Verão e os riscos para arborização urbana

Nesta época do ano, com o aumento da temperatura e incidência das chuvas, geralmente em forma de tempestade, com fortes rajadas de vento, raios e trovões, aumenta também o número de quedas de árvores em áreas urbanas.
Além destes fatores, a falta de planejamento na arborização urbana pelo plantio de árvores de grande porte em calçadas, canteiros de avenidas e áreas que não comportam espécies deste porte, causam preocupação nas empresas concessionárias de energia elétrica e órgãos ambientais responsáveis pela arborização urbana.
O risco de queda de exemplares arbóreos é naturalmente aumentado nesta época do ano, o que tem alarmado os departamentos de meio ambiente e defesa civil. A queda de uma árvore pode afetar o trânsito, os serviços de fornecimento de energia elétrica (e outros serviços) e causar danos às propriedades e, na pior situação, às pessoas.
A estrutura de uma árvore é bastante complexa e antes de realizar o plantio é necessário verificar diversas características de cada exemplar antes de colocar a muda na terra. É indispensável conhecer a descrição das espécies para plantio, como porte, altura, tamanho da copa, desenvolvimento das raízes, atração de animais, produção de frutos, local de plantio, vizinhança, presença de equipamentos urbanos, entre inúmeros outros fatores.
Além da análise pré-plantio, é necessário realizar o manejo adequado das árvores já estabelecidas. As interferências urbanas na execução de podas inadequadas podem desequilibrar a árvore e favorecer o apodrecimento do tronco e raízes, o que também é um fator significativo para a queda, diante das chuvas de verão.
Se você deseja plantar uma árvore, seja na calçada em frente ao seu imóvel, numa área verde, próximo a um córrego, numa avenida, consulte sempre um técnico da área para maiores informações. O departamento de meio ambiente realiza vistorias frequentes e doa mudas para a arborização urbana. Porém é imprescindível identificar a melhor espécie para o local de plantio.
Caso seja suspeitado o risco de queda de algum exemplar arbóreo, o pedido para análise deve ser realizado através do departamento de protocolo no paço municipal. As equipes de meio ambiente e defesa civil de Capivari realizarão vistorias e emitirão laudos técnicos com a orientação de como proceder em cada caso.