Vereadora Sele Rosada participa da entrega da primeira carteirinha de identificação dos autistas

A vereadora Sele Rosada participou da entrega da primeira Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) que ocorreu na manhã da última quarta-feira, dia 14, no gabinete do prefeito Vitor Riccomini (PSL), e foi feita ao jovem Matheus de Paula Santos, de 11 anos.
Também participaram do ato simbólico a secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Manuela Maschietto Gonçalves Albini, e a irmã e responsável por Matheus, Jéssica Priscila de Paula Menegatti.
O objetivo da CIPTEA é garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
O projeto de lei é de autoria da vereadora Sele e foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Capivari em maio: “Agradeço a Prefeitura por ter tirado do papel o projeto e estar oferecendo esse benefício aos autistas.
Com essa carteirinha, eles terão atendimentos mais dignos e ágeis. Fiquei emocionada em ter participado deste ato tão importante”.
A CIPTEA é expedida gratuitamente pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, mediante requerimento e relatório do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).
Os contatos do setor são: (19) 2146-1525 e (19) 3491-1314.
A validade da carteirinha é de cinco anos. Para facilitar a divulgação, os estabelecimentos públicos e privados poderão usar a imagem da fita do quebra-cabeça, que é o símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista.