OUÇA AO VIVO
TELEFONES

Inserção no mercado de trabalho de pessoas com deficiência

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, criada pela Prefeitura de Capivari no ano de 2014, têm realizado trabalho junto às empresas e já inseriu no mercado de trabalho, 40 pessoas com deficiência.
Para se ter uma ideia, somente no primeiro trimestre deste ano, oito pessoas foram empregadas a partir da secretaria.
Para melhorar o atendimento à população e facilitar o acesso, a pasta passou a atender também no Cras (Centro de Referência em Atendimento Assistencial) Cidadania e Cras Conviver, além da Secretaria que fica localizada no Siam (Serviços Integrados da Administração Municipal).
Atualmente, a Secretaria monta o currículo para a pessoa com deficiência com o laudo, analisa o perfil para verificar qual área adequada para tal deficiência naquela determinada empresa, orienta e encaminha o deficiente.
Para esse encaminhamento ser possível a Secretaria tem uma parceria com as empresas e PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).
As empresas solicitam uma pessoa com deficiência para fazer parte do quadro de seus funcionários, estes currículos são encaminhados para que a empresa faça a entrevista inicial e dê sequência no processo de admissão.
Mais do que inserir a pessoa com deficiência no mercado de trabalho, a ação realizada pela Secretaria também proporcionou capacitação.
Um exemplo disso foi a parceria firmada com a Raízen em 2016, quando foi oferecida capacitação para pessoas com deficiência intelectual. Todavia, outras parcerias estão sendo traçadas para este ano.