio.
Também pede limpeza de mato alto no Bairro Nova Aparecida.


Merenda
O prefeito Rodrigo informou que recebeu comunicado do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) sobre a suspensão de recursos do Programa de Alimentação Escolar, dinheiro destinado para refeição escolar, cerca de R$ 1 milhão ao ano.


Merenda II
Os repasses foram bloqueados devido a falta de prestação de contas de 2003, no qual o prefeito da época foi condenado por ato de improbidade administrativa a devolver mais de R$ 26 mil aos cofres públicos.


Merenda III
Rodrigo disse que o executivo está tomando todas as medidas cabíveis para reverter esse bloqueio, em torno de R$ 90 mil mensais, paranão comprometer a qualidade e o fornecimento das mais de 12 mil refeições diárias.


Efeito
Infelizmente a incompetência da gestão da época poderá trazer um enorme prejuízo à cidade e principalmente aos nossos alunos, afirmou o prefeito.


Presente
O vereador e médico dr Guacyro, acompanhado do chefe de gabinete, Ricardo Cruzatto, visitou a carreta do Hospital de Câncer de Barretos


Formatura
Os 36 alunos do curso de costura automotiva do SENAI acontece na próxima sexta-feira, dia 12, no plenário do executivo, no prédio da Prefeitura.

Periscópio 29/04/2017

Sessão
Devido ao feriado de 1º de maio, Dia do Trabalho, próxima 2ª feira, a 13ª Sessão Ordinária será realizada na terça-feira, dia 2, às 19h30.


ASAS
O Projeto de Lei 67/2017 autoriza a Prefeitura Municipal de Capivari a dispor recurso financeiro no valor de quase R$ 235 mil com o objetivo de reformar e adequar o espaço físico da ASAS para oferecimento de cursos de qualificação profissional para moradores de Capivari.
O projeto teve aprovação de todos os vereadores.


Guarda
O Projeto de Lei 62/2017, aprovado por unanimidade, permite a criação da Corregedoria da Guarda Civil Municipal, cargo para o qual se exige a formação como Bacharel em Direito ou com cursos em Segurança Pública.


Notificação
O vereador Nelson Soares através de requerimnento, quer informações sobre a efetuação de notificação ao proprietário do terreno na Rua Vergílio Duarte, no Bairro São José, com objetivo de realizar limpeza e capinação do imóvel.


Pintura
O vereador Eliseu Serrano indicou ao Poder Executivo que se faça a pintura do prédio da escola Guerino Padovani, no Bairro Padovani, que se encontra em situação precária.


Onde Está?
O vereador Flávio Carvalho pediu explicações sobre onde se encontra a máquina varredora que o município ganhou, através de emenda parlamentar da deputada Célia Leão.
Vereador, favor nos informar da situação da máquina para podermos esclarecer nossos leitores.


Coletor tronco
José Luis Cabral, superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto assinou convênio junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) na Agência das Bacias PCJ na tarde desta última terça-feira, dia 25, em Piracicaba.
Na ocasião, o convênio assinado foi para a implantação do coletor tronco de esgotos Central que receberá esgoto de 30 mil pessoas.


Contrapartida
A obra foi avaliada em aproximadamente R$ 5 milhões, sendo que R$ 451 mil será contrapartida do SAAE.
O contrato será administrado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).


Fundo Social
Representantes do grupo Somos Todas Uma, detentor do projeto Mechas do Amor, estiveram em Capivari, na tarde de terça-feira, dia 26, para entregar as nove perucas confeccionadas com os cabelos doados no evento Mulheres em Ação realizado no mês de março, sob coordenação da 1ª dama dra Paula.


Injustificada
Em rede social, o prefeito Rodrigo disse que respeita o direito de expressão mas que os mesmos não podem sobrepor os interesses públicos.
Portanto, quem faltou na 6ª feira para participar da greve terá sua falta considerada injustificada.


Merenda
O prefeito Rodrigo registrou em sua página no face que recebeu comunicado do FNDE sobre a suspensão de recursos do Programa de Alimentação Escolar, cerca de R$ 1 milhão ao ano, foram bloqueados por falta da prestação de contas do ano de 2003.


Merenda II
Ele também afirmou que está tomando todas as medidas cabíveis para que que não haja comprometimento na qualidade e fornecimento das mais de 12 mil refeições diárias oferecidas aos alunos da rede pública.


Merenda III
Também registrou que o prefeito da época foi condenado a devolver mais de R$ 26 mil aos cofres públicos por ato de improbidade administrativa.


Merenda IV
O ex-prefeito Borsari, também em face, refuta a colocação feita pelo prefeito, que segundo Borsari, causa pânico e incerteza para milhares de pessoas que tem seus filhos em escola pública.


Ensino
Borsari diz estar com a consciência tranquila, e que jamais faria algo para prejudicar a merenda das crianças principalmente 09 anos após o término do seu mandato.
Disse que sabe o que fez pela educação, apresentando extensa lista de escolas construídas, reformadas e principalmente a implantação do Sistema Anglo de Ensino que ocorreu em sua gestão.


Interventor
O padre Adalton deixa de ser o interventor da Santa Casa, cargo que será ocupado pelo secretário de Saúde Cristian Fernandes.
Padre Adalton segue no comando da Santa Casa até o dia 30.


Excesso
Entendemos que o secretário Cristian terá pela frente uma difícil, senão quase impossível missão, já que comanda as secretarias de Desenvolvimento Social; do Direito da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e a Secretaria de Saúde, agora, assume também como interventor da Santa Casa.
Desejamos sucesso…


Arte na Câmara
A Câmara Municipal de Capivari abre a Exposição “Estudos, do artista plástico Gabriel Góes, nesta terça-feira, dia 2, às 18h30, no hall de entrada do Palácio 10 de Julho.
Toda comunidade convidada a participar.


Candidatos
Há quem diga que a campanha ao pleito de 2020 já começou.
Dizem que são candidatíssimos Vitor, Junior Pacheco, Tetê Borsari e Campaci.
Contudo, nomes podem mudar e alianças devem ocorrer.


IPTU
O verador Nelson requer informações sobre o número de munícipes que tiveram imóveis atingidos pelas enchentes, foram beneficiados pela isenção do pagamento do IPTU em 2017.

Periscópio 22/04/2017

Santa Casa
A direção da Santa Casa reuniu-se com o prefeito Rodrigo nesta semana para tratar dos graves problemas financeiros da entidade e rever os procedimentos que serão realizados com aporte do SUS e da prefeitura de Capivari.


Santa Casa II
A situação financeira da nossa tradicional Santa Cassa continua difícil, como as demais entidades beneficentes do país, à exemplo do Instituto do Câncer, administrado pelo conterrâneo Pascoal Marracini, que foi destaque em matéria do Jornal Nacional e da Globo News.


Saúde
A situação da saúde fica cada vez mais crítica pela falta de recursos, pelo SUS pagar os serviços por valores irreais e bem abaixo do custo, onerando cada vez mais as entidades.


Empurrando
Os executivos de Rafard, Mombuca e Elias Fausto estão empurrando, não colaborando com a Santa Casa com desculpas esfarrapadas mesmo sabendo das dificuldades e que a entidade vem atendendo a população destas cidades.


Balanço
Segundo registros de atendimentos e procedimentos da Santa Casa no 2º semestre de 2016, Rafard ficou com débito de R$ 79.983,88; Mombuca teve neste semestre um saldo devedor de R$ 106.927,44; Elias Fausto teve um débito, neste mesmo período, R$ 86.385,68.


Atendimento
O vereador Denilton Rocha, em tribuna, cobrou uma atitude firme da Mesa Diretora do Legislativo visto que funcionários do 1º e 2º escalão da prefeitura não o tem atendido para tirar dúvidas.


Críticas
Os vereadores Gamaliel, Gil e Mateus se somaram a Denilton na reclamação por falta de atendimento aos vereadores pelos servidores municipais.


Repúdio
O vereador Bruno Barnabé da Silva, presidente da Câmara, repudiou a atitude desses funcionários municipais e disse que iria protocolar um pedido ao prefeito Rodrigo para melhorar o atendimento aos vereadores.


Doenças Renais
O vereador Mateus propôs Projeto de Lei 006/2017, aprovado por unanimidade, que prevê a instituição da Semana Municipal de Conscientização e Prevenção das Doenças Renais no município de Capivari, que deverá ser realizada na segunda semana de março, quando é celebrado o Dia Mundial do Rim, em 9 de março.


Dia do Exército
A Câmara comemorou o Dia do Exército com pronuciamento do subtenente Jailton Cordeiro da Silva, comandante do Tiro de Guerra 02-011, na sessão desta última 2ª feira.


Trabalhando
Em comemoração, os atiradores do TG 02-011 estarão nos supermercados da cidade, durante o dia, para arrecadar alimentos não perecíveis a serem destinados as entidades beneficentes da cidade. Belo exemplo.


Presidente
Após o uso da tribuna pelo SubTen Ex Jailton, o presidente Bruno falou sobre a importância do nosso TG e do trabalho que desenvolve em nossa sociedade, e que estará completando 100 anos em 2017.


Parabéns
O vereador Bruno, presidente da Câmara, parabenizou o SubTenEx Jailton pelo excelente trabalho desenvolvido juntamente com os atiradores do TG 02-011


Sobrando
Parece que Rafard tem sobre de recursos, já que o prefeito concedeu aumento de 30% para os comissionados integrantes de diretoria enquanto os funcionários de carreira e concursados receberam 4,5%.


Duplicação
O vereador Flávio apresentou requerimento pedindo fincormações sobre a existência de projeto sobre duplicação ou ampliação da Avenida Brigadeiro Faria Lima.
Em caso de resposta positiva, quer saber qual seria o impacto financeiro.


Limpeza
O vereador Nelson Soares apresentou requerimento solicitando informação sobre se ocorreu notificação ao proprietário de terreno na Rua Virgílio Duarte, ao lado do nº 165, no Bairro São José.
Caso tenha ocorrido a notificação, pede uma cópia.


Limpeza II
Realmente vários pontos da cidade necessitam de limpeza, remoção de entulho e capinação.
E como tem sofá jogado em vias públicas…


Educação
É fundamental que a população capivariana colabore não jogando entulho, lixo e sofás nas vias públicos, sujando a cidade e mostrando enorme falta de educação.


Fernando de Marco
O vereador dr Guacyro indica ao executivo que seja dado um carinho especial ao tradicional Estádio Fernando de Marco, revitalizando-o, visto que ainda tem mujito a oferecer em termos esportivos à nossa sociedade.


Tapa Buracos
O vereador Rogério Marini pede urgente operação Tapa Buracos na Chiquinho Quadros visto a situação lamental da malha asfáltica.


Sinalização
O vereador Flávio indica ao executivo sinalização de solo, colocações de taxões e demarcação dos pontos de ônibus na avenida e ruas do DIC II.


Sinalização II
O vereador Nelson indicação sinalização de solo e placas indicativas de “Área Escolar” nas proximidades de todas as escolas municipais, em especial na EMEI Profª Lenita de Camargo Penteado Figueiredo.


Escola na Câmara
Nesta últim 5ª feira, alunos da rede pública estiveram visitando o Palácio 10 de Julho e conhecendo os trabalhos dos vereadores.
Foram recebidos pelo presidente Bruno, a quem pediu por mais segurança na entrada e saída das escolas.

Periscópio 15/04/2017

Homenagem
O vereador Valdir da Farmácia propôs Moção de Congratulações em homenagem a Francisco Ricardo Rogieri, pelo aniversário de 100 anos e pelo lançamento do livro “Minhas Lembranças”.


Importante
Ressaltar que seu Chicão, como é carinhosamente chamado, foi o presidente fundador da ASAS e participou das festividades comemorativas dos 50 anos da entidade.


Silêncio
Foi solicitado um minuto de silêncio, antes do início da sessão, pelo falecimento de Vitória Simão Mattar e Leônidas Vitorino.


Lombada
O vereador Eliseu Serrano indicou a construção de lombada e ponto de ônibus com cobertura na Avenida Itália, no Bairro Santo Antônio.


Sinalização
O vereador Flávio Carvalho indica ao setor competente sinalização de solo para vagas às pessoas com deficiência e aos idosos, em frente ao pronto socorro da Unimed.
Mostra como é falho o setor de trânsito de nossa cidade com vereador tendo de indicar a sinalização defronte a pronto socorro.


Recape
Flavinho também indicou urgente serviços de recape e tapa buracos na Avenida Demétrio Girardi que se encontra em situação lastimável e cheia de buracos.


Pinguela
O vereador Edson José Bombonatti indica o conserto da ponte da Rua Cosmópolis, no Bosque dos Pinheiros, que se encotnra em estado precário e pode causar acidentes.


Zona Azul
Os vereadores aprovaram por unanimidade, o Requerimento nº 35/2017, do vereador Valdir da Farmácia, que solicita informações sobre a possibilidade de isenção de pagamento de Zona Azul aos idosos e pessoas com deficiência.
Esperamos que o executivo venha de encontro a solicitação do nobre vereador, beneficiando assim as pessoas idosas ou com deficiência.


Lixo
O vereador Mateus Scarso solicitou, através do requerimento 36/2017, relação de endereços e quantidade de contâiners distribuídos pela cidade.


Gastos
O vereador Mateus Scarso também solicitou através do Requerimento 39/2017, esclarecimentos sobre os gastos divulgados no Portal Transparência da Prefeitura Municipal de Capivari, discriminando item a item.


Palestras
O presidente Bruno Barnabé da Silva propõe o Requerimento 37/2017, a fim de ser informado sobre a possibilidade de realização de palestras às gestantes nos postos de saúde.


Guarda
Os vereadores aprovaram por unanimidade e em 1ª discussão, o Projeto de Lei 61/2017.
Ele altera dispositivos sobre Estatuto da Guarda e visa à valorização dos profissionais no quadro efetivo da corporação.


Xô Dengue
Eliseu Serrano propôs o Requerimento 38/2017 através do qual solicita informações sobre a realização da Campanha “Xô Dengue” no Centro Esportivo José Antonelli Neto, no Bairro Santo Antônio.


100 dias
O vice prefeito Vitor apresentou balanço dos 100 primeiros dias da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego, aponta crescimento de quase 400% nas contratações intermediadas pelo PAT de Capivari.


Aluguel
O vereador Mateus falou em tribuna sobre o aluguel do antigo prédio da secretaria de Cultura que não vem sendo utilizado e se paga em torno de R$ 7 mil de aluguel, enquanto faltam remédios e materiais nos postos.


Banco do Brasil
O vereador Bruno falou sobre o péssimo atendimento que as agências do Banco do Brasil vem dispensando à sociedade.
Bruno falou sobre o que ele considera descaso com que o banco vem atendendo nossa cidade.


Ofício
O vereador Bruno registrou em tribuna que irá oficiar o banco para que tome providências urgente e retome o atendimento à sociedade, principalmente no tocante aos saques e depósitos.


Duas ou nada
Temos em Capivari duas agências do Banco do Brasil mas nenhuma para atendimento completo.
As empresas e comércio estão enfrentando grandes dificuldades com a negativa das agências do banco em aceitar depósitos em espécie.


Atendimento
Em contato com a gerência do Banco do Brasil, no antigo Nossa Caixa, nesta última 4ª fiera, fomos informados que a agência retornaria ao atendimento normal na tarde desta última 5ª feira, dia 13, o que de fato ocorreu.


Reforma
Tambpem fomos infomados que a agência tradicional do Banco do Brasil, que passa por reformas após o assalto que sofreu, deve ser reaberta no final de maio.


Crítica
A vereadora Gil falou em tribuna que percebe uma desunião muito grande do secretariado atual.
Disse que os secretários não foram eleitos por votos, são escolhidos pelo prefeito.
Disse na tribuna que alguns secretários se portam como sub prefeitos…


Mato alto
O vereador Nelson apresentou solicitação de limpeza em vários pontos devido a mato alto e sujeira no Bairro São José.


Sinalização
Vários vereadores apresentaram indicação de sinalização de solo, tocante ao setor de transportes do município, o que vem demonstrar inoperância do setor, visto que, até mesmo vereadores da base estão pedindo pela importante melhoria, inclusive próximo à todas as escolas municipais

Periscópio 08/04/2017

Cursos
O vereador Bruno Barnabé da Silva pediu informações ao Executivo Capivariano sobre a possibilidade de se ministrar cursos para gestantes nos postos de saúde da cidade.


Ressonância
Através do requerimento 26/2017, o vereador Valdir quer saber do setor competente da Prefeitura de Capivari quantos são os pedidos de exames de ressonância magnética que aguardam na fila de espera do SUS e também a previsão para serem realizados esses exames.


Guarda
O vereador dr. Guacyro indicou que a Guarda Municipal de Capivari faça um patrulhamento ostensivo e preventivo no Bairro São João.


São João
Guacyro indica também manutenção, limpeza de bueiros e cascalhamento de ruas, lombada próxima à ponte, recuperação da ponte de madeira, remanejamento e revisão do número de funcionários do Posto de Saúde de acordo com o número de pessoas atendidas, retirada de vegetação nas cabeceiras das duas pontes que ligam ao bairro, limpeza de todas as ruas daquele bairro.


Xô Dengue
O vereador Eliseu Serrano requisitou informações do setor competente da Prefeitura de Capivari sobre a possibilidade da realização da campanha “Xô Dengue” no Centro Esportivo José Antonelli Neto, no bairro Santo Antônio.


Resíduos
Enviado para o setor competente da Prefeitura de Capivari, o requerimento 34/2017, de autoria do vereador Denilton Rocha, busca informações e documentos referentes ao CTR – Controle de Transporte de Resíduos.


Contêineres
Através do requerimento 36/2017, o vereador Mateus Scarso pediu que o setor competente do Executivo envie a relação discriminando endereço e quantidade de contêineres distribuídos por Capivari.


Urgência
O primeiro secretário da Câmara, vereador Flávio Carvalho pediu urgência na votação dos projetos de lei, do 64 ao 66, e do 68 ao 69, da Prefeitura Municipal de Capivari. Com pedido de urgência aprovado, os projetos seguiram para a Ordem do Dia.


Aprovado
Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram os projetos 64 ao 66, 68 e 69,/2017, da Prefeitura Municipal de Capivari.
Os projetos de lei dispõem sobre remanejamento de verbas orçamentárias do município de Capivari.


Comissionados
Embora a cidade continue enfrentando difícil problemas financeiros, os comissionados continuam tranquilos em seus cargos.
Um ou outro foi demitido, mas a grande maioria continua na folha de pagamento, alguns inexpressivos.


Comissionados II
Contudo há alguns comissionados que são produtivos e de alta performance, fazem por merecer o cargo, mas há aqueles encaixados politicamente que abusam da boa paciência da sociedade.


Remédios
Muitos pacientes que precisam de remédios de uso contínuo não o tem encontrado, até o início desta semana, no posto de saúde central.
Fomos informados que a prefeitura esta aguardando a entrega de alguns e outros já foram licitados.


Raspas
O presidente da Câmara, vereador Bruno Barnabé da Silva, solicitou ao executivo que encaminhe pedido à concessionária Rodovias do Tietê solicitando raspas de asfalto para serem utilizadas na recuperação das ruas do Bairro Cancian.


Curso
Dr Guacyro esteve no Hospital de Barretos participando de cursos sobre câncer.
Ele participou através do Grupo Direito de Viver, que vem promovendo ações em Rafard e Capivari em prol do Hospital do Câncer de Barretos.


Exames
A carreta do Hospital do Câncer de Barretos estará em Rafard dia 03 e em Capivari dia 04 para realização de exames de papanicolau e PS, por solicitação do Grupo Direito de Viver


ASAS
O vice prefeito Vitor, atual secretário de Desenvolvimento Econômicos, reuniu-se com os vereadores nesta última semana, juntamente com o diretor Rogério Oliveira, para esclarecer aos vereadores alguns pontos sobre o remanejamento de verbas para o ASAS.


ASAS II
O remanejamento importa no valor de R$ 236 mil para readequação e melhorias no prèdio para que possa abrigar novos e importantes cursos de qualificação para os trabalhadores de nossa cidade.


ASAS III
A reunião foi presidida pelo vereadore Bruno Barnabé da Silva, presidente da Câmara e grande incentivador das entidades beneficentes de nossa cidade, como o ASAS.


Emenda
O vereador Nelson anunciou emenda parlamentar de R$ 250 mil do deputado federal Herculano Passos, recurso que será utilizado para se fazer uma calçada na Rodovia Arlindo Batagin que dá acesso ao Santa Teresa D’ávila.


Calçada
O vereador ressaltou o perigo constante em que vivem os moradores do bairro que transitam pela pista, já que não há calçada até a cidade.


Parabéns
Ao secretário de Cultura Alexandre pela realização da Estação Páscoa montada no prédio da secretaria de Cultura mesmo sem recursos.
A garotada está adorando o passeio. Valeu secretário.


Incentivo
Vitão está comemorando os excelentes resultados da Lei de Incentivo Fiscal do município que proporcionou até agora a criação de cerca de 1.200 empregos diretos e indiretos.

Periscópio 01/04/2017

Congratulação
O vereador Bruno Barnabé da Silva, com o apoio dos demais pares, concedeu Moção de Congratulações ao excelentíssimo presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado estadual Cauê Macris.


Regularização
Através da indicação 134/2017, o vereador Valdir pediu que seja enviado para a Câmara Municipal de Capivari a regularização dos imóveis do bairro Morro Amarelo.


Asfalto
O vereador Flávio Carvalho fez indicação para que seja realizada a recuperação asfáltica e contenção da erosão próxima à ponte da avenida Luis Soderini Ferraciu e foi atendido pela Prefeitura.


Contêiner
Foi requisitado, pelo vereador Mateus, que seja providenciado o retorno dos contêineres que ficavam instalados nas ruas Coronel Delfino e Fernando de Barros.


Caminhões
Em indicação ao Poder Executivo, o vereador Nelson Soares chamou atenção para os caminhões carregados que passam pelo bairro São Pedro para desviar da Polícia Rodoviária, situada na Rodovia do Açúcar, e pediu que seja feita uma fiscalização de trânsito no local.


Lazer
O vereador Denilton Rocha enviou um requerimento ao Poder Executivo para que o setor competente informe se existe projetos em andamento ou estudo que visem promover atividades de recreação e lazer para crianças dos bairros de Capivari.


Fraturas
Segundo o vereador Mateus, um médico do pronto socorro da Santa Casa atendeu uma paciente e disse que não tinha nada, dispensando-o. O paciente foi até um hospital em Campinas, que detectou fraturas múltiplas na sua face e realizou cirurgia para resolver o problema.


Emprego
O vereador Rogério Marini parabenizou o vice-prefeito Vitor Hugo Ricomini pelo belo trabalho na busca de novos empregos para nossa cidade.


Reajuste
Os vereadores aprovaram reajuste salarial para os servidores públicos municipais, de acordo com os índices oficiais. O vale alimentação foi corrigido em 10%, passando de R$ 300,00 para R$ 330,00.


Reajuste II
O referido reajuste aprovado pelos vereadores vai ao encontro das negociações com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e garante reposição de 6,66% nos salários dos funcionários públicos da cidade.


Abstenção
O projeto foi aprovado por 10 votos, com abstenção dos vereadores Eliseu Serrano e Guacyro Justino Alfredo, porque estes são servidores públicos municipais.


Legislativo
Nessa mesma sessão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 005/2017, de autoria da Câmara Municipal de Capivari, que concede os mesmos direitos aos servidores do Poder Legislativo.


Reajuste III
As proposituras contemplam agentes políticos, servidores aposentados e pensionistas, e os profissionais do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e do CapivariPrev (Instituto de Previdência Municipal de Capivari).


Visita
Estiveram nos estúdios da Rádio Cacique e Redação do Correio os deputados Rita Passos, estadual e Herculano Passos, federal, acompanhados do vereador Nelson Soares e do ex-vereador Tete Borsari.


Escolas
O vereador Denilton Rocha sugeriu, em tribuna, que as escolas municipais sejam abertas nos finais de semana para a realização de palestras e cursos rápidos para a população.


Parceria
Denilton informou que os professores de escolas do ensino superior precisam cumprir uma certa carga horária de cursos de extensão e horas administrativas e indicou uma parceria entre a Prefeitura Municipal e as instituições de ensino superior, como o Instituto Federal, para que essas horas sejam cumpridas nas escolas municipais gratuitamente.


Gratificação
Os vereadores aprovaram projeto de Lei enviado pelo executivo, que autoriza gratificação aos funcionários concursados que exerecerem funções de chefia na Secretaria de Saúde.


Gratificação II
Com aprovação deste projeto os funcionários passam a ter as seguintes gratificações somadas aos seus salários: R$ 500,00 (encarregado de setor), R$ 800,00 (chefe de setor), R$ 1.100,00 (chefe de Divisão ou Unidade), R$ 1500,00 (coordenador) e R$ 2.000,00 (diretor).


Gratificação III
Há muito tempo os funcionários vinham reclamando do aumento do trabalho, da responsabilidade das funções, sem a devida e merecida gratificação pelo desempenho.
Vale ressaltar que esses valores não incidirão em quaisquer direitos ou vantagens, ou seja, não farão parte do pagamento de férias, 13º salário e horas extras.


Presidente
O ex-vereador Tete Borsari assumiu a presidência do PSD em Capivari.
Tete concorreu a prefeitura no último pleito e é nome forte para a eleição municipal de 2020.


Guarda
Os vereadores vão votar o projeto de Lei 062/2017, que altera artigos da lei 4256/2013 que dispõe sobre a criação da corregedoria e procuradoria da Guarda Civil de Capivari, adequando a Lei Federal.


Ressonância
O vereador Valdir apresentou requerimento ao executivo para que informe sobre os exames de ressonância magnética a serem realizados aos munícipes capivarianos.


Varre Varre
O vereador Flávio apresentou o requerimento 24/2017 que solicita ao setor competente do executivo sobre a situação da máquina varredeira 0 km que conseguiu para o município através da deputada Célia Leão.

Periscópio 25/03/2017

Brasília
O prefeito Rodrigo esteve essa semana em Brasilia, em intensos contatos políticos em busca de verbas para nossa cidade.
Estava acompanhado do secretário de Esportes Murilo Castelani e da secretária de Educação, profª Marília


São Paulo
O vereador Bruno Barnabé da Silva esteve na capital paraticipando da solenidade de eleição e posse do presidente da Assembléia, deputado Cauê Macris, seu amigo particular, a quam pediu recursos para a Santa Casa e para nossa cidade.


Mombuca
O Ministério Público Eleitoral ajuizou ação de impugnação de mendato eletivo em face de Eugenio de Oliveira Neto, Mauro da Costa e Walter Aparecido Martins de Moraes, alegando que houve uso de fraude pelos réus nas eleições para vereador em Mombuca, no pleito de 2016.


Mombuca II
O autor relata que a fraude consistiu na candidatura fictícia de mulheres para atingir a cota feminina estabelecida em lei de 30%, no mínimo, e 70% no máximo de candidaturas de cada sexo (art. 10, §3º, da Lei das Eleições).


Mombuca III
Pleiteou a procedência da ação para reconhecer a prática de fraude eleitoral na composição da lista de candidatos às eleições proporcionais, atribuída à coligação; desconstituir todos os mandatos obtidos pela Coligação dos titulares e dos suplentes impugnados; e considerar nulos todos os votos atribuídos à Coligação impugnada, determinando-se a perda do mandato eletivo de todos os requeridos.


Recorrer
Eugenio de Oliveira Neto, Mauro da Costa e Walter Aparecido Martins de Moraes vão recorrer da decisão da dra Márcia Yoshie Ishikawa, Juíza de Direito.
Enquanto não se tem uma decisão definitiva, continuam todos com seus mandatos e nos respectivos cargos que ocupam atualmente em Mombuca.


Impunidade
A confiança na impunidade explica a ousadia de criminosos como os dirigentes dos maiores frigoríficos do Brasil e os fiscais do Ministério da Agricultura.
O povo exige a divulgação dos nomes de todos os envolvidos. Não é impossível que haja envolvimento de altos funcionários federais, registrou dr Almir.


Dr Almir
Nada de leniência para os acusados. É necessário deixar de tratar com suavidade os grandes criminosos.
Quem colocou veneno em produtos alimentícios, ou permitiu que isso acontecesse, merece prisão perpétua.


Sindicatos
Em conversa com amigo em rede social, dr Almir ratificou que não há solução imediata para evolução sindical que não seja a ratificação imediata a Convenção nº 87.
O pedido formulado pelo presidente Dutra encontra-se no Legislativo desde 1949, disse.


Palestras
O vereador Denilton Rocha indica ao Poder Executivo a realização de cronograma de palestras nas escolas municipais, com objetivo de explanar assuntos diversos de interesse de moradores locais.


Limpeza
O vereador Flávio Carvalho indica ao executivo que determine ao setor competente a limpeza geral na Rua Tiradentes, próximo ao rio.


Sinalização
O vereador Nelson Soares indica sinalização aérea e colocação de placa de advertência “proibindo jogar lixo e entulho” na Rua Orlando Forti, no Bairro São Pedro.


Senha
O vereador também indica colocação de senhas eletrônicas nos centros de saúde e no Centro Especializado de Atendimento à Mulher e à Criança (CEAMC).


Reabertura
O presidente da Câmara, vereador Bruno Barnabé da Silva, que esteve em reunião no gabinete do prefeito com representantes da Raízen, anunciou a reabertura da Usina Bom Retiro.
Segundo o presidente, a empresa ofertará mais de 250 empregos diretos aos profissionais de Capivari e região.


Proibido
De autoria do vereador Valdir da Farmácia, o PL 004/2017 foi aprovado por unanimidade.
Trata-se de proibição do comércio de agrotóxicos denominados organofosforados e carbamatos, os chamados “chumbinhos”, responsáveis pela morte de animais domésticos.


Aluguéis
O vereador Denilton Rocha teve aprovado seu Requerimento 013/2017 pelo qual solicita relação de imóveis locados pelo Poder Executivo.


Reforma Fonte
O Requerimento 014/2017 do vereador Denilton Rocha solicita cópia de licitação, empenhos e termos aditivos do contrato firmado entre Prefeitura e a empresa que executou obra de reforma na fonte luminosa da Praça Central.


Plano Carreira
O vereador Mateus Scarso indicou ao Poder Executivo, durante sua fala na Tribuna na segunda-feira, dia 20, a realizaão de um Plano de Carreira para os servidores públicos municipais.
O vereador cobrou da Prefeitura Municipal de Capivari, valorização dos servidores públicos municipais.


Caminhões
O vereador Nelson pede fiscalização de caminhõies carregados que desviam da Polícia Rodoviária, na Rodovia do Açúcar, passando pelo bairro São Pedro, causando transtorno e problemas com o calçamento.


Esgoto
O vereador Bruno Barnabé da Silva indica ao SAAE que seja promovida a canalização do esgoto do Centro Esprotivo José Antonelli, no Bairro Santo Antonio.


Moção
O vereador Bruno, presidente da Câmara, apresentou Moção de Congratulações ao deputado estadual Cauê Macris, eleito presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

Periscópio 18/03/2017

Sem Matéria
A sessão desta última 2ª feira foi tranquila, não havia matéria para pauta da Ordem do dia.


Moção Apelo
O vereador Bruno Barnabé da Silva apreentou Moção de Apelo aos prefeitos de Rafard, Mombuca e Elias Fausto solicitando destes envio de recursos financeiros para a Santa Casa de Misericórdia.
A Moção foi aprovada por unanimidade.


Atendimento
A entidade vem atendendo um número superior de munícipes destas cidades aos determinados pelo Minitério da Saúde, portanto, arcando com as despesas sem ter um ressarcimento, o que agrava sua situação financeira.


Em Campanha
O prefeito de Rafard falou que iria reabrir o Postinho de Saúde de Rafard durante à noite, o que não vem ocorrendo e, talvez nem venha a ocorrer devido ao alto valor que custará aos cofres públicos, sendo mais economico e com melhor atendimento fazer convênio com a Santa Casa.


Congratulações
O vereador Nelson Soares apresentou Moção de Congratulações aos pastores Israel de Lima e Raimnundo Soares, pela construção de uma nova igreja da Assembléia de Deus, no Bairro Paineirinha.


UPA
O prédio da UPA – Unidade de Pronto Atendimento de nossa cidade, localizado no Jardim São Pedro necessita de limpeza, indicação do vereador Nelson Soares na tribuna desta última sessão.


Reativação
O vereador Denilton solicita ao executivo que sejam reativados o Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial, instituido pela Lei Municipal 4048/2012 e o Conselho Municipal de Cultura e Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Capiari, instituído pela Lei Municipal 3672/2010.


Denominação
O vereador Jurandir indicou ao executivo a colocação de placas de identificação, com nomes de ruas e logradouros públicos no Bairro Cancian


Melhorias
Jurandir também indicou a realização de melhorias necessárias no Parque Ecológico “Murilo Ferreira Carnicelli”.


Demissões
Nesta última semana, mais precisamente na 6ª feira, dia 10, alguns comissionados foram demitidos pelo executivo.
Estão dizendo que é por ordem judicial.
Tem-se a informação que comissionados foram recontratados e outros contratados. Falam que o Siam vai ter que por sinaleiro…


Comenta-se
Que neste final de semana mais alguns comissionados deverão ser demitidos.
Mas parece que algunsprotegidos políticos que nada fazem ou produzem continuam, ainda, pendurados na prefeitura.
Será que desta vez a demissão os tingirá também?


Reservatórios
O vereador Flávio Carvalho indica ao executivo a construção de dois reserrvatórios de água, um próximo a CPIC, no bairro Corte Preto e outro no Jardim Santa Rita de Cássia.


Carnaval 2017
O vereador Denilton requer ao executivo informações sobre os valores gastos pela prefeitura com o carnaval 2017.


TW
O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Vitor, visitou a ampliação da TW Espumas na tarde desta última segunda-feira, 13.


Qualificando
O vice prefeito e secretário vitor disse que este ano haverá novidades aos trabalhadores de nossa cidade com cursos de capacitação e treinamentos.


Alesp I
O vereador Bruno Barnabé da Silva, presidente da Câmara Municipal de Capivari, acompanhado do vereadora Rogério Marini esteve na Assembléia Legislativa do ESP nesta 4ª feira pp., participando da solenidade de eleição e posse de presidente da Alesp do seu amigo, deputado estadual Cauê Macris.


Alesp II
Também acompanhando o vereador Bruno, o prefeito Rodrigo; o vice Vitor e Li Piazza, Diretor Geral da Câmara, que foram parabenizar o deputado Cauê pelo importante e marcante conquista, vindo a presidente a Alesp.


Alesp III
O vereador Alexandre Fontolan, de Rafard, também participou da sessão juntamente com a vereadora Ângela, presidente da Câmara de Rafard e cumprimentaram o deputado Cauê pela ascensão à presidencia da Alesp.


Alesp IV
Também participaram da comitiva de Rafard os vereadores Fabio Santos, Alex Sandro Santos, Daniel Teodoro e a ex-vereadora Daniela Parra, além do prefeito e vice de Rafard


Conversa
O prefeito Rodrigo recebeu em seu gabinete, o ex-vereador de Rafard, Marcelo Frederico, candidato a prefeito de Rafard nas últimas eleições
A conversa foi sobre a situação da Santa Casa.


Bate Bola
Na manhã de quinta-feira, dia 16, o presidente da Câmara de Capivari, vereador Bruno Barnabé entrevistou o Subtenente do Tiro de Guerra TG 02-011 de Capivari, em seu programa Bate Bola com o Presidente, ao vivo pelo Facebook.
Importante registrar que o TG 02-011 comemora em 2017 seus 100 anos de importantes serviços prestados a sociedade capivariana.


Ausentes
Nenhuma autoridade, prefeitos e vereadores de Capivari, Rafard e Mombuca se fez presente na Audiência Pública promovida pela Polícia Militar na trde desta última 4ª feira, dia 15, para ouvir e discutir com a sociedade os problemas de segurança, assim como os trabalhos efetuados pela corporação e as possibilidades de convênios com o Estado.

Periscópio 11/03/2017

Homenagem
Os vereadores prestaram marcante homenagem às mulheres durante a 5ª sessão ordinária de nossa edilidade.
Cada vereador prestou homenagem a uma mulher.
Homenagem II
O presidente da Câmara, Bruno Barnabé (PSDB) destacou a importância da mulher para os avanços da sociedade.
Como vereador, indicou a presidente da Terceira Idade do Centro, Nair Amaral Fabiano para ser homenageada.
Homenagem III
O vereador Binga prestou marcante homenagem a mulher mais importante de sua vida, dª Maria Josefa Conceição, sua mãe.
Homenagem IV
No plenário da Câmara, grande participação de familiares e amigos das homenageadas, que também foram lhes render o merecido tributo.


Comissão
Os prefeitos de Capivari, Rafard, Mombuca e Elias Fausto já indicaram os nomes dos compenentes que integrarão a Comissão Intermunicipal de irá avaliar a gestão da Santa Casa.


Comissão II
Elias Fausto fez a indicação de Denilson Rodrigues da Silva e Alex Ribeiro Silva para compor a comissão;
Rafard indicou Fabio Geraldo Fabro e Dalton Roberto Datti;
Mombuca indicou Maicon Robson Franscico


Comissão III
A prefeitura de Capivari indicou os atuais responsáveis pela gestão da Santa Casa.
Padre Adalton, gestor, é integrante natural da comissão mais Eliane Piai, vice gestora e Jaques Azevedo, administrador da entidade.


Sessão
Na 5ª Sessão Ordinária, ocorrida na última 2ª feira, dia 06 de março, os vereadores votaram 9 projetos de lei e 4 requerimentos.
Foram votados em bloco e com pedido de urgência os projetos de lei 55/2017 a 59/2017, aprovados por unanimidade.


Adiado
O vereador Valdir pediu vista do projeto de Lei 52/2017, da Prefeitura Municipal de Capivari.
O referido projeto volta ao plenário para discussão e votação dentro de duas sessões.


Mudança
O vereador Nelson apresentou requerimento no qual pede informações sobre existência da possibilidade de transformar o sentido da rua Santa Cruz para mão única. Bombeiros
O vereador Serrano apresentou requerimento solicitando cópia da última renovação do convênio celebrado entre Prefeitura e governo do Estado, a respeito da instalação da base do Corpo de Bombeiros.


Circular
O vereador Valdir pediu que a M M Souza estenda uma linha de circular que passe pela Avenida Brigadeiro Faria Lima sentido Capivari Rafard e, Rafard Capivari.
A empresa já está estudando a possiblidade da ins talação dessa linha circular.


Recursos
A Câmara Municipal aprovou, em dezembro de 2016, projeto de Lei que autoriza repasse de R$ 1.8 milhões para a Santa Casa sendo parcelas de janeiro e fevereiro de R$ 300 mil e as demais de R$ 120 mil.


Recursos II
Nesta semana votou-se novamente projeto de lei que autoriza alteração nos valores a serem pagos.
Agora os valores de R$ 300 mil serão pagos em janeiro, fevereiro, março e abril, e de maio a setembro, r4 120 mil, perfazendo o total de R$ 1.8 milhões.


Recursos III
Se com os R$ 300 mil a Santa Casa ainda continua tendo deficit e em dificuldade financeira, imagine quando a prefeitura vier a repassar apenas R$ 120 mil.


Comissionados
Enquanto isso grande número de comissionados continuam nos quadros da prefeitura, há pessoas que afirmam que continua aumentando.
Até quando essas benesses continuarão?


Encostada
A máquina de varrer calçadas e ruas, conquista pelo vereador Flávio Carva lho, junto a deputada estadual Célia Leão que chegou em nossa cidade 0 km, continua sumida, ou melhor, encostada. E aí, vereador?


Gratificação
O projeto de Lei 52/2017 que dispõe sobre adaptação da área de saúde do município a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos para o SUS tem anexo que prevê polpudas bonificações para o quadro de funções de confiança.


Anexo I
Diretor (de diretoria ou Especialidade) terá gratificação de R$ 2.000,00;
Coordenador, terá gratificação de R$ 1,.500,00l
Chefe de Divisão ou de Unidade terá gratificação de R$ 1.100,00
Chefe de Setor terá gratificação de R$ 800,00
Encarregado de Setor a bonificação será de R$ 500,00


Presidente
O vereador Bruno Barnabé da Silva está feliz da vida, seu particular amigo, deputado estadual Cauê Macris tem forte e real possibilidade de conquistar a presidência da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, com ótimos reflexos para Capivari.


Trânsito
O vereador Flávio Carva lho apresentou proposta para realização intensa de campanha de conscientização no trânsito, principalmente nas escolas.
O trânsito brasileiro é um dos mais violentos do mundo


Escorpiões
O vereador Mateus falou sobre a presença de escorpiões no cemitério e nas proximidades que procriam em jazigos abertos ou rachaduras de túmulos.
Disse que se não houver providências poderá recorrer ao Ministério Público junto com os moradores do bairro.
Podem soltar galinhas, predadores naturais dos escorpiões.

Periscópio 04/03/2017

Recesso
Tanto a prefeitura quanto a Câmara voltaram do recesso carnavalesco na manhã desta última 5ª feira.


Sessão
Os vereadores se reuníram para a 4ª sessão ordinária que aconteceu na noite desta última 5ª feira, devido ao recesso carnavalesco.


Posse
Nesta sessão ordinária de 5ª feira pp, a suplente de vereador, Gil, ex-vereadora de nossa edilidade, retorna a Casa na vaga deixada pelo vereador Junior Pazianotto, que assumiu a secretaria de Captação de Recursos, do executivo capivariano.


Supersecretário
Difícil a missão do secretário Cristian Fernandes, que assumiu a complexa secretaria de Saúde, já tendo ele sob sua responsabilidade as secretarias de Desenvolvimento Social e dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.


Novas secretarias
Espero que, no futuro, o executivo não venha a desmembrar essas outras duas secretarias, para acomodar parceiros políticos.


Comissionados
Ainda é grande o número de comissionados.
É bem verdade que alguns foram demitidos, mas rapidamente outros foram contratados, uma festa só.


Semanas
Atrás, tinha um comissionado recém contratado, aguardando na antesala do gabinete para saber o que iria fazer. E assim vamos…


Cargos
Só vou acreditar na redução efetiva de comissionados quando for enviado e votado pela Câmara Municipal projeto de Lei que determina a extinção do grande número de cargos comissionados existentes.


Limpeza
O vereador Nelson Soares indica ao setor competnete do executivo que promova a limpeza do terreno da municipalidade situado entre a avenida José Annicchino e Rua Cesar Fernando dos Santos, no Jardim Elisa.


Presidente
O deputado Cauê Macris está cotadíssimo para ser o próximo presidente da Assembléia Legislativa do Estado de SP, o que seria ótimo para Capviari, visto que é amigo particular do vereador Bruno Barnabé da Silva, presidente da Câmara Municipal de Capivari.


Roda Viva
Meu querido e particular amigo dr Almir, estimado conterrâneo, participou do programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta última 2ª feira e, como profundo conhecedor das Leis Trabalhistas, deu um show.
Esperamos que as autoridades brasileiras aproveitem suas declarações e colocações para melhorar nosso país.


Juventus
O vereador Flávio de Castro Carvalho apresentou indicação ao setor competente do município para promover a revitazação do Centro Esportivo Antonio Natálio Forner, o saudoso Catito, antigo campo do Juventus, área esta que se encontra completamente abandonada.


Nova Linha
o vereador Valdir da Farmácia pediu que se estude a possibilidade, com urgência, de instalação de uma linha de ônibus Capivari Rafard e Rafard Capivari, com trajeto pela avenida Brigadeiro Faria Lima.


ORDEM DO DIA
Os vereadores discutiram o Projeto de Lei 007/2017, da Prefeitura Municipal de Capivari, que dispõe sobre desafetação de área urbana localizada no sistema de lazer no loteamento Jardim São Domingos, no bairro Morro Grande.


Vista
A pedido do vereador Mateus Scarso, pedido de vista, aprovado por todos os vereadores, o projeto foi adiado por duas semanas.


Reunião
O presidente da Câmara, vereador Bruno Barnabé da Silva convidará o GAAP (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos) para esclarecimentos aos vereadores sobre o novo loteamento.


Canaleta
O vereador Jurandir Pinheiro dos Santos “Binga” indica a realização de uma canaleta no bairro Morada do Sol e um redutor de velocidade na Brigadeiro Faria Lima próximo à Villa Di Capri.


Academia
O vereador Eliseu Serrano indicou ao Poder Executivo, uma academia ao ar livre na Praça John F. Kennedy, no bairro Santo Antônio


Reunião
Os prefeitos de Capivari, Rafard e Elias Fausto se recusaram a falar com a imprensa logo após a reunião realizada na 6ª feira, dia 24.
Apenas o prefeito Mauro de Mombuca falou sobre a reunião que tinha como tópico a Santa Casa.


Nota
Algum tempo após a reunião, a assessoria de imprensa de Rafard e Capivari emitiram nota esclarecendo o teor da reunião que a Cacique já havia colocado no ar em entrevista com o prefeito Mauro, de Mombuca, tornando-se assim, desnecessárias as notas.


Estranho
Mesmo foi os três prefeitos não terem falado com a imprensa, já que na 5ª feira o prefeito de Rafard nos havia convidado para a reunião que ocorreria em seu gabinete com o prefeito de Elias Fausto e Mauro, prefeito de Mombuca.


Comissão
Conforme os prefeitos decidiram em reunião, haverá formação de uma comissão para avaliar a gestão da Santa Casa, tendo já as cidades indicado os nomes.
Esperamos que realmente surta algum efeito e que a entidade centenária volte a receber recursos destas cidades.


Absurdo
Os prefeitos que não contribuem financeiramente com a Santa Casa, quererem analisar uma gestão séria e competente. Deveriam se esforçar ao máximo para enviar recursos para a entidade que vem atendendo a comunidade com parcos recursos e extrema dedicação do padre Adalton.

Periscópio 18/02/2017

Bate Bola
O presidente da Câmara, vereador Bruno Barnabé da Silva, inova, lançando programa no face, Bate Bola com o Presidente.


Prefeito
O primeiro programa ocorreu na 5ª feira, dia 09 pp., no qual o vereador Bruno entrevistou o prefeito Rodrigo, que falou sobre as dificuldades e as grandes expectativas para esta nova gestão.


Padre
O segundo programa de Bruno ocorreu 4ª feira pp., dia 15, e contemplou entrevista com padre Adalton, pároco da Matriz de São João Batista e interventor da Santa Casa.
Pe Adalton falou sobre as dificuldades da Santa Casa e a constante falta de recursos.


Fico
Comentário maldoso que o vereador Flávio deixaria a Câmara para um cargo no executivo.
O vereador disse que honrará os votos obtidos e que trabalhará muito, em busca de recursos para nossa cidade, sempre no legislativo.


Comenta-se
Que a ex-vereadora e vereadora suplente Gil já está de malas prontas para retornar à Câmara, onde aliás conseguiu verbas de emendas para importantes obras no município.


Lixões
A ex-vereadora Gil conseguiu emenda parlamentar de R$ 500 mil junto ao deputado
Rodrigo Garcia para realização de Estudo Qualitativo dos Lixões de nossa cidade, problema que vinha afligindo as administrações anteriores.


Secretário
Até o final do mês o vereador Junior deve deixar o Palácio 10 de Julho e assumir uma secretaria no Palácio da XV, provavelmente, na Secretaria de Captação de Recursos.


Secretário II
Junior, ex-presidente da Câmara, tem livre acesso à vários deputados e entre seus pares, facilitando assim a celebração de convênios, realização de projetos e captação de recursos para nossa cidade.


Comissionados
O vereador Mateus protocolou requerimento que solicita do executivo informações sobre comissionados.
Ele pede lista atualizada, relação de cargos comissionados na administração direta e indireta da prefeitura municipal.


Demissões
Vários comissionados tem dito que já foram avisados que perderão o emprego até o final deste mês, ou no máximo início de março.
Muitos tem família e estão preocupados com a situação.


Contudo
Apesar das informações dos comissionados que eventualmente serão demitidos, já tem contrapartida, outros estão sendo contratados.
É isso mesmo, tem-se informação que a prefitura contratou novos comissionados que estão iniciando, ainda sem saber o que vão fazer.


Mantendo
Há também alguns comissionados que serão mantidos por vínculos políticos.
Há também comissionado contratado, visando minimizar o desemprego em Rafard.


EMDHAC
O vereador Valdir apresentou requerimento solicitando informações sobre a existência de algum projeto sobre regularização e legalização das casas situadas no Bairro Morro Amarelo, construídas em regime de mutirão pela antiga EMDHAC.


Denilton
Indica operação tapa buracos nas vias públicas da Vila Izildinha e do Jardim do Bosque.


Jurandir
Indica o cascalhamento das ruas do Bairro Cancian e também pede a construção de um redutor de velocidade na Rua Dom Pedro I, no ponto de acesso ao Cancian.


Flávio
Indica ao executivo melhoria na sinalização de solo e construção de redutor de velocidade na Rua Ismael Bueno de Oliveira, principalmente na confluência com a rotatória na entrada do Jardim Elisa.


Visita
O Ex-prefeito de Tietê, Manoel David, vistou o prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, na tarde da última quarta-feira, 16.


Junior
Pede benefício tributário, na forma de desconto no IPTU aos proprietários ou responsáveis que adotarem medidas preventivas e de preservação do Meio Ambiente, por meio de captação de água de chuva.


Nelson
Apresentou indicação para que seja disponibilizado maior número de medicamentos no Posto de Saúde do Jardim Santa Rita, assim como atendimento na farmácia em mais dias e horários da semana.


Moção
O vereador Elliseu apresentou Moção de Congratulações, aprovada por unanimidade, ao soldado PM Carlos Jaidisson Schuindt de Lira, pelo socorro prestado ao pequeno Miguel Gonçalves Camilo.


Moção II
Apresentada pelo vereador Bruno Barnabé da Silva, presidente da Câmara, com apoio unânime dos demais vereadores, Moção de Congratulações ao Padre Adalton Roberto Demarchi pelos 25 anos de sua Ordenação Presbiteral.


Lar dos Velhinhos
O presidente da Câmara, vereador Bruno, visitou o Lar dos Velhinhos de Capivari, sendo recebido pela diretoria.
Bruno se colocou à disposição para ajudar na captação de recursos para manutenção junto aos deputados Cauê e Vanderlei Macris.


Presente
O vereador Bruno Barnabé da Silva marcou presença nas comemorações dos 25 anos de ordenação sacerdotal de padre Adalton, entregando Moção de Congratulações durante as homenagens que o padre recebeu ao final da missa.


Eliseu
Indica a colocação de ponto de ônibus com cobertura na avenida Tarsila do Amaral para atender os munícipes.

Periscópio 11/02/2017

Início
Sob a presidência do vereador Bruno Barnabé da Silva, a 1ª sessão ordinária desta legislatura aconteceu 2ª feira pp., dia 06, com a presença do prefeito Rodrigo e do vice prefeito Vitor.


Inicio II
Iniciando os trabalhos, o vereador Bruno, presidente da Câmara convidou o prefeito Rodrigo para que fizesse parte da Mesa.


Inicio III
Também presentes secretários e assessores do executivo, que acompanharam a votação e composição das 4 comissões permanentes da Câmara.


Reunião
Antes da sessão os vereadores se reuniram para definirem as comissões, como não houve acordo, a decisão ficou para votação em plenário com participação de duas chapas, vencendo, por maioria absoluta de votos as comissões abaixo relacionadas.


Comissões
Comissão de Justiça e Redação
Gamaliel Lourenço de Souza (PTN), Flávio de Castro Carvalho (PSDB) e Eliseu Serrano (PR)
Comissão de Finanças e Orçamento
Edson José Bombonatti “Tambuzinho” (PSL), Mateus Scarso (PMDB) e Rogério Marini (PSDB)
Comissão de Serviços, Obras Públicas e Atividades Privadas.
Jurandir Pinheiro dos Santos (PSL), Denilton Rocha (PMDB) e Antônio Cláudio Pazianotto Júnior (PPS)
Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social
Guacyro Justino Alfredo (DEM), Nelson de Sousa Soares (PR) e Valdir Antônio Vitorino “Valdir da Farmácia“ (PSL).


Convite
O presidente da Unimed Capivari, dr Luis Antonio Bereta, ex-vereador de nossa cidade e competente médico cardiologista, reuniu-se com o presidente da Câmara, Bruno Barnabé, convidando-o e aos vereadores a visitarem a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) daquele hospital.


Tribuna
O prefeito Rodrigo Proença falou na Tribuna Livre sobre a administração de Capivari e o bom relacionamento atual entre os poderes executivo e legislativo.
O prefeito já participou de duas reuniões com os vereadores, no Palácio 10 de Julho.


Presentes
O vice-prefeito, Vitor Hugo Riccomini, o secretário de governo, Ivan Rosatto de Carvalho, o diretor de Comunicação, Rafael Massouh e o diretor da Saúde, José Nildo acompanharam juntos a sessão


Mudança
Tem-se informação extra orficial que um vereador vai deixar o legislativo para fazer parte do staf do executivo como secretário, antes do final do mês. Vamos aguardar.


Gamaliel
Sempre preocupado com a segurança dos munícipes, o vereador solicita ao executivo a colocação de redutor de velocidade na Rua Érico Veríssimo, nº 370, no bairro Morada do Sol, atendendo assim solicitação de moradores.


Valdir
O vereador indica a colocação de guias e calçadas na Avenida Jorge José Abdalla, outrora ocupada pela linha de trens da Fepasa.


Eliseu
Apresentou ao executivo importantes argumentos para alterar artigo 2º do projeto de lei 5101/2017 visando trazer melhorias ao funcionalismo público municipal, o qual reduz a distância de 2 kms para 1 km da residência ao local de trabalho para que o funcionário público receba o vale transporte.


Mateus
O vereador indica redutor de velocidade na rua Luiz Campaci, no bairro Residencial Flamboyant.


Nelson
Indicou ao executivo a necessidade de manutenção do trecho que interliga p Jardim Branyl e o Pinhalzinho.


Flávio
Indicou ao executivo a implantação do sistema binário de trânsito nas vias públicas na Vila Fátima, principalmente nas proximidades de educandários.


Tambuzinho
Importante indicação ao executivo que solicita a isenção de pagamento de transporte público para acompanhantes de pessoas com necessidades especiais, que já são isentas.


Junior
O vereador Junior Pazianotto, ex-presidente da Câmara Municipal de Capivari, reuniu-se com o deputado estadual Roberto Moraes, a quem solicitou verbas, de emendas parlamentares para recuperação asfática da cidade e também para a nossa Santa Casa.


Show man
O vereador Bruno, presidente da Câmara estreou 5ª feira pp., um programa no Face, ao vivo, de entrevista com personalidades da vida pública capivariana.


Primeiro
Bruno teve como 1º entrevistado o prefeito Rodrigo que falou sobre habitação, industrialização, saúde e transporte público coletivo.

Periscópio 04/02/2017

Início
Nesta próxima 2ª feira, dia 06, a Câmara Municipal de Capivari retoma às sessões ordinárias, abrindo uma nova legislatura.


Início II
Com início da sessão, novos vereadores estarão assumindo uma das cadeiras do Palácio 10 de julho, com grandes e importantes expectativas em ajudar nossa cidade.


Suplentes
Os ex-vereadores Gil e Gillys, agora suplentes, podem vir a retornar ao plenário, caso algum vereador de suas respectrivas coligações venha a se afastar para prestar serviços ao executivo.


Contudo
Os novos vereadores já estrearam em plenário, participando das duas sessões extraordinárias realizadas durante o mês de janeiro pp., quando o legislativo se encontrava em recesso.


União
Vereador Bruno Barnabé da Silva vem mantendo importantes encontros com forças políticas e empresariais de nossa cidade, que venham a contribuir com soluções aos difíceis problemas que hoje enfrentamos.


União II
Também vem empregando um rítmo de forte união da Câmara com o executivo, levando os projetos polêmicos para amplo debate dos vereadores com o executivo, aparando arestas e elucidando as dúvidas.


Assim
Quando o projeto for apreciado no plenário, pelos vereadores, as dúvidas já estarão sanadas e os vereadores convictos de suas posições.


Carnaval
Várias cidades de nossa região cancelaram os desfiles carnavalescos, reservando os recursos para saúde e outras prioridades.


Carnaval II
Em Capivari teremos apre sentações na praça central com despesas mínimas, já que a contenção de recursos vem se dando de forma rigoros.


Varrendo
Tempos atrás o vereador Flávio de Carvalho conseguiu junto a deputada estadual Célia Leão uma máquina varredora, que foi apresentada com muito alarde.


Varrendo II
Por curto espaço de tempo varreu o calçadão da praça central, contudo, jamais foi vista em operação, apenas em demonstração.
Porque uma máquina novinha esta encostada?


Transmissão
É de se estranhar o horário dos jogos do Leão ser ás 19 horas, prejudicando as emissoras de rádio de nossa cidade que seguem a legislação e são obrigadas a transmitir a Voz do Brasil.


Rever
O presidente do Leão, Jorginho Pagotto disse desconhecer o detalhe e que iria corrigir o horário junto a Federação Paulista para transmissão às 20 horas.


Transporte
O vereador Eliseu Serrano reuniu-se com o prefeito Rodrigo, em seu gabinete, para reivindicar alteração no projeto de lei aprovado em janeiro pp., que doa vale transporte ao funcionalismo para quem mora a mais de 2 km do local de trabalho.


Transporte II
O vereador Serrano, à pedido dos funcionários, soliicitou que o vale transporte seja para quem mora a mais de 1 km do local de trabalho.
Segundo Serrano, o prefeito Rodrigo concordou com a alteração, beneficiando assim um número maior de servidores.


Moradias
O prefeito Rodrigo juntamente com o vereador Bruno, presidente da Câmara; o secretário Arlindinho, da Habitação e a secretária Marília, da Educação, visitaram o canteiro de obras onde estão sendo construídas 224 casas populares.


Moradias II
Segundo o prefeito Rodrigo, aguarda-se uma determinação da CDHU para que se dê início às inscrições das famílias que irão concorrer à Casa Própria.

Periscópio 28/01/2017

Comissionados
Tem-se informação, extra oficial, que a partir de março alguns comissionados serão dispensados pelo executivo capivariano devido a ajuste de despesas.
Esperamos que a dispensa atinja aqueles que realmente estão em cargos por favor político, como por exemplo um político rafardense.


Perdeu
Era comissionado na prefeitura de Capivari, saiu para concorrer à prefeito em Rafard, levou uma senhora lavada que mostrou claramente que o povo não o quer e agora, readmitido, volta a vida de comissionado em Capivari, com excelente salário.


Retorno
Neste período em que esteve em campanha eleitoral na Cidade Coração, mostrou ser dispensável, já que não fez falta alguma, assim qualquer que seja seu salário, será sempre muito alto.
Que mamata, não é mesmo?


Urgente
Há necessidade sim de dispensar pesos políticos que nada produzem para a cidade, tem cargos por acordos políticos e não por capacidade, e levam nossos parcos recursos, que poderiam ser transformados em benefícios para a população.


Início
No próximo dia 06 de fevereiro os vereadores iniciam os trabalhos desta nova Câmara, que esperamos, seja produtivo para o desenvolvimento de nossa cidade.


Surpresa
Contudo, pode haver surpresa entre os vereadores, mas nada que afete a hegemonia do legislativo, no tangente a base do executivo, mas que deixará muita gente brava, acreditem, vai deixar.


Demora
Tem secretaria que necessita urgente de intervenção do executivo para começar a gatinhar. Serve apenas para ficar aplaudindo no face.
É de chorar.


Cacique I
Esta semana esteve presente em entrevista na Rádio Cacique o vice presidente da Câmara, vereador Tambuzinho, falando sobre seus projetos e planos para 2017.
Vai atrás de emendas parlamentares.


Cacique II
Também esteve em entrevista na Cacique, na tarde de 5ª feira, o vereador Junior Pazianotto, ex-presidente da Câmara.


Cacique III
O vereador Alex, do PT, de Rafard, esteve em entrevista na manhã desta última 5ª feira, falou sobre suas conquistas mesmo quando ainda não era vereador e sobre os projetos que pretende apresentar durante seu mandato e será intenso seu trabalho por emendas parlamentares.


Saúde
O prefeitos Rodrigo, Uil e Mauro, de Capivari, Rafard e Mombuca respectivamente, participaram do encontro pela regionalização da saúde ocorrida na tarde desta última 4ª feira, em Piracicaba.


Recursos
O vereador Valdir recebeu Fabiano Ruiz Martinez, assessor do deputado estadual Edmir Chedid, nesta sexta-feira, dia 27, no Palácio 10 de Julho.
Valdir reafirmou sua parceria com o deputado e solicitou emendas parlamentares em benefício de nossa cidade.


CapivariPrev
O presidente do CapivariPrev, Agnaldo Aparecido Tempesta, reuniu-se com o prefeito Rodrigo na manhã desta 6ª feira, dia 27 em seu gabinete.


Empenhado
O prefeito rafardense Uil Maia, está empenhadíssimo em fazer uma gestão voltada para a população.
Aumentou o reembolso Escolar, vai renovar contrato com APAE, quer cursos profissionalisantes e melhoria no atendimento na Saúde.


Novos Ares
O prefeito interino de Mombuca, vereador Mauro da Costa, presidente da Câmara Municipal, tem dado novos ares à política local, com seu trabalho discreto e incisivo

Periscópio 21/01/2017

Vitor I
O vice prefeito Vitor, atual secretário de Desenvolvimento Economico, esteve na capital visitando a Agência Desenvolve SP, que oferece diversas linhas de crédito com ótimas condições para empreendedores do nosso município.


Vitor II
Na capital, o vice prefeito e secretário esteve na Via Rápida Emprego, que oferece treinamento em cursos de excelência em diversas áreas visando melhorar a qualificação dos trabalhadores capivarianos e assim oferecer um atrativo diferenciado as empresas.


Vitor III
Com melhor qualificação os trabalhadores desempregados terão mais chances de voltar ao mercado de trabalho ou então conseguir um emprego com renda melhor.


Vitor IV
O secretário de Desenvolvimento Economico e vice prefeito também se reuniu esta semana com representantes do SEBRAE, da ACIC, da CANACAP, Sindicato Rural de Capivari, ASSOCAP e CREDICAP.
Estudam projetos para o desenvolvimento de nossa cidade. Unindo forças.


Gamaliel
O ex-secretário de Segurança Pública de Capivari e vereador reeleito, esteve em entrevista na Rádio Cacique, onde falou de segurança e verbas que pretende conseguir através de emendas parlamentares ao nosso município.


Servidão
O vereador Valdir da farmácia visitou na manhã desta 4ª feira pp., o bairro Pinhalzinho, onde conversoui com moradores que fizeram reivindicações para o bairro, principalmente melhorias na servidão que liga o jardim Branyl ao bairro.
A solicitação já foi levada ao executivo.


Protesto
Cerca de 50 sindicalistas que participavam de encontro em Brasília se postaram de costas em protesto contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante abertura do 33.º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em Brasília.


Protesto II
Aos gritos de “Fora Temer, Fora Todos” e “Lula não nos representa”, militantes da Central Sindical e Popular-Conlutas (CSP), liderada pelo PSTU, viraram as costas quando Lula começou a falar.
Foram hostilizados pela plateia e tiveram de se retirar do auditório do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.


Sessão Extra
Na tarde de ontem,. 6ª feira, ocorreu mais uma sessão extraordinária da Câmara Municipal de Capivari para apreciação de 3 projetos.
Projeto de Lei 005/2017 que dispõe sobre a concessão de auxílio transporte aos servidores públicos municipais e autárquicos;
Projeto de Lei 006/2017 que altera parágrafo da lei 5099/2017 que trata do REFIS, modificando o número de parcelas frente ao desconto;
Projeto de Lei 008/2017 que dispõe sobre autorizar o executivo a conceder ajuda de custo aos estudantes.
Os projetos foram discutidos, tendo o prefeito acatado sugestão dos vereadores.

Periscópio 14/01/2017

REFIS
Foi protocolado na Câmara Municipal de Capivari o projeto de Lei 002/2017, da Prefeitura Muinicipal que institui o Programa de Recuperação Fiscal – Refis, no âmbito municipal, destinado a promover a regularização dde débitos dos contribuintes ocorridos até 31/12/2016.


REFIS II
O projeto, em discussão úinica, foi aprovado por unanimidade, prevê pagamento à vista ou opções de parcelamento em até 36 vezes com multa de mora e juros escalonados.
Ajuda de custo


O executivo enviou projeto de Lei nº 003/2017, solicitando autorização ao Legislativo para conceder ajuda de custo aos estudantes residentes em Capivari que estejam matriculados em cursos de nível superior ou técnico que não tenham em Capivari.


Adiamento
O vereador Nelson Soares pediu o adiamento da votação, que foi colocado em pauta pelo presidente Bruno.
Rejeitado por 7 x 6 indo o referido projeto de Lei à votação do plenário.


Aprovado
Em discussão única o projeto de Lei 003/2017, que proprõe ajuda aos estudantes, foi aprovado por 11 x 1 , voto contrário do vereador Nelson.


Auxilio Transporte
O executivo apresentou projeto de Lei 004/2017 que dispõe sobre concessão de auxílio transporte aos servidores públicos municipais e autárquicos.
O vereador Nelson pediu adiamento da votação, sendo aprovado por unamidade dos vereadores a solicitação por uma sessão.


Indústria
O vice prefeito Vitor, também secretário de Desenvolvimento Economico, foi recebido pela diretoria da Rigitec, Marcio Bertoldo e Marcinho, onde apresentou os projetos da cidade para alavancar o desenvolvimento e ouviu dos empresários os pontos primordiais que o município pode agir para ajudar na manutenção do emprego e qualificação dos trabalhadores.


ASAS
Vitor também esteve na ASAS, onde conversou com o presidente Celso Carlos Rossi sobre a possibilidade de instalação de cursos de qualificação que pretende apresentar, para que venham a atender as necessidades dos empresários de nossa cidade e das possíveis empresas que venham a se instalar em Capivari.


SAAE
A Câmara aprovou por unanimidade, projeto de Lei 01/2017 que autoriza o SAAE a firmar convênio com a FEHIDRO com objetivo de implantação do coletor tronco, estação elevatória e linha de recalque da região central da cidade.


SAAE II
Através de estudos profissionais e participação ativa do superintendente do SAAE, José Luis Cabral, a nossa autarquia tornou-se referência em todo estado, tanto em fornecimento de água, quanto em cuidados com o Meio Ambiente.
Segue agora para ser referência também em coleta e tratamento de esgoto.


Primeira
A sessão extraordinária realizada na tarde desta última 5ª feira, dia 12, foi a primeira sessão presidida pelo vereador Bruno Barnabé da Silva.


1º Escalão
O prefeito Rodrigo e o vice Vitor apresentaram os secretáriado e diretores que compõe o 1º escalão deste novo governo.


Imprensa
O talentoso e participativo Rafael Massouh foi alçado a Diretor de Imprensa nesta nova gestão de Rodrigo e Vitor. Desejamos sucesso.


Mudanças
Foram realizadas pelo executivo, unindo secretarias, realizando algumas demissões de comissionados e determinação para o uso restrito de veículos pelos secretários, com a finalidade de economizar recursos.
Rodrigo pretende econimizar cerca de R$ 1 milhão para poder quitar dívidas com fornecedores locais e realizar investimentos.

Periscópio 07/01/2017

Posse I
Em Capivari, a sessão solene de posse ocorreu no Palácio 10 de Julho, às 10 hs e foi presidida pelo vereador Bruno Barnabé da Silva.
Foram empossados os vereadores e o prefeito Rodrigo, o vice Vitor foi empossado nesta última 4ª feira.


Posse II
Em Rafard, a sessão solene de posse aconteceu, às 10 hs, no Plenário da Câmara Municipal que empossou os vereadores, o prefeito Uil e o vice Carlão.


Posse III
Em Mombuca, a sessão solene foi presidida pelo ex-presidente da Câmara vereador Eugenio de Oliveira Neto, que deu posse aos nove vereadores.
Incontinente a eleição da Mesa Diretora que tem o vereador Mauro da Costa (Maurinho) por presidente, assumiu o cargo de prefeito interino pelo impedimento da posse de Marcos Poleti.


Capivari
A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal aconteceu logo após a sessão solene de posse e tem como presidente o vereador Bruno Barnabé da Silva (PSDB), vice-presidente, Edson José Bombonatti “Tambuzinho” (PSL), primeiro-secretário, Flávio de Castro Carvalho (PSDB) e segundo-secretário, Guacyro Justino Alfredo (DEM).


Votação
A votação para Mesa Diretora da Câmara Municipal de Capivari terminou 9×4 em favor da chapa 1, vencedora do pleito.


Rafard
Pela primeira vez na história de Rafard uma mulher assume a presidência da Câmara Municipal, cuja eleição da Mesa Diretora ficou assim composta: presidente Ângela Maria Barboza (PSL), vice-presidente Alex Sandro Domingues Santos (PT), 1º secretário Marco Antônio Brigati (PPS), e o 2º secretário Daniel Teodoro (PSD).


Mombuca
No Plenário Eugênio de Oliveira, na Câmara Municipal de Mombuca, ocorreu a sessão solene de posse dos vereadores e eleição da Mesa Diretora para o biênio 2017-2018 que ficou assim composta: Presidente Mauro da Costa, Vice-Presidente Eugênio de Oliveira Neto, 1º Secretário Walter Aparecido Martins de Moraes, 2º Secretário Everton Tiago Mora Pedroso.


Sessão Solene
Em Capivari, foi muito cansativa, com vários vereadores querendo usar a tribuna no momento do voto para escolher a Mesa Diretora para o biênio 20-17-2018. E manda abraço pra um, pra outro e nós lá, sentados, cansados e ouvindo. O voto deveria ser direto e pronto.


Reunião
Nesta última 4ª feira, o prefeito Rodrigo, juntamente com o vice Vitor e vários secretários, se reuniram com os vereadores, convocados pelo presidente Bruno, para apresentar alguns projetos e alinhar os trabalhos entre o executivo e legislativo, fundamental para o desenvolvimento de nossa cidade.


Reunião II
O prefeito Rodrigo e o vice Vitor disseram serem fundamentais essas reuniões para evitar informações distorcidas e eliminar fatos inverídicos.


Eleição
O Tribunal Superior Eleitoral – TSE, decidiu marcar para março eleições em municípios em que os candidatos a prefeito, que venceram as eleições, não poderão assumir seus mandatos.
Devem ocorrer pleitos em mais de 200 cidades no país, e Mombuca está entre elas e deverá ter eleição novamente para o Executivo.


Recesso
Os vereadores eleitos iniciam suas atividades legislativas em 1º de fevereiro, quando termina o Recesso Legislativo previsto em lei.
Toda a estrutura administrativa da Câmara Municipal permanece com seu funcionamento normal.
O telefone da Câmara Municipal de Capivari é o 3492-9740. Informações podem ser obtidas pelo site www.camaracapivari.sp.gov.br.

Periscópio 31/12/2016

Extraordinária
Ocorreu, na última 4ª feira, dia 28 de dezembro, uma sessão extraordinária da Câmara dos Vereadores de Capivari.


Capivariprev
Nessa sessão foi votado o projeto de lei 170/2016, que autoriza o Poder Executivo a transferir para o Instituto de Previdência do Município de Capivari (Capivariprev), a título de aporte financeiro, imóveis no valor total de R$ 5.489.818,25, sendo R$ 1.163.884,41 referente ao exercício de 2014 e R$4.325.933,84 referente ao exercício de 2016.


Capivariprev II
Os imóveis constantes no projeto de lei 170/2016, que serão repassados para o Capivariprev, fazem parte do Distrito Industrial Dr. Jovenil Forti.


PL 170/2016
O projeto de lei 170/2016 foi votado e aprovado por 6×5 na sessão extraordinária da última quarta-feira, transformando-se na lei 5097/2016.


Ausente
O vereador dr. André esteve ausente da sessão extraordinária da última quarta-feira.


Terrenos
No texto da lei 5097/2016 está previsto que as áreas destinas ao Capivariprev serão utilizadas para indústria, comércio e serviços.


Polêmica
Esse projeto de lei gerou muita polêmica antes e durante a sessão, com os vereadores de oposição reclamando do prazo em que foi feita a votação, sendo numa sessão extraordinária e também na última semana do ano de 2016.


Posse
No próximo dia 1º de janeiro tomarão posse os vereadores, prefeitos e vice prefeitos eleitos para o mandato de 2017 a 2020.


Capivari
A sessão solene de posse dos eleitos de Capivari será realizada no plenário do legislativo capivariano, no Palácio 10 de Julho, às 10 horas do dia 1º de janeiro de 2017, domingo.


1ª sessão
Após a posse dos vereadores, a 1ª sessão camarária de 2017 acontecerá na primeira 2ª feira de fevereiro.


Rafard
A sessão solene de posse dos eleitos de Rafard será realizada no plenário do legislativo rafardense, José Michelini, às 10 horas do dia 1º de janeiro de 2017, domingo.


Mombuca
A sessão solene de posse dos eleitos de Mombuca será realizada no plenário da Câmara Municipal de Mombuca, ao lado da Prefeitura Municipal de Mombuca, às 10 horas do dia 1º de janeiro de 2017, domingo.


Vereadores
Na sessão solene de posse de Mombuca serão empossados somente os vereadores, já que o prefeito eleito, Marco Poletti, teve suas contas da administração passada rejeitadas pela atual legislatura e, portanto, teve sua candidatura cassada.


Prefeito
Terminada a sessão solene de posse em Mombuca, será eleita a mesa diretora da Câmara de Vereadores e o seu presidente assumirá a função de prefeito até que o caso de Marcos Poletti seja resolvido no TSE.


Poletti
O prefeito eleito Marcos Poletti briga na Justiça para conseguir assumir o cargo de prefeito em Mombuca.


Eleição
Caso Marcos Poletti não consiga vencer essa disputa, uma nova eleição deverá ser convocada na cidade.


Exonerada
Sob suspeita de desvio de dinheiro público, uma funcionária da Câmara de Vereadores de Rafard foi exonerada do cargo após uma sindicância constatar o desvio.


Sindicância
O acessor jurídico da Câmara de Vereadores de Rafard afirmou que pretende encerrar a sindicância até o final de 2016 e cópias serão enviadas para Prefeitura de Rafard, Ministério Público e Tribunal de Contas.

Periscópio 24/12/2016

Recesso
Os funcionários municipais já se encontram em recesso. A prefeitura volta a expediente normal a partir de segunda feira, dia 02 de janeiro de 2017.


Recesso II
Também a Câmara Municipal entrou em recesso, permanecendo sem expediente entre o natal e ano novo, retornando também no dia 02 de janeiro de 2017.


Diplomação
Apenas os vereadores de Mombuca foram diplomados e assim poderão assumir em sessão que será realizada no próximo dia 01.
Ao que tudo indica, Mombuca deverá ter nova eleição para o executivo.


Diplomação II
O candidato a prefeito eleito em Mombuca, ex-prefeito Marcos Poletti, não foi diplomado pois esta discutindo na Justiça Eleitoral a impugnação do seu nome por ter conta rejeitada pela Câmara Municipal de Mombuca.


Capivari
Todos os vereadores eleitos compareceram a diplomação, assim como o vice prefeito de Capivari Vitor.
Já o prefeito Rodrigo, reeleito, foi representado por seu pai, José Francisco, por procuração.


Rafard
Os vereadores eleitos de Rafard, assim como o prefeito eleito Uil Maia e o vice Carlos marcaram presença na sessão de diplomação.


Sessão Solene
Em Capivari, a sessão solene de instalação da 17ª legislatura acontece dia 01 de janeiro, às 10 horas, no Palácio 10 de Julho, e será presidida pelo vereador Bruno Barnabé da Silva, o mais votado nos dois últimos pleitos.


Sessão Solene II
Em Rafard, a sessão de instalação da 13ª Legislatura e solenidade de posse do prefeito, vice e vereadores ocorre no dia 01, ás 10 horas na Câmara Municipal de Rafard.


Sessão Solene III
Em Mombuca, a sessão solene acontece também dia 01, às 10 hs na Câmara Municipal de Mombuca, quando se dará posse somente aos vereadores.


Articulações
Enquanto se espera a data de posse, os vereadores das três cidades que compõe nossa comarca estão fervilhando em articulações na composição das mesas diretoras das respectivas Câmaras.


Adiamento
Diante das discussões ocorridas em plenário sobre o projeto de lei complementar nº 03/2016, o vereador Valdir Vitorino, líder do governo na Câmara, solicitou o adiamento da votação para conversar melhor com o executivo.


Aumento
O referido projeto de lei complementar altera o artigo 235 da Lei Complementar 01/2013, do Código Tributário Municipal, que dispõe sobre a tabela de valores de Taxa de Licença de Fiscalizaão de Higiene e Saúde.


Abusivo
Segundo vereadores da oposição, os percentuais apresentados na lei complementar, para aumento das taxas, são abusivos e, ao serem melhor informados, outros tantos vereadores ficaram revoltados com as informações distorcidas recebidas e também votaram pela retirada do projeto, para melhor discussão com o executivo.


Crise
Vai ver, ninguém falou para alguns secretários e vereadores que estamos vivendo uma crise terrível e que as micro, pequenas, médias e grandes empresas vem passando por enormes dificuldades financeiras, que seriam agravadas com aumento das taxas.


Parabéns
Ao secretário Alexandre Della Piazza, da Cultura, pelo belíssimo trabalho realizado criando a Vila de Papai Noel, que tem encantado as crianças, jovens e adultos.


Presente
O prefeito interino, Vitor Riccomini, participou da solenidade de lançamento da pedra fundamental da sede administrativa do Sicoob Credicap nesta última 4ª feira.

Periscópio 17/12/2016

Recesso
Os vereadores já estão em recesso parlamentar, sendo que alguns deles não retornam para a próxima gestão.


Diplomação
Na noite desta última 5ª feira, o dr Cleber, Juiz de Direito e Eleitoral de nossa comarca, presidiu a cerimônia de ciplomação dos eleitos no último pleito.


Rafard
Todos os vereadores eleitos de Rafard participaram da cerimônia, assim como o prefeito eleito Uil Maia e o vice Carlão.


Mombuca
Alguns vereadores eleitos de Mombuca estiveram presentes, recebendo seus respectivos diplomas, mas alguns faltaram, o que não impede que sejam empossados no dia 01, visto que podem passar no Cartório Eleitoral e retirar seus diplomas.


Mombuca II
Contudo, a situação de Mombuca no tacante ao executivo, continua indefinido, visto que o vencedor nas urnas, Marcos Poletti, tem pendências com a Justiça Eleitoral e pode ser impedido de assumir, visto que ainda não foi diplomado.


Mombuca III
Ao que tudo indica, Mombuca deverá voltar as urnas para escolher seu mandatário maior, já que deverá ocorrer nova eleição.
Enquanto isso, assume a prefeitura o presidente da Câmara eleito no próximo dia 01.


Capivari
Todos os vereadores eleitos por Capivari estiveram presentes a cerimônia de diplomação ocorrida na sede da OAB, na noite desta última 5ª feira, dia 15.


Capivari II
O prefeito Rodrigo, em viagem, foi representado, pelo seu pai José Francisco, que recebeu o diploma das mãos do dr Cleber.


Capivari III
Contudo, estava sendo informado quase que on line pelos amigos presentes ao evento ocorrido na OAB.


Retirada
Foi retirada da pauta o projeto de Lei Complementar 03/2016, que causou polêmica nesta última sessão, que passou madrugada adentro.


Valores
Abusivos de aumentos percentuais foram constatados por alguns vereadores, causando irritação em alguns que defendiam o projeto pois foram informados de que haveria apenas a correção, algo em torno de 9,5%, quando na verdade os percentuais eram muito maiores.


Importante
Que os nossos vereadores fiquem atentos, leiam bem o que estão votando, principalmente nestes projetos de lei que mexem com o bolso dos contribuintes que vems endo cada vez mais expremidos pelo poder público através de taxas e impostos.


Revolta
Em Monte Mor, nesta última 5ª feira, os vereadores estavam reunidos para votar, em sessão extraordinária, aumento do IPTU, com percentuais que variavam de 100% a 600% quando a Câmara foi praticamente tomada pela população revoltada.


Polícia
O caso acabou em registro de BOs, ação da Guarda Civil e da PM, muita discussão e palavras de ordem contra o abusivo aumento.


Chega
O povo está cansado de tanto abuso dos políticos que se mostram insensíveis com as dificuldades da população, com o alto desemprego e o baixíssimo salário, falta de remédios, de médicos, etc.


Mudanças
A população capivariana clama por mudanças urgente, redução dos gastos públicos principalmente com o excessivo comissionados.


Posse
No próximo dia 01 e janeiros, às 9 hs, teremos a sessão de posse dos eleitos, no Palácio 10 de Julho, presidida pelo vereador Junior Barnabé da Silva, o vereador mais votado neste último pleito.
Tomam posse primeiro os vereadores, depois o prefeito e o vice.

Periscópio 10/12/2016

Recesso
A partir do próximo dia 15, os vereadores entram em recesso parlamentar, devendo retornar às sessões na 1ª segunda feira de fevereiro de 2017.


Última
A sessão desta próxima 2ª feira, dia 12, será a última sessão ordinária de 2016 e também desta mesa diretora da Câmara, visto que os vereadores entram em recesso dia 15.


Posse
No próximo dia 1º de janeiro de 2017 teremos sessão, no Palácio 10 de julho, para posse dos vereadores, prefeito e vice, presidida pelo vereador Bruno Barnabé da Silva.


Incontinente
A sessão de posse, os vereadores continuam reunidos para votação da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2017/18.
As comissões também poderão ser definidas, se assim desejarem os vereeadores, ou compostas em outra reunião.
Subvenções
Foram aprovados pelos vereadores, na sessão camarária do último dia 05, projetos de lei que autorizam o Poder Executivo a conceder subvenção para entidades beneficentes e associações desportivas de nossa cidade.


Aprovado
Para o exercício de 2017, à AVCC receberá R$ 90 mil, a Casa da Sopa Nossa Mãe, R$ 85 mil, Central de Educação e Atendimento da Criança, R$ 85 mil, o Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo, R$ 132 mil, a Associação Santa Rita de Cássia R$ 310 mil, a APAE , R$ 132 mil, a Associação de Serviço de Assistência Social da Paróquia de São Benedito, ASAS, R$ 100 mil, Associação de Muay Thai e Kickboxing do Estado de São Paulo, R$ 11 mil, Associação Washi-Ki-O Karatê-Do Shorin-Ryu, R$ 11 mil e Santa Casa de Misericórdia de Capivari, R$ 170 mil.


Devolução
Foi confirmado, na última sessão camarária, que o Legislativo Capivariano fará a devolução de cerca de R$ 100 mil para a Prefeitura de Capivari.


Exames
Em tribuna, o vereador Mateus sugeriu que esse dinheiro fosse utilizado para a compra de exames como colonoscopia, endoscopia e ressonância, que, segundo o edil, muitas pessoas estão aguardando.


Santa Casa
Em resposta ao pedido do vereador Mateus, o presidente da Câmara dos Vereadores, Júnior Pazianotto, disse “eu não tenho autonomia para falar onde que esse dinheiro deve ser usado”, mas informou que o prefeito Rodrigo disse que esse dinheiro que a Câmara está devolvendo para o Executivo será enviado para a Santa Casa.


Postos
O vereador Mateus criticou, em tribuna, o fato dos Postos de Saúde de Capivari fecharem de 26 a 31 de dezembro, pois isso irá sobrecarregar a Santa Casa e pediu que essa decisão seja revista.


Secretarias
Segundo informações oficiais, haverá, para o próximo ano redução, do número de secretarias, que serão reagrupadas, procurando assim reduzir drásticamente as despesas.


Comissionados
Segundo linha da mesma informação, também haverá redução do número de comissionados para a gestão 2017.
Alguns comissionados até já foram comunicados pelo executivo.


Redução
O Tribunal de Justiça de SP determinou que o executivo de Santa Bárbara D’Oeste reduza o número de comissionados na administração pública.
Já havia determinado a redução também de comissionados assessores de vereadores de 3 para 1.


Mesa Diretora
Nos próximos dias, e até o final do ano, acirrada discussão política para composição da Mesa Diretora da Câmara para os próximos biênio 2017-2018.

Periscópio 03/12/2016

Coletiva
Foi realizada nesta última 4ª feira, no salão paroquial da Matriz de São João, coletiva de imprensa sobre a Santa Casa, com a presença do prefeito Rodrigo, do padre Adalton, interventor e de Eliane Piai, vice interventora e secretária municipal de Saúde.


Coletiva II
Toda imprensa capivariana e da região foi convidada.
Após apresentação dos trabalhos realizados por cada um dos setores da Santa Casa, foi aberto para paerguntas dos jornalistas presentes.


Coletiva III
As perguntas ficaram livres aos jornalistas e radialistas presentes, todos que desejaram ou tinham dúvidas puderam fazer tantas quantas perguntas quiseram, com respostas objetivas e transparentes.


Licença
O prefeito Rodrigo sai de licença, sem remuneração, por uns dias e já pediu licença à Câmara Municipal.
Assume em seu lugar o vice-prefeito Victor.


Bueiros
Requerimento do vereador Bolinha, teve aprovação de todos os vereadores. Ele segue ao Poder Executivo para informações sobre limpeza e manutenção de bueiros no município.


Empresas
O vereador Valdir apresentou o requerimento n.º 166/2016, aprovado por todos, pedindo informações sobre empresas e comércios abertos em Capivari desde o início de 2015 até a presente data.


Comissionados
Requerimento do vereador n.º 167/2016, do vereador Nelson Soares, solicita à Prefeitura Municipal, relação atualizada de todos os seus cargos comissionados e suas remunerações, a partir de agosto deste ano.


Recesso
Os vereadores entram em recesso parlamentar a partir do dia 15 de dezembro, retornando somente na 1ª segunda feira de fevereiro de 2017.


Ordem do Dia
Na Ordem do Dia, foram votados os projetos de lei da Prefeitura de Capivari, do 137 ao 141.
Todos aprovados por unanimidade, tratam de peças orçamentárias municipais.


Buraco
Moradores da Rua Luis Raimundo de Goes, na Vila Clemente, reclama de buraco em via pública sem providências do poder público em fechá-lo.


Chegando…
Em rede social, o ex-prefeito Marcos Poletti, prefeito eleito de Mombuca, esta lutando para poder assumir o executivo mombucano.
Diz que está na luta para trabalhar pela cidade em 2017 e…vamos chegar… informou


Encontro
O nosso estimado conterrâneo e colunista deste jornal, dr Almir Pazianotto Pinto cruzou com o governador Geraldo Alckmin, no aeroporto, os dois seguiam em dsetinos diferentes, em aviões de carreira.


Encontro II
Velhos amigos, recordaram os bons tempos de Assembléia Legislativa.
Se abraçaram, se despediram e seguiram seus vôos.


Redução
As reuniões continuam fortes no Palácio da XV, em pauta a redução de secretarias e de comissionados.
Assim procurando adequar a prefeitura as dificuldades dos novos tempos.


Posse
A sessão de posse dos vereadores, prefeito e vice acontece no próximo dia 1º de janeiro de 2017 e será presidida pelo vereador Bruno Barnabé da Silva, vereador mais votado no último pleito.


Informe
A Santa Casa enviou à Câmara e para a prefeitura informe com todos os procedimentos efetuados em outubro de 2016.


Secretariado
Há urgência de união de secretaria e alteração de alguns titulares que deixaram a desejar nesta gestão do prefeito Rodrigo

Periscópio 26/11/2016

Parabéns!
Aprovada por unanimidade a Moção de Congratulações n.º 051/2016, de autoria do vereador Edson José Bombonatti “Tambuzinho”, segue para os policiais rodoviários, bombeiros e resgatistas da Concessionária “Rodovias do Tietê”, pelo atendimento prestado aos envolvidos na colisão de veículos no dia 8 deste mês, na SP-101.


Segurança
De autoria do vereador Gamaliel Lourenço de Souza, a Moção de Apelo 052/2016 foi aprovada por todos os vereadores e segue para a Secretaria Estadual de Segurança Pública, afim de disponibilizar recursos para aquisição de cinco viaturas, noventa coletes balísticos e instrutores à Guarda Civil Municipal de Capivari.


Aprovado
O vereador dr. Gillys teve aprovado seus requerimentos 163 e 164/2016.
O primeiro pede informações sobre o cumprimento da lei 4345/2013, que institui exame de diabetes tipo 1, em alunos da rede municipal de ensino.
O segundo pede informações sobre a situação jurídica atualizada do Clube dos Servidores Públicos Municipais.


Catarata
O vereador Nelson Soares teve aprovados o requerimento 160/2016, que solicita informação sobre a contratação de profissionais para realização de cirurgias de catarata, valores pagos e data de início dos trabalhos e atendimentos.


Empresas
O vereador Valdir teve aprovado seu requerimento 166/2016 solicitando informações ao executivo sobre empresas e comércios que foram abertos em Capivari desde início de 2015 até a presente data.


Ronaldão
O vereador Valdir, através da indicação 417/2016, sugere que seja feita a revitalização da entrada e do calçamento em frente ao Ginásio de Esportes Ronaldão.


Lombadas
O vereador Nelson está requisitando a colocação de lombadas nas ruas Vitório Bordenalli, próximo ao numeral 350, no Jardim São Pedro, e Joao Annicchino, próximo ao cruzamento com a rua Vitório Gatti, no Porto Alegre.


Limpeza
O vereador dr Gillys, através de indicações, pede que seja feita limpeza geral na área de lazer e na área de preservação permanente da rua Misael Franchi, no Residencial Santa Rita, e também na rua Elias Fausto, no Bosque dos Pinheiros.


Praça Central
O vereador Mateus indica notificação à empresa responsável pela revitalização das fontes da Praça Central, para a devida troca de lâmpadas.


Reunião
O padre Adalton, interventor da Santa Casa, reuni-se ontem à tarde com os prefeitos eleitos: Rodrigo, de Capivari; Uil Maia, de Rafard e Maurício, de Elias Fausto.


Em pauta
Apresentação das despesas da Santa Casa com os atendimentos feitos para estas cidades acima do recebido do governo do estado sem repasses de Rafard e Elias Fausto.


Acordo
Pe Adalton quer mostrar as dificuldades que a Santa Casa atravessa, agravada pela falta de recursos que deveriam ser repassados por estes municípios e não o são.


Preso
O prefeito afastado de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, foi preso novamente ontem.
A Procuradoria-Geral de Justiça informou, por nota, que a prisão se deu por cumprimento de mandado de crime de concussão – quando o funcionário público exige, para si ou para outrem, vantagem indevida, direta ou indiretamente.
Ele ficará preso de forma preventiva e deverá ser levado para São Paulo.


Repatriação
Capivari recebeu cerca de R$ 1 milhão de verba da repatriação. O valor já está nos cofres da prefeitura e serevirá para o 13º do funcionalismo.

Periscópio 19/11/2016

Homenagem
O vereador Junior Pazianotto prestou marcante homenagem ao renomado e talentoso artista José Grillo na sessão desta última semana,l entreganado-lhe Moção de Aplausos, pela sua dedicação a arte e cultura, principalmente em nossa cidade.



Na tribuna, o vereador Gillys reiterou se sentir hoinrado em subscrever esta homenagem ao Zé Grillo, de quem é fã incondicional.
Aliás, Gillys, todos nós também somos fãs incondicionais do talentoso artista.


Exame
O vereador Gillys solicitou ao executivo informações sobre se está havendo cumprimento da Lei Municipal 4345/2013 que institui o exame de diabetes tipo 1 para alunos matriculados na rede pública de ensino municipal.


Lombadas
O vereador Nelson pede a construção de redutor de velocidade na rua Vitório Bordenalli, 350 no Jardim São Pedro e na rua João Annicchino peóximo ao cruzamento com a rua Vitório Gatti no bairro Porto Alegre, devido ao excesso de velocidade em ambas as vias.


Cobertura
O vereador Valdir pede a construção de cobertura em todos os pontos de ônibus existentes no bairro Alto Castelani, visto que os usuários do transporte coletivo ficam a mercê das intempéries do tempo.


Calçada
O vereador Valdir também indicou a recuperação da calçada da rotatória em frente ao Ronaldão.


Faz tempo
Que esta calçada esta quebrada, provavelmente por algum veículo pesado que passou sobre ela.


Comissionados
Tem-se informação, extra oficial que haverá forte redução do número de comissionados na prefeitura de Capivari.
Também se comenta que várias secretarias serão fundidas como forma de agilizar e economizar.


Trânsito
O vereador Tambuzinho continua trabalhando por uma maior e melhjor segurança aos transeuntes da avenida dr Enio Pires de Camargo.


Sem pintura
Uma grande quantidade de lombadas de nossa cidade encontram-se sem pintura ou com pintura ruim e somente nas laterais, enquanto isso o setor esbanja tinta pintando uma ou outra lombada integralmente.


Sem pintura II
Se as lombadas fossem pintadas em listras, a visibilidade seria mais eficiente, se economizaria tinta, e outras poderiam receber esta importante e imprescindível melhoria, registram os motoristas irritados com o descaso.


Sessão de posse
O vereador Bruno Barnabé da Silva será, novamente, o pesidente da sessão que dará posse aos vereadores, prefeito e vice, a ser realizada no próximo dia 01 de janeiro de 2017.
Ocupa a presidência desta importante sessão por ter sido, novamente, o vereador mais votado de nossa cidade.


Eleição
Tão logo se encerre a sessão solene de posse, os vereadores se reúnem para escolher os componentes da Mesa que dirigirá os trabalhos para o biênio 2017/18.


Varrendo
Onde se encontra a máquina de varrer conquistada pelo vereador Flávio através de emenda da deputada Célia Leão? porque não esta sendo usada?


Limpeza
Várias ruas da cidade encontram-se com grande quantidade de sujeira, móveis e entulhos empilhados.
Até parece que esperam a coleta da prefeitura passar para depositá-los nas vidas públicas, deixando a cidade suja e feia.


Saúde
O vereador eleito dr Gua cyro recebeu em sua residência os prefeitos eleitos de Rafard, Uil Maia, de Elias Fausto, Maurício Baroni e de Capivari, Rodrigo, em pauta regionalização da saúde

Periscópio 17/10/2016

Aplausos
Na última sessão camarária, o pastor Paulo Rogério Souza Sanches recebeu Moção de Aplausos, de autoria do vereador Mateus Scarso, com apoio dos demais pares, pela celebração do Dia do Pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular, ocorrida dia 02 de outubro.


Apelo
De autoria do vereador Valdir, com o apoio dos demais pares, a Moção de Apelo nº 43/2016 foi enviada à secretária municipal de Saúde para que viabilize a realização de cirurgias de catarata.


Apelo II
Também de autoria do vereador Valdir, com o apoio dos demais pares, a Moção de Apelo nº 42/2016, foi enviada à Secretaria Estadual da Habitação, para o secretário Rodrigo Garcia, para que sejam viabilizadas as escrituras dos moradores do bairro Alto do Castellani.


De novo
A sessão do próximo dia 01 de janeiro de 2017 será presidida novamente pelo vereador Bruno Barnabé da Silva, o vereador mais votado no último pleito, assim como o fora na eleição de 2012, conforme o regimento da Câmara.


Composição
Passada a ressaca da eleição, os vereadores já conversam, ainda nos bastidores, a composição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2017/2018


Vários
Eleitos disputam o mais alto cargo da edilidade capivariana.
A composição deve ficar com o grupo da situação que detêm 8 das 13 cadeiras da Palácio 10 de Julho.


Contudo
Em política, tudo pode acontecer, vai valer mesmo a condição de articulação de cada um dos pretendentes ao posto.
Enquanto isso a articulação da, digamos oposição, vem também muito forte.


Saúde
Na tribuna da Câmara, na sessão desta semana, o vereador Mateus registrou que esteve no Posto de Saúde Central por volta das 7hs30 até 9 hs e convidou o prefeito para que vá até o local para ouvir as reclamações da população.


Saúde II
O vereador se mostrou inconformado com pacientes na fila de espera com exames na mão para apresentar ao médico para receber medicação e não conseguem ser atendidos.
Saúde III
Fez também um grave registro dizendo: “claro que tem médicos que cumprem suas horas totais que são quatro diárias, tenho certeza que tem médicos que cumprem mas tem aqueles que não cumprem e ai o munícipe, o paciente ele é lesado” (sic)
Presentes
A Matriz de São João Batista comemorou 190 anos nesta última 3ª feira, dia 11, com a participação maciça da população.
Presentes o prefeito Rodrigo e a 1ª dama, dra Paula; vereador Junior Pazianotto, presidente da Câmara Municipal, o vereador Bolinha e Junior Pacheco, presidente da ACIC.
Comissionados
É importante Capivari dar uma ajustada no grande número de comissionados e aproveitar para dar uma enxugada na máquina pública.
O exemplo está bem aí, em Americana.
Combativo
Fica aqui o registro que o vereador Gillys trouxe importantes recursos e equipamentos para nossa cidade, dentre eles uma patrol. Valeu Gillys!
Adequação
O vereador Bruno Barnabé apresentou requerimento para saber se há estudos do executivo para adequar o embarque e desembarque de usuários no sistema público de transporte coletivo para facilitar o acesso a idosos e deficientes físicos.